sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Wordia

Wordia é basicamente um dicionário que utiliza vídeos para definir palavras. Não se trata apenas de nos colocarmos frente a uma câmara e ler a definição de uma palavra qualquer, Wordia dá-nos a definição, mas também possibilita-nos ver essa palavra em acção de forma a mais facilmente entendermos o seu significado. Após efectuar registo no site qualquer um de nós pode contribuir com as suas definições, bastando para isso gravar um pequeno vídeo e depois fazer o upload do mesmo. Wordia também permite o comentário dos vídeos e a sua partilha através das redes sociais.

Como utilizar Wordia nas aulas?
Wordia é óptimo para as aulas de Inglês, já que torna mais fácil apreender o significado das palavras. Uma actividade interessante para se fazer seria pedir aos nossos alunos que escolhessem um palavra e tentassem defini-la através de um vídeo.
Abaixo encontra um exemplo prático de uma definição através do Wordia.

incognito by edinburgh_festival



Share/Save/Bookmark

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

ESLvideo

ESLvideo permite-nos criar questionários a partir de vídeos retirados de sites como o youtube. Não é necessário fazer o download de qualquer software para o nosso computador. Podemos aceder e utilizar os questionários elaborados por outras pessoas, mas para criarmos o nosso próprio material temos de nos registar no site. ESLvideo é de fácil utilização e tem apenas dois passos chave: o 1º é seleccionar o vídeo que queremos utilizar, o 2º é introduzir as perguntas e respostas (o exercício criado é de resposta múltipla), a transcrição e notas se assim o desejarmos. Depois de guardarmos o que fizemos podemos rapidamente partilhar os nossos questionários online, bastando para isso colar o código fornecido no nosso blog/site. Quando os nossos alunos acedem aos questionários podem consultar as perguntas e a transcrição do vídeo e notas que possamos ter introduzido. Após terem respondido têm acesso à sua avaliação, sendo-lhes mostrado onde acertaram e onde erraram.

Como utilizar ESLvideo nas aulas?
Como é óbvio podemos criar actividades onde se aborde conteúdos tratados nas aulas, através de exercícios de compreensão. Podemos também pedir aos nossos alunos que criem eles próprios os questionários e organizar depois um concurso em aula onde ganha a equipa que responder a mais perguntas acertadamente.
Abaixo têm um exemplo de um questionário criado no ESLvideo por Jordi Serra.




Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

ARKive

Kelly Tenkly abordou no seu site o ARKive, uma colecção única de vídeos, imagens e factos sobre as espécies do mundo. O ARKive tem à disposição dos utilizadores 3 áreas diferentes: MyARKive, onde, após registo no site, podemos criar e partilhar a nossa própria colecção de imagens e vídeo; ARKiveEducation, onde encontramos materiais multimedia sobre uma variedade de tópicos relacionados com ciência e o ambiente; WildFilmHistory, uma colecção de imagens e filmes que abrangem a história e a herança da criação de filmes sobre a vida selvagem.

Como usar ARKive nas aulas?
ARKive é uma forma eficaz de sensibilizar os alunos para os problemas ambientais, sendo uma ferramenta educacional de grande valor. Pode ser utilizado nas aulas de Inglês para complementar os temas ambiente, animais e poluição. Podemos incluive pedir aos nossos alunos que façam a pesquisa eles próprios e apresentem aos colegas os vídeos que para eles são os mais representativos do tema abordado.


Share/Save/Bookmark

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Hot Potatoes

O HotPotatoes é uma ferramenta que nos permite construir testes interactivos e colocá-los online. É necessário fazer o download do programa para o nosso computador, mas a sua facilidade de utilização e versatilidade vale a pena. O HotPotatoes tem seis módulos diferentes: o JQuiz, testes de escolha múltipla e resposta curta; JMix, sopa de palavras; JCross, palavras cruzadas; JMatch, exercícios de correspondência; JCloze, preenchimento de espaços em branco e o The Masher que conjuga os vários tipos de exercícios atrás referidos. Depois de elaborados os testes são postos online e colocados à disposição dos alunos que podem resolvê-los em casa, já que cada exercício criado é acompanhado de instruções e mensagens de feedback, além de que, sendo de correcçao automática permite ao aluno tornar-se mais autónomo nas suas aprendizagens.

Como usar o HotPotatoes nas aulas?
O HotPotatoes pode ser utilizado em qualquer disciplina, permitindo elaborar testes adequados ás dificuldades dos nossos alunos. A título de revisão de conteúdos podemos até pedir aos nossos alunos que criem eles próprios os exercícios para depois os aplicarem aos colegas.
Clique na imagem abaixo para seguir o link para um excelente guião de utilização do HotPotatoes elaborado por João Carlos Antunes do Centro de Competência da Beira Interior.


Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Ginger

Fiquei a conhecer o Ginger através de P. Donaghy. Ginger é um programa que verifica e corrige a ortografia (apenas em Inglês), analizando o contexto em que as palavras são utilizadas. Ginger requer download, mas por enquanto é grátis. Está ainda na versão beta e, em princípio, ao longo deste ano irão adicionar correcção gramatical ao programa. Ginger foi criado para ajudar pessoas com dislexia, mas é útil para qualquer um de nós.

Como usar Ginger nas aulas?
Ginger é óptimo para os alunos verificarem os seus textos antes de os entregarem, já que vai mais além do que um simples verificador de ortografia, permitindo aprender com os erros cometidos. Uma vez que é necessário fazer o download do programa, podemos pedir para o instalarem nos computadores da escola para que possamos utilizá-lo com os nossos alunos.

Share/Save/Bookmark

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Box.net

Box.net é uma ferramenta muito útil. Permite-nos guardar online os nossos ficheiros, independemente do seu formato (doc, pdf, jpg, wmv, etc). Não é necessário efectuar o download de qualquer software. Após registarmo-nos no site é-nos concedido 1GB de espaço de armazenamento grátis. Caso necessitemos de mais espaço podemos fazer um upgrade da nossa conta e passar a ter 5GB, mediante o pagamento de uma mensalidade (cerca de 6 euros por mês). Através da Box.net podemos facilmente colaborar e partilhar os nossos ficheiros com outras pessoas, bastando para isso enviar-lhes o link do ficheiro. Caso esse link seja disponibilizado através no nosso website/blog é possível proteger esse ficheiro atribuindo-lhe uma password, de forma a que o download só possa ser efectuado por aquelas pessoas com quem partilhamos a dita password.

Como utilizar Box.net nas aulas?
Box.net é uma mais valia para qualquer aluno/professor já que permite aceder aos ficheiros que guardamos a partir de qualquer computador. Quantas vezes já ouvimos dos nossos alunos "Não trouxe a pen, não posso guardar/fazer o meu trabalho.", através do Box.net isso deixa de ser um problema pois podem guardar o trabalho online, aceder a ele nos computadores da escolae partilhá-lo com os colegas sem qualquer problema.


Share/Save/Bookmark

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Audacity

Audacity é um programa de gravação e edição de audio que requer instalação no nosso computador. Permite-nos fazer gravações através de um microfone, editá-las e depois convertê-las para o formato WAV ou MP3. É um programa muito simples e de fácil utilização. É óptimo para gravações ao vivo ou simplesmente para transformar antigas gravações em gravações digitais.

Como utilizar o Audacity nas aulas?
Através do Audacity podemos criar os nossos próprios Podcasts sobre os mais variados tópicos ou mesmo o nosso próprio "radio show" que depois podemos colocar online e partilhar com os outros através de sites como o Podomatic.
Abaixo encontra um pequeno guia de utilização do audacity criado por Nik Peachey.




Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Kideo Player

Kideo Player é um video player para conteúdos do Youtube. Como o próprio nome indica é dedicado a crianças. Não é necessário qualquer registo, basta aceder ao site. O kideo Player não nos oferece qualquer controlo sobre o que queremos ver, é apenas uma selecção de vídeos que à partida sabemos serem adequados para crianças. Os vídeos vão, automaticamente, se sucedendo uns aos outros, mas se quisermos mudar de vídeo basta pressionarmos a barra de espaços.

Como utilizar Kideo Player nas aulas?
Porque só apresenta conteúdos seguros o Kideo Player é óptimo para ser utilizado no ensino do Inglês nos níveis de escolaridade mais baixos - pré-primária e 1º ciclo. Podemos encontrar vídeos para as aulas e depois criar a nossa própria playlist utilizando o Embedr.
Abaixo encontra uma snapshot do Kideo Player.




Share/Save/Bookmark

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Citebite

Fiquei a conhecer Citebite através de Larry Ferlazzo. Citebite é mais uma ferramenta a utilizar em prol do copyright. É extremamente fácil de utilizar, não sendo necessário qualquer registo no site. Basta aceder ao Citebite colar o texto que queremos citar e a URL do site de onde copiamos o texto e imediatamente recebemos um link que abrirá directamente nesse mesmo site, com o texto citado em destaque. Para um acesso mais rápido, podemos optar por adicionar CiteBite à nossa barra de ferramentas no nosso internet browser. Citebite também permite-nos guardar as citações no Delicious, no Stumbleupon e no Digg it, possibilitando-nos partilhá-las com outras pessoas.

Como utilizar Citebite nas aulas?
Citebite é óptimo para incutirmos nos nossos alunos a responsabilidade e obrigação de referirmos as nossas fontes. Assim que, podemos pedir-lhes que o utilizem nos trabalhos que têm de elaborar. Além de que, o facto do Citebite nos providenciar um link de volta à página original permite-nos enquadrar a citação no seu todo. Também é óptimo quando efectuamos uma determinada pesquisa e queremos ir guardando e realçando a informação que nos interessa numa determinada página.
Abaixo encontra um exemplo prático.

ZarcoEnglish
http://pages.citebite.com/y1x2x3k6m9kbb
Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Fotografia

Hoje decidi abordar várias ferramentas para fotografia. O Picnik e o FotoFlexer são dois óptimos editores de imagem online, bastando fazer o upload das nossas imagens e modificá-las como quisermos, não sendo sequer necessário efectuar um registo prévio nos sites. Se no entanto, preferirem trabalharem offline e terem um programa no vosso computador, então o Gimp é, provavelmente, um dos melhores programas grátis de edição de fotografia disponíveis. Qualquer um destes sites tem à disposição do utilizador uma boa variedade de ferramentas de edição de fotografias, sendo depois possível guardar as alterações feitas no nosso computador ou directamente nos sites de fotografia online, como Flickr, Photobucket, etc.
Com toda a problemática em torno dos direitos de autor é sempre mais seguro fazer a pesquisa de fotografias que necessitamos em sites que cumprem os requisitos dos Creative Commons. Os sites Compfight e Photl têm à nossa disposição inúmeras fotografias que podem ser utilizadas livremente, de qualquer maneira convem sempre verificar o tipo de licença da fotografia que queremos utilizar.

Como utilizar estas ferramentas nas aulas?
Sempre que os nossos alunos trabalharem com imagens poderão alterá-las da forma como acharem melhor e se efectuarem as pesquisas de imagens nos sites mencionados acima verão que será mais benéfico e mais seguro, do que, pura e simplesmente, fazer uma procura de imagens através do Google, ou de qualquer outro motor de pesquisa.
Além de que, agora que já sabemos onde pesquisar, onde editar e onde colocar fotografias online, podemos aproveitar e pedir aos nossos alunos para participarem num concurso de fotografia. Nem precisam de enviar as fotos basta que adaptemos o concurso e o apliquemos apenas ás nossas turmas e publiquemos o vencedor no nosso website/blog.
Abaixo encontram um exemplo de uma foto retirada do Flickr e alterada através do Picnik.





Share/Save/Bookmark

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Embedr

Larry Ferlazzo foi quem me chamou a atenção para o Embedr, que não é nada mais que um video player. Contudo, tem a vantagem de permitir que se seleccione e mostre no mesmo player, vídeos de diferentes sites - Atom Films, Blip.TV, College Humor, Dailymotion, Metacafe, MySpace Video, Veoh, Vimeo, YouTube. Para utilizar o Embedr é só abrir uma conta e criar Playlists, bastando para isso ir copiando e colando a URL dos vários vídeos que se quer adicionar. Há 2 tipos de Playlists: a Standard Playlist é constituida por uma lista (até 100 vídeos) que nós seleccionamos e ordenamos; a Smart List é constituida por vídeos (até 50 vídeos) só do Youtube que está em constante mutação, dependendo das palavras chave que nós especificamos. O Embedr retira do Youtube vídeos para a Smart List tendo em conta a data de publicação do vídeo e a classificação atribuida a esse mesmo vídeo. Depois de criadas as listas é só colocá-las online no nosso site/blog ou então partilhar com os outros, através de email, a URL das Playlists.

Como utilizar o Embedr nas aulas?
O Embedr é uma ferramenta óptima para agruparmos num só video player vários vídeos sobre um mesmo tema, permitindo-nos uma melhor utilização dos vídeos ao nosso dispor. Se por exemplo quisermos tratar de temas globais como a fome, o ambiente, etc ou de temas mais específicos como role-plays, Martin Luther King, etc através do Embedr facilmente seleccionamos vídeos e construimos várias Playlist, que nos ajudarão a apresentar e complementar o tema escolhido. Como é óbvio, os nossos alunos também podem e devem criar Playlists para apresentarem, de uma forma mais dinâmica, os temas que lhes pedimos para trabalharem.
Abaixo encontram um exemplo de uma lista que criei.




Share/Save/Bookmark

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Awesome Highlighter

O Awesome Highlighter é uma ferramenta óptima para realçar partes importantes numa página web. Registamo-nos no site e depois se quisermos adicionamos o ícone do Highlighter na nossa barra de navegação ou então optamos por aceder ao próprio site sempre que quisermos utilizar o Highlighter. Todo o processo de utilização é muito simples, bastando 4 passos: inserir o endereço da página onde queremos utilizar o Highlighter, seleccionar as partes da página que queremos realçar, clicar em "Done" quando terminamos e depois facilmente partilhamos as páginas que visitamos com os outros através das redes sociais, email ou blog/website, já que o Highlighter guarda na nossa conta um endereço permanente das páginas onde o utilizamos.

Como usar o Awesome Highlighter nas aulas?
Através do Highlighter podemos partilhar páginas da web com os nossos alunos e colegas, realçando as partes que queremos que vejam, além de que podemos guardar apenas as partes que realçamos. Também podemos pedir aos nossos alunos que utilizem o Highlighter para partilharem connosco e com os colegas as partes importantes das páginas que eles consultaram para uma determinada pesquisa. Podemos tirar mais partido do Highlighter se o conjugarmos com outras ferramentas que nos permitem a partilha de conteúdo tais como: JogtheWeb, Voicethread e Flowgram.

Abaixo encontra um exemplo de uma página onde utilizei o Highlighter.


Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Glogster.

Glogster funciona como um poster online. É como uma "cartolina" onde construimos as nossas apresentações com uma vantagem: podemos torná-la interactiva. Criamos uma conta e podemos começar a elaborar o nosso primeiro Glog. Após seleccionar o fundo, podemos adicionar imagens animadas (há inúmeras à disposição no site, mas também podemos fazer o upload de todo o nosso material), texto, audio, vídeo e inclusivé criar hiperligações. Depois de completo é fácil partilhar o nosso glog através das redes sociais ou do nosso website/blog.

Como usar o Glogster nas aulas?
O Glogster é óptimo para recapitular partes da matéria, para introduzir temas ou simplesmente para adicionar mais informação, sobre o que estamos a abordar na sala, de uma forma dinâmica. Os trabalhos que os nossos alunos fazem em cartolina, ganhariam uma dimensão global, se fossem elaborados no gloster já que poderiam ser partilhados com o mundo.
Abaixo encontra um exemplo de um Glog, para abordar as web 2.0.


Share/Save/Bookmark

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Slideshare

SlideShare é um dos melhores lugares para se encontrar, publicar e partilhar apresentações em ppt, pdf, pot, odp e keynote. Pode-se consultar as apresentações sem ter conta aberta, mas se quisermos fazer o download ou upload de alguma é necessário abrir uma conta. Todo o processo de abertura de conta é rápido e simples. De momento é possível visualizar vídeos do youtube dentro das apresentações e se instalarmos o slideshare ribbon para PowerPoint 2007 podemos fazer o upload no Slideshare directamente do PowerPoint. Quando encontramos alguma apresentação interessante é fácil partilhá-la no nosso blog/website, podemos inclusive criar slideshows com as nossas apresentações favoritas.

Através dos sites SlideServe e SlideBoom também se pode publicar e partilhar apresentações online e estes têm algumas das características do SlideShare, mas, pessoalmente, prefiro o SlideShare, porque disponibiliza melhores ferramentas ao utilizador.

Como utilizar SlideShare nas aulas?
Podemos criar apresentações em ppt e disponibilizá-las online para os nossos alunos consultarem. As apresentações que os nossos alunos criam também podem ser colocadas online, dando-lhes uma audiência fora da sala de aula. Podemos pedir aos nossos alunos que façam uma pesquisa dentro do SlideShare, virtualmente sobre qualquer assunto, para que eles tenham acesso a mais informação sobre um determinado tema.

Abaixo encontram uma apresentação sobre as 100 melhores ferramentas para o ensino, criada por Jane Hart.


Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Sni.ps

Sni.ps foi-me dado a conhecer pela Jane Hart. É uma ferramenta óptima para alunos e professores já que através do Sni.ps é muito mais fácil respeitar os direitos de autor e referir as nossas fontes. Sni.ps permite-nos copiar imagens, texto e vídeo directamente da fonte, bastando para isso seleccionar o conteúdo que queremos copiar, o Sni.ps automaticamente cria um link de volta à página de onde esse conteúdo foi retirado. Após termos seleccionado o que queremos o Sni.ps fornece-nos um código html que facilmente podemos copiar e colar no nosso blog/website. É necessário criar uma conta e depois basta arrastar o botão "Snip it" para a nossa barra de ferramentas e podemos começar a utilizá-lo.

Como utilizar Sni.ps nas aulas?
Como já foi referido Sni.ps ajuda a respeitar copyright, estabelecendo links para o texto, imagem ou video original, o que, para a geração "copy and paste" à qual pertencem os nossos alunos, é imprescindível.
Abaixo encontra um Snip de um vídeo criado por Nik Peachey acerca das Web 2.0.

YouTube - Web 2.0 for EFL / ESL Teachers


Share/Save/Bookmark

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Animoto

Animoto faz maravilhas com imagens. Cria apresentações dinâmicas e visualmente atractivas. O processo de criação é muito simples. Fazemos o upload das imagens que queremos utilizar no nosso filme - até 15 imagens, cerca de 30 segundos de filme é grátis, mas se quisermos criar algo mais longo pagamos cerca de 2 euros por filme. Após termos feito o upload das imagens seleccionamos a ordem em que vão aparecer, se queremos destacar alguma ou não, podemos inserir texto, escolhemos a música de fundo e depois é só proceder à publicação do filme nas redes sociais e/ou no nosso blog/website.

Como utilizar Animoto nas aulas?
Animoto pode ser utilizado para criar histórias digitais, para introduzirmos um novo tema ou para adicionarmos mais informação sobre conteúdos a abordar, através das imagens seleccionadas.
Abaixo encontra um exemplo de um filme criado que pode ser utilizado para introduzir o tema : viagens.







Share/Save/Bookmark

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Show Beyond

Show Beyond é uma ferramenta óptima para apresentações e criação de histórias multimédia. Permite-nos utilizar imagens (do nosso computador ou directamente da net através do Flickr e do Picasa) às quais se pode adicionar audio (nossa própria narração e música) e texto. Todo o processo é muito simples, bastando seguir três etapas: a 1ª é Get Image onde fazemos o upload das imagens que queremos utilizar; a 2ª é Slidecast onde personalizamos a apresentação, escolhendo a duração do tempo de visualização dos slides e o texto e audio presentes em cada um deles; a 3ª é Share Story onde, após atribuirmos um título à nossa apresentação/história e a inserirmos numa categoria (por exemplo: educação, música, viagens, etc), especificamos o tipo de partilha (privado ou público), sendo-nos atribuído uma URL permanente que podemos partilhar através de e-mail ou hiperligação ou então podemos escolher partilhar a nossa criação através das redes sociais, sendo-nos fornecido um código html que facilmente copiamos e colamos no nosso site/blog.

Como utilizar Show Beyond nas aulas?
Esta ferramenta pode ser utilizada em qualquer disciplina para apresentar conteúdos e para rever matéria. Nas Línguas é óptima para criação de histórias digitais, para reescrita de história abordadas nas aulas de uma forma lúdica e educativa.
Abaixo encontram uma das minhas apresentações favoritas. Foi elaborada por um grupo de alunos de creche de Deerfield Community School.


Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Delicious.

Hoje vou abordar uma ferramenta que já utilizo há um tempo, mas que muitos dos meus colegas ainda não conhecem: Delicious. O nome pode nos dar a ideia errada, mas a verdade é que este site pode mesmo deliciar-nos. :) Basicamente tem a mesma função que o separador de favoritos no nosso computador, mas tem as vantagens de podermos aceder à lista que criámos a partir de qualquer computador, de podermos rapidamente partilhá-la com outras pessoas e de facilmente adicionarmos notas e tags (etiquetas) que nos dizem o conteúdo da página web que guardámos.
Existem uma série de ferramentas para tirarmos ainda mais partido do que o Delicious tem para oferecer. O site Makeuseof.com disponibilizou um artigo: "How to Organize Your Web With Delicious - The Essential Toolbox" onde aborda essas ferramentas. Se tiverem oportunidade leiam o artigo e experimentem as ferramentas.

Como usar o Delicious nas aulas?
Podemos rentabilizar as pesquisas efectuadas pelos nossos alunos se lhes mostrarmos as vantagens da utilização do Delicious, não só para o seu uso pessoal, mas principalmente quando lhes pedimos para fazerem trabalhos de grupo, já que facilmente podem partilhar os sites pesquisados entre eles, além de que podem aceder aos sites que guardaram em casa nos computadores da escola e rapidamente prosseguir com o seu trabalho.
Abaixo têm uma imagem dos meus bookmarks no Delicious. Cliquem em cima para acederem.

Share/Save/Bookmark

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Button Beats.

Fiquei a conhecer o Buttons Beats através do Paul Hamilton. Button Beats permite-nos escolher uma série de widgets (ferramentas) para criar a nossa própria música. Não é necessário abrirmos conta e podemos utilizar os widgets online, fazer o download dos mesmos para o nosso computador ou optar por colocá-las online no nosso website ou blog.

Como usar Button Beats nas aulas?
A utilização mais óbvia seria nas aulas de música, mas também podemos utilizá-lo nas aulas de Inglês se, por exemplo, pedirmos aos nossos alunos para criarem uma música que depois terão de colocar online no seu blog, juntamente com um texto onde descrevam todo o processo criativo, inserindo a sua música num determinado género musical, aproveitando para referir as características desse género. Os restantes aluno depois podem comentar as criações e os textos escritos. Contudo é necessário realçar que para gravar a música os alunos teriam de utilizar outro program - o Audacity, por exemplo - em simultâneo com o Button Beats.
Abaixo encontram um exemplo de um dos widgets do Button Beats, mas existem muitos mais à disposição.


ButtonBeats.com

Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Wordle.

Wordle é uma ferramenta que nos permite criar aglomerados de palavras, bastando para isso, colar o nosso texto na caixa designada ou então fornecer a URL do site a partir do qual queremos criar o grupo de palavras. O wordle "lê" o texto e automaticamente cria uma mancha gráfica com as palavras que encontra. As palavras que aparecem um maior número de vezes no texto/site surgem em destaque. É possivel escolher o desenho criado pelas palavras e as cores. Depois de terminado podemos salvar a imagem para o nosso computador, embebe-la no nosso site ou então simplesmente partilhar o link.

Como usar wordle nas aulas?
Wordle é óptimo para exercícios de previsão, por exemplo, se vamos abordar um texto na aula, podemos primeiro mostrar aos nossos alunos o aglomerado de palavras criado pelo wordle, com base nesse texto, para que eles tentem tirar ilações e façam previsões sobre o assunto e o desenrolar do mesmo, ou então podemos pedir-lhes que criem o seu próprio texto a partir das palavras presentes no wordle criado. Também podemos criar aglomerados de palavras dos textos criados pelos nossos alunos, para que eles se consciencializem das palavras que utilizam e do número de vezes que as utilizam no texto para ver se isso corresponde à importância que eles pretendiam lhes atribuir.
Abaixo têm um exemplo de um wordle criado a partir das palavras que podem encontrar neste blog.


Share/Save/Bookmark