sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Vídeo na internet.

Já todos nós encontrámos vídeos na internet que pensámos utilizar nas nossas aulas, apenas para chegar à escola e descobrir que afinal aquele site está bloqueado. Para evitar isto o melhor é mesmo fazer o download do vídeo que queremos para o nosso computador e assim deixamos de depender da ligação à internet.
Podemos utilizar sites online para fazer o download directamente ou então podemos fazer uso de programas que instalamos no nosso computador. Pessoalmente, prefiro usar os sites online, já que assim não preciso de ocupar espaço na memória do computador e torná-lo mais lento com a instalação de mais um programa.
Abaixo encontra um site para conversão online e um programa que requer instalação no computador.

zamzar Zamzar é mais do que uma simples ferramenta online para download de vídeos. Zamzar não só converte os vídeos que retiramos da internet para vários formatos - AVI, MPEG, 3GP, MP4, MOV, etc, mas também permite-nos fazer a conversão entre formato audio, imagem e texto. Todo o processo é simples, bastando seguir as indicações fornecidas. Basicamente, colamos a URL no Step 1 e depois fazemos a conversão para o formato que queremos.

Orbit Downloader - Através do Orbit Downloader é possível fazer o download de vídeos e música de sites como MySpace, YouTube, Pandora, Rapidshare, etc. Porque está instalado no nosso computador não ficamos à mercê de problemas de ligação da internet.


Share/Save/Bookmark

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Vocaroo.

Vocaroo é uma ferramenta audio. É completamente online, não requer qualquer instalação ou download. Vocaroo permite-nos fazer gravações audio (é necessário um microfone) que depois podemos partilhar através do e-mail ou, se quisermos, podemos disponibilizar online no nosso site/blog, bastando para isso colarmos o código html que nos é dado no fim de cada gravação que fazemos. Não há limite de número de gravações, por isso podemos repetir as vezes que quisermos até ficarmos satisfeitos com o resultado.

Como usar Vocaroo nas aulas?
Podemos utilizar o vocaroo para gravarmos instruções a serem seguidas pelos nossos alunos. Nas aulas das línguas podemos usá-lo para exercícios de leitura, para que os nossos alunos se consciencializem da forma mais correcta de ler, para que, ao ouvirem a si próprios, possam corrigir as pausas, o tom e a entoação.

Abaixo encontram um exemplo da utilização do vocaroo, cliquem em play para ouvir.


Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Plinky.

Fiquei a conhecer o Plinky graças a Jane Hart, todos os dias o site providencia um tópico novo, na forma de uma pergunta ou desafio e nós respondemos. É fácil adicionar conteúdo (fotos, texto) e depois podemos partilhar as nossas respostas no nosso próprio blog ou site. Temos também acesso às respostas das outras pessoas o que por sua vez proporciona mais debate e partilha.

Como usar Plinky nas aulas?
O Plinky é óptimo para aulas de Inglês para desenvolver a escrita e a imaginação. Podemos pedir aos nossos alunos que acedam ao site ao longo de uma semana, que respondam a um dos desafios propostos e que depois publiquem a resposta que deram no seu blog ou que nos enviem o link da mesma para o nosso e-mail.

Abaixo encontram um exemplo de um dos desafios propostos pelo Plinky.







Share/Save/Bookmark

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Xtranormal.

Xtranormal é um site excelente que nos permite fazer filmes animados. É de fácil utilização e, para já, a publicação online dos filmes criados é grátis. Podemos utilizar um máximo de 2 personagens em cada filme e este não pode ser muito longo, mas mesmo com estas limitações vale a pena experimentar. O slogan do site é "se consegue escrever, consegue fazer filmes" e, basicamente, é apenas isso que temos de fazer. Escrevemos o guião, escolhemos as câmaras, os movimentos das personagens, os efeitos audio, o cenário e depois de organizarmos tudo á nossa maneira é só publicar o filme. O site Xtranormal dá-nos a hipótese de publicarmos o que fazemos directamente no youtube (se tivermos conta no youtube) ou se preferirmos dá-nos acesso a um link que depois podemos partilhar.

Como usar o Xtranormal nas aulas?
O Xtranormal é óptimo para apresentação de temas, para rever conteúdos abordados na aula, para exemplificação de role-plays, para resumos e motivação.
Abaixo encontram um exemplo de um pequeno filme.


Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

AutoMotivator.

Descobri o AutoMotivator através da Silvia Tolisano, este site permite criar posters para motivar ou simplesmente divertir. Podemos utilizar as imagens do site ou fazer o upload das nossas própria imagens. Depois de completo podemos optar por imprimir ou guardar o poster no nosso computador ou no Flickr. Guardar o poster no Flickr (site de fotos online) tem a vantagem de tornar mais fácil partilhá-lo nas redes sociais, mas isso implica já ter uma conta no Flickr.

Como utilizar o AutiMotivator nas aulas?
Podemos pedir aos alunos para criarem posters dentro de um determinado tema, podemos nós criar posters que foquem temas que vamos abordar ou então podemos criar posters, onde através da imagem e da palavra usada os alunos tenham de tentar definir a palavra, expandir a ideia, o tema.
Abaixo está um exemplo. Dêem largas à imaginação e AutoMotivate! ;)



Share/Save/Bookmark

Toondoo.

O Toondoo é um site espectacular que nos permite criar tiras ou livros de banda desenhada. É necessário criar uma conta, mas é grátis e todo o processo de criação da BD é, relativamente, simples. É possivel utilizar os elementos do site (personagens, fundos, objectos) ou então podemos fazer o upload do nosso próprio material.
Para além da área principal de criação do Toondoo, à qual se acede clicando em Create, o Toondoo tem outras três áreas de trabalho diferentes: TRAITR, onde podemos alterar as personagens do toondoo; IMAGINR, onde podemos alterar as nossas próprias fotos e depois adicioná-las à galeria e DOODLER, onde podemos criar a nossa BD sem qualquer ajuda do site, criando tudo nós mesmos.

Como utilizar Toondoo nas aulas?
Toondoo é uma ferramenta óptima para apresentação e/ou revisão de conteúdos. Pode ser utilizado para narrar acontecimentos/histórias, para dar instruções de uma forma lúdica. Pode ser utilizado nas Línguas para os alunos apresentarem as suas próprias histórias ou a sua versão de um texto abordado em aula. Pode ser utilizado para, pura e simplesmente, alertar os alunos para determinadas situações. Enfim, o limite é a nossa imaginação.
Abaixo estão 2 exemplos práticos. Um elaborado pela Mafalda, uma aluna minha do 8º ano que tinha de criar uma história subordinada ao tema "The worst day of my life". E outro por uma professora (Susanbr) que pretende alertar os alunos para o plágio. Clique nas palavras com hiperligação para visualizá-los. :)




Share/Save/Bookmark

domingo, 25 de janeiro de 2009

Flowgram

Flowgram é uma ferramenta óptima para criar apresentações interactivas, podemos combinar páginas web, fotos, documentos, mapas e powerpoints com audio (voz e música) e anotações. Encontram no próprio site um pequeno vídeo que explica como tudo funciona, as instruções são muito fáceis de seguir, mesmo para quem não domina Inglês. Depois de concluirmos a apresentação podemos partilhar o link ou então colocá-la online no nosso blog ou website.

Como usar flowgram nas aulas?
Flowgram dá-nos a oportunidade de guiar os nossos alunos pelas páginas que queremos que visitem. E uma vez que nos permite adicionar mapas, documentos, fotos e vídeo, torna a apresentação de conteúdos a leccionar muito mais apelativa.
Encontram abaixo um exemplo de um flowgram criado por M. Seifman sobre as ferramentas da web 2.0.


Share/Save/Bookmark

sábado, 24 de janeiro de 2009

Go!Animate.

A primeira ferramenta que gostava de partilhar convosco é o site GoAnimate, que nos permite criar a nossa própria banda desenhada animada. É óptimo porque é simples de utilizar, não é pago e nem é necessário sabermos desenhar nada :). Depois de concluida a banda desenhada pode ser partilhada através das principais redes sociais.

Como utilizar o GoAnimate nas aulas?
Permite-nos apresentar partes da matéria dada em aulas, criar histórias, chamar atenção dos nossos alunos para determinadas situações... Enfim o limite de utilização deste site para a educação depende da imaginação de cada um de nós. Por isso Go!Animate Se tiverem dúvidas ou precisarem de algumas dicas sobre como utilizar o site, por favor, sintam-se à vontade para entrar em contacto comigo. ;)
Apresento em baixo um exemplo prático. Espero que sirva de inspiração.

GoAnimate.com: Our School


Like it? Create your own at GoAnimate.com. It's free and fun!
Share/Save/Bookmark

Here we go!

This will be the only post in English, simply because there are so many other brilliant people out there - Larry Ferlazzo, Richard Byrne, Jane Hart, just to name a few - who already keep and share daily posts on exciting new tools in English. Some of my colleagues who don't speak English, have told me, more than once, that they wished there was something in Portuguese. So I've decided to keep this blog specifically for Portuguese teachers, however feel free to follow the links and try out the tools. :)
Share/Save/Bookmark