segunda-feira, 30 de novembro de 2009

JigZone

JigZone disponibiliza inúmeros puzzles online. Os puzzles estão organizados por temas, o que torna a navegação e selecção do puzzle que vá ao encontro do que queremos muito fácil. O que destaca JigZone dos muitos outros sites de puzzles online é a possibilidade de criarmos puzzles a partir das nossas próprias fotografias. Primeiro há que efectuar o registo no site, depois é só fazer o upload da fotografia (no máximo 2Mb de tamanho), seleccionar o nível de dificuldade que queremos atribuir ao nosso puzzle (pode ter de 6 a 247 peças) e depois, se assim o quisermos, podemos enviá-lo via e-mail ou então colocá-lo directamente no nosso site/blog. Podemos inclusive desafiar os outros a bater o nosso tempo de resolução do puzzle. Todos os puzzles que criámos são guardados no nosso espaço no JigZone e podem voltar a ser editados.

Como usar JigZone nas aulas?
Os puzzles podem ser utilizados como "warmers" ou "fillers", mas se quisermos maximizar a utilização do JigZone podemos criar puzzles onde possamos introduzir temas, pedindo aos alunos para tentarem prever o tópico retratado na imagem ou então para rever/praticar vocabulário abordado em aula, utilizando um quadro interactivo para permitir uma melhor manipulação do puzzle pelos alunos. Podemos também pedir aos nossos alunos que criem os seus próprios puzzles sobre determinados tópicos.

Abaixo coloquei um link para um puzzle criado a partir de uma fotografia dos meus alunos. Acedam e experimentem vocês também.
My Puzzles Jigsaw Puzzle Gallery - JigZone.com



Share/Save/Bookmark

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Artsonia

Artsonia é uma galeria de arte online criada exclusivamente para os trabalhos dos nossos alunos. A ser utilizada ao longo do percurso escolar dos alunos servirá de testemunho do seu crescimento em termos de produção artística. Isso, por si só, parece-me ser razão mais que suficiente para nos juntarmos aos restantes docentes que já a utilizam.   Qualquer pessoa pode aceder e visualizar os trabalhos e facilmente partilhamos o link para os trabalhos de uma escola/país em específico. Para começar a utilizar o Artsonia há que primeiro criar uma conta, o professor acede e efectua o registo em nome da sua escola. Depois é só adicionar o nome dos alunos que são organizados por ano de escolaridade. O upload dos trabalhos pode ser feito pelos alunos ou pelo professor, mas antes de estarem disponíveis para visualização têm de ser aprovados pelo Artsonia. O que, para nós utilizadores, é mais garantia de que apenas material "seguro" é publicado. Outro dos aspectos positivos do Artsonia é que este favorece a participação dos encarregados de educação, sendo estes quem aprova os comentários feitos aos trabalhos do seu educando.

Como usar Artsonia nas aulas?
É óbvio que a disciplina que mais beneficiará do Artsonia será Educação Visual, mas as outras também poderão usufruir da galeria. Por exemplo, nas línguas, após o aluno ter seleccionado o trabalho que quer publicar, poderemos pedir-lhe que escreva um texto sobre o seu processo de criação ou que simplesmente o descreva; em história quando abordam arquitectura e arte poderiam pedir ao aluno que crie algo que represente o que estão a estudar; ou em matemática quando estudam os polígonos poderão recriá-los em programas como SketchPad e depois publicar os desenhos. 

Abaixo coloquei um screenshot do Artsonia. Acedam e explorem.



Share/Save/Bookmark

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Zunal.net / Zunal.com

Zunal.net e Zunal.com oferecem uma série ferramentas grátis que farão as delícias de qualquer docente, já que facilmente nos permitem publicar conteúdo online. Ambas requerem registo, mas é simples e vale bem a pena perder 5 minutos do nosso tempo para o fazer.
Zunal.net possibilita-nos a criação de websites, sem que seja necessário qualquer conhecimento de programação. Sendo todo processo guiado por vários tutoriais, tornando-se assim extremamente fácil adicionar o nosso conteúdo. Não há limite para o número de sites que podemos criar e uma das características que me agrada no Zunal.net é a possibilidade de tornar privado qualquer uma das páginas individuais criadas, limitando-se assim quem as pode aceder.
Zunal.com, por seu lado, abre-nos a porta ao mundo das webquests e dos e-portfolios. À semelhança do Zunal.net temos à nossa disposição uma série de tutoriais, que facilitam imenso o processo de criação e publicação de conteúdo. As webquests e e.portfolios criados são alojados no próprio Zunal.com, sendo possível efectuar pesquisas para encontrarmos webquests sobre tópicos em específico. Está também disponível um forúm onde podemos colocar as nossas dúvidas e trocar impressões com os outros utilizadores do Zunal.com.

Como usar Zunal.net e Zunal.com nas aulas?
Qualquer docente interessado em criar websites, webquests e e-portfolios encontrará nestas duas ferramentas um óptimo local para começar. Para além disso os alunos também podem aceder e criar, eles próprios o conteúdo, por isso porque não incumbi-los de criarem e-portfolios e websites temáticos sobre os temas abordados em aula? Podemos inclusive pedir-lhes que, em grupo, criem as suas próprias webquests.

Abaixo coloquei screenshots. Cliquem para aceder e explorar o que Zunal.net e Zunal.com têm para nos oferecer.

 


Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

FlashVortex

FlashVortex permite-nos criar animações simples (botões, "banners" e caixas de texto) em flash que podemos colocar no nosso site/blog/wiki, sem que seja necessário fazer qualquer tipo de download de software ou ter qualquer domínio de Flash. Também não será necessário efectuar qualquer registo, basta aceder, seleccionar o design que queremos, introduzir o nosso texto e prontamente vemos ser criado a nossa faixa. Depois é só copiar o código HTML e colá-lo no nosso site/blog. Existem limitações para a utilização do FlashVortex quando utilizamos a versão grátis, mas nada que afecte o utilizador ocasional de Flash. Basicamente, não nos é possível retirar a referência ao FlashVortex da nossa faixa e estamos limitados a um tamanho específico.

Como usar FlashVortex nas aulas? 
Esta é uma ferramenta que não terá aplicação prática em aula. Se bem que, aqueles de nós que têm alunos com blogs individuais podiam pedir-lhes que utilizassem o FlashVortex para criar uma mensagem de boas vindas para os seus blogs. Depois podíamos analisar a escolha do efeito, a cor e tipo de letra utilizada e como isso contribuiria ou não para o qualidade do design geral do blog.
Outra aplicação possível seria nós próprios criarmos faixas que depois colocaríamos no nosso blog/site e mesmo nas nossas plataformas moodle conferindo-lhes um aspecto mais dinâmico.

Abaixo podem ver um exemplo que criei. Acedam e experimentem.

Share/Save/Bookmark

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Stories About People

Stories About People faz parte do site Manythings.org e oferece-nos acesso fácil a biografias em formato mp3, que podemos ouvir online ou fazer download. Se preferirmos, podemos também imprimir o texto. O Stories About People reúne uma série de biografias que abarcam um leque variado de pessoas, desde políticos a escritores, atletas, artistas, passando inclusive por personagens como Johnny Appleseed. Para ter acesso aos recursos disponíveis não é necessário qualquer registo, basta aceder.

Como usar Stories About People nas aulas?
Podemos imprimir a biografia que quisermos abordar em aula e organizar um exercício de "listening comprehension" com questões ou simplesmente um texto com espaços em branco ou com informação que os alunos teriam de completar. Podemos também pedir-lhes que, tendo por base o que ouviram, escrevam um texto sobre a pessoa em questão, mencionando aqueles que eles acham ser os factos mais importantes. Outra ideia engraçada seria pedir-lhes que criem a biografia dessa pessoa no Biographicon ou então que usem a informação disponível no Stories About People e tentem criar a versão virtual dessa pessoa no Virsona.

Abaixo coloquei um screenshot do ManyThings.org. Acedam e explorem.



Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Vloud

Vloud é uma ferramenta muito simples, cuja única função é aumentar o volume de ficheiros mp3s. Não é necessário qualquer registo,basta aceder fazer o upload do nosso ficheiro e rapidamente o Vloud aumenta o volume do mesmo. Depois podemos optar só por ouvir o mp3 ou fazer o download para o nosso computador.

Como usar o Vloud nas aulas?
O Vloud não tem uma aplicação prática em aula, mas para aqueles de nós que já gravaram role-plays ou qualquer outro de tipo de actividades que envolvam gravações áudio, o Vloud pode ser muito útil, já que, por vezes a gravação fica muito baixa. Depois de tornarmos os nossos mp3 mais audíveis, podemos utilizar o Audacity para fazermos misturas e alterações à nossa gravação. Podemos até criar podcasts de melhor qualidade.

Abaixo coloquei um screenshot do Vloud. Acedam e experimentem.


Share/Save/Bookmark

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Speechable / Captioner / BeFunky

Hoje o meu amigo David Kapuler mencionou o Speechable, lembrando-me de que, há algum tempo atrás, Janet Bianchini abordou uma série de actividades que se podia desenvolver em aula, com as nossas fotografias. Aproveitando a sua intervenção gostaria de partilhar convosco o Speechable e o Captioner, ferramentas através das quais podemos adicionar balões de texto às nossas imagens, permitindo-nos criar foto-histórias.
Tanto o Speechable como o Captionar não requerem qualquer registo, basta aceder, fazer o upload das nossas fotos, alterá-las como quisermos e depois fazer o download para o nosso computador. Neste aspecto o Speechable permite-nos mais espaço de manobra já que podemos simplesmente copiar o código HTML e embeber a fotografia directamente no nosso blog/site.
Para podermos tirar partido das fotografias dos nossos alunos, sem expô-los, podemos usar também o BeFunky e aplicar efeitos às fotografias de forma a que a sua identidade esteja protegida.

Como usar Speechable e Captioner nas aulas?
Podemos pedir aos alunos que criem uma foto-história. Para isso acederiam primeiro ao Befunky onde aplicariam o efeito "cartonizer" às fotografias e depois usariam o Speechable ou o Captioner para adicionar os balões de texto que dariam vida à sua história. Depois de terminado este processo, poderiam partilhar a história, criando um vídeo no Movie Maker ou simplesmente fazendo o upload da sequência de fotografias em sites como Photopeach, Slide.com ou ScrapBlog.

Abaixo coloquei uma fotografia que primeiro alterei no Befunky e depois utilizei o Captioner para adicionar os balões. Experimentem vocês também.



Share/Save/Bookmark

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Speech Accent Archive

O Speech Accent Archive faz parte do programa de linguística do departamento de Inglês da Universidade George Mason e tem por objectivo criar um arquivo áudio com a pronúncia de vários falantes de Inglês. Proporcionando-nos a oportunidade de constatar as diferenças existentes na pronúncia,de cada um,  dependendo do seu "background" linguístico.
Não é necessário qualquer registo, basta aceder e seleccionar os falantes que gostaríamos de ouvir. As gravações podem ser pesquisadas por língua nativa ou por país. Todos os falantes lêem exactamente o mesmo texto (criado para reunir todos os sons ingleses), tornando mais fácil detectar as diferenças entre eles.

Como usar Speech Accent Archive nas aulas?
David Deubelbeiss já nos deu uma ideia brilhante para usarmos o Speech Accent Archive nas aulas. Criou um jogo em que se pede aos alunos que adivinhem a nacionalidade do falante, aproveitando não só para estudar as diferentes pronúncias, mas também para abordar os estereótipos que se criam à volta disso.
Podíamos também pedir que fossem os alunos a criar uma apresentação sobre determinados falantes de Inglês, usando os vários recursos à sua disposição, por exemplo,   Culture Crossing e, é claro, o próprio Speech Accent Archive.

Abaixo coloquei dois screenshots: um do jogo criado pelo David DeubelBeiss e o outro para o jogo "Can you guess where my accent is from?". Cliquem nas imagens para aceder.

 


Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Magntize

Magntize reúne  num só espaço toda a nossa presença na web, funcionando um pouco como o nosso cartão de visita online. Uma espécie de e-portfolio que podemos utilizar a nível profissional ou pessoal. Magntize disponibiliza dois tipos de conta: uma grátis e outra paga. A primeira é mais que suficiente, mas se querem ter mais controlo, o vosso próprio domínio e mais opções por onde escolher, então, por cerca de 8 euros mensais, adiram à conta "pro". O processo de criação da nossa página é extremamente fácil. Basta aceder, efectuar o registo e ir adicionando a nossa informação, conforme ela vai sendo requisitada.

Como usar Magntize nas aulas?
Os nossos alunos já fazem parte das redes sociais. Porque não consciencializá-los da importância da criação da nossa identidade pessoal no mundo virtual? Mostra-lhes que aquilo que publicamos, aquilo que criamos e colocamos online, sejam fotos, texto, animações ou vídeos contribuem para a criação dessa identidade, que há que ter noção da nossa "digital footprint" e, na medida do possível, usá-la para criarmos laços profissionais e pessoais que alarguem os nossos horizontes.
Podemos, por exemplo, pedir-lhes que imaginem que querem concorrer a um determinado emprego, usando o Magntize como forma de promoverem as suas competências e qualidades. O quê que incluiriam? O quê que achavam que não seria boa ideia incluir e porquê? A que informações acederiam os potenciais empregadores se fizessem um pesquisa google ao nome deles?
Podemos também simplesmente pedir-lhes que criem a sua página, algo que nos mostre de que maneira estão a utilizar a Web e constatar as mudanças que eles vão fazendo na mesma, ao longo do ano escolar.

Abaixo coloquei, a título de exemplo, uma página criada no Magntize.


Share/Save/Bookmark

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Vaestro

Vaestro é um site virado para a troca de mensagens áudio. É, certamente, outra ferramenta que nos auxiliará quando quisermos proporcionar aos nossos alunos mais oportunidades para praticarem a oralidade. Após registo podemos participar livremente nos vários fóruns, criar novos tópicos e podemos inclusive criar novos canais. Qualquer utilizador pode aceder e participar livremente, contudo, se pagarmos cerca de 4euros mensais, temos a possibilidade de criar canais privados, nos quais, na qualidade de administradores do canal, temos acesso a uma série de ferramentas que nos permitem exercer um maior controlo sobre vários aspectos, por exemplo, quem acede, quem banimos, etc. Todo o processo é simples, mas para o utilizador menos experiente o site disponibiliza vários tutoriais que facilmente clarificam qualquer dúvida.

Como usar Vaestro nas aulas?
Vaestro dá-nos a possibilidade de criar podcasts interactivos e áudio blogs, podemos então criar um canal para a nossa disciplina, colocar questões e pedir a cada aluno para aceder e dar a sua contribuição. Podemos também optar por criar um fórum, dentro desse canal, onde os alunos apresentem dúvidas ou então simplesmente pratiquem estruturas e vocabulário abordado em aula.

Abaixo coloquei um screenshot de um dos canais disponíveis no Vaestro. Acedam e experimentem.


 
Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

English Central

English Central permite-nos praticar aquela que é, provavelmente,  a competência mais negligenciada no ensino de Inglês como língua estrangeira: a oralidade. Não é que não tenhamos consciência da sua importância, o problema é que acabamos por privilegiar a escrita e o domínio de conteúdos gramaticais, já que é sobre isso que os testes incidem.
O English Central usa um das formas mais eficazes, que já vi até hoje, para praticarmos a oralidade. O processo é simples: registamo-nos, seleccionamos o vídeo (os vídeos estão organizados por nível de dificuldade) através do qual seremos testados, depois é só ouvir e ir gravando, frase a frase, o que ouvimos. É-nos dada uma avaliação imediata da nossa leitura e vamos acumulando pontos conforme a nossa precisão. Podemos interromper a leitura a qualquer momento, tendo a oportunidade de retomá-la e melhorá-la mais tarde.

Como usar English Central nas aulas?
Poderemos pedir que os nossos alunos pratiquem a oralidade estipulando quais os vídeos que queremos que acedam. Podemos organizar um desafio entre eles para ver quem consegue obter mais pontos. Podemos surpreende-los e pedir que gravem o texto (sem visualizarem o vídeo) através do Audiopal ou do Vocaroo e depois confrontá-los com o vídeo e com um "teste" para sua precisão oral. Aqueles de nós que têm alunos com dislexia e/ou com muitas dificuldades na pronúncia e dicção podem usar o English Central para lhes proporcionar mais oportunidades para praticarem a oralidade em casa.

Abaixo coloquei um screenshot do vídeo de demonstração. Cliquem para visualizar. 



Share/Save/Bookmark

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Energy Quest Room

Energy Quest Room disponibiliza uma série de recursos sobre educação ambiental. Transmitindo a informação de forma apelativa e mantendo um excelente nível de qualidade, no que diz respeito à informação apresentada, aos links seleccionados e aos recursos disponibilizados. O site é muito "user friendly", sendo por isso facilmente navegável. Para utilizar os recursos basta aceder. Existe inclusive um secção dedicada a professores com sugestões e planos de aula.

Como usar Energy Quest Room nas aulas?
Este site poderá ser um excelente recurso se pretendermos organizar uma webquest sobre energia e sustentabilidade. Quando abordamos o tema "environmnent" podemos estipular tarefas tendo por base as informações do site. Podemos também pedir aos nossos alunos que, em grupo, seleccionem um dos tópicos apresentados no site e que criem uma apresentação do que consideram ser  os aspectos mais importantes a transmitir aos colegas. Nesta tarefa poderiam usar ferramentas com GoAnimate ou Prezi.

Abaixo coloquei um screenshot do Energy Quest Room. Explorem.



Share/Save/Bookmark

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Copyrightfriendly

Copyrightfriendly é um wiki que pretende ajudar-nos a encontrar sons e imagens passíveis de serem utilizados nos nossos blogs, wikis, websites e etc, sem que nos tenhamos de preocupar com direitos de autor. Para isso, este wiki agrega uma série de links para locais na web que disponibilizam material que podemos usar sem ser necessário requerer permissão. Contudo, é de realçar que devemos sempre citar as nossas fontes.

Como usar Copyrightfriendly nas aulas?
Se há algo que os meus alunos têm dificuldade em fazer é citar as suas fontes. Em geral, acabam sempre por se esquecer ou então citam-nas de forma errada. Ainda têm dificuldade em perceber que o facto de estar online não é sinónimo de "posso usar". Através do Copyrightfriendly é possível guiá-los nas suas pesquisas de material  para usarem online, procurando limitá-las ao que pertence aos "Creative Commons". Podemos explorar o wiki com eles, deixando-os seleccionar os links que mais lhes agradam, tentando consciêncializá-los da importância de citarmos as nossas fontes. Podemos inclusive aproveitar para mostrar-lhes a seguinte apresentação que explica como funciona os "Creative Commons".

Abaixo coloquei um screenshot do Copyrightfriendly. Explorem.


Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

60 Second Recap / Lit Charts

60 Second Recap e Lit Charts são guias de literatura. Dão-nos a oportunidade de, rapidamente, abordarmos o tema, os símbolos, a trama e as personagens de uma obra literária. Providenciando também uma breve biografia do autor e informações sobre aspectos culturais retratados na obra. Qualquer um deles fará as delícias tanto dos alunos como dos professores.
60 Second Recap apresenta-nos a informação, sobre cada obra, em vários vídeos de 60 segundos, através dos quais, Jenny, a nossa apresentadora energética, nos esclarece e aponta os aspectos mais importantes da obra. Podemos aceder livremente, sendo-nos permitido, após registo,  partilhar os nossos próprios "60 second recaps" sobre qualquer uma das obras. Uma vez que o site ainda é novo a sua colecção não é extensa, mas todas as semanas é adicionada uma nova obra e podemos, inclusive, enviar pedidos para abordarem uma obra em específico.
Lit Charts, por seu lado disponibiliza guias que focam os aspectos mais importantes da obra. Podemos lê-los online ou  fazer o download dos mesmos em formato PDF, sem que seja necessário registarmo-nos. Podemos ainda optar por adquirir uma aplicação, por cerca de 0,75 cêntimos, que nos permite visualizar o ficheiro directamente num iPhone.

Como usar 60 Second Recap e Lit Charts nas aulas?
Estas duas ferramentas, usadas em conjunto, são uma espécie de "dream come true" para qualquer aluno de línguas, pois permitem que facilmente se compreenda uma obra. É óbvio que não substituem a sua leitura, mas facilitam imenso a compreensão da mesma. São sem dúvida também uma forma de nós, professores, vermos a obra que vamos abordar em aula, dividida nos seus aspectos mais importantes, facilitando assim a preparação de actividades sobre a mesma.
Um dos aspectos que me agrada no 60 Second Recap é a possibilidade dos alunos também poderem partilhar os seus próprios resumos e opiniões. Seria óptimo se após a leitura da obra lhes pedíssemos para criarem esse tipo de vídeos. Mesmo que não os coloquemos no 60 Second Recap, podemos partilhá-los com outras turmas e usá-los como base de debate sobre a obra. 

Abaixo, a título de exemplo, coloquei screenshots que vos darão acesso à obra Animal Farm de George Orwell. Acedam e comparem a abordagem feita pelo 60 Second Recap e pelo Lit Charts.

(60 Second Recap, via Instructify)

Share/Save/Bookmark

terça-feira, 10 de novembro de 2009

YouScrobble

YouScrobble é uma ferramenta online que nos permite fazer o download legal de músicas, usando como fonte os sites Last.fm e  YouTube. Dispomos de 5 downloads diários, se não efectuarmos registo e 15 se nos registarmos. Todo o processo é muito simples, basta aceder, seleccionar a música que queremos e depois clicar no botão  "Download". O site tende, por vezes, a ser um pouco lento, mas nada que um pouco de paciência não ultrapasse.

Como usar YouScrobble nas aulas?
Esta é uma forma muito simples de fazer o download de músicas que queremos usar em aula. Podemos criar ficheiros temáticos com diferentes tipos de música ou simplesmente usar o YouScrobble para aumentar de forma legal a nossa própria biblioteca de músicas.

Abaixo coloquei um screenshot do YouScrobble. Tem um aspecto muito semelhante ao próprio Youtube. Cliquem na imagem para aceder.



Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Typo Generator

Typo Generator é fruto de um projecto desenvolvido por Katharina Nussbaumer. O Typo Generator cria uma espécie de póster, onde há uma mistura do texto introduzido, com imagens aleatórias. O propósito não é tanto criar um póster "normal", mas sim uma mescla de texto com imagem que, embora não seja sempre legível, será sempre um pouco como uma obra de arte abstracta, criada a partir do nosso texto.
Para utilizar o Typo Generator basta aceder, introduzir o nosso texto e clicar em "Generate". Se não gostarmos do poster criado podemos alterar a cor, o fundo, o tipo de letra e voltar a clicar em "Generate". É possível repetir este processo as vezes que quisermos até estarmos satisfeitos com o resultado apresentado.

Como usar Typo Generator nas aulas?
Esta é uma ferramenta que poderá ser utilizada para criar pósteres personalizados para um projecto/trabalho escolar. Poderá também ser usada para apresentarmos vocabulário ou mesmo criar uma espécie de "guessing game", onde o aluno teria de, a partir das palavras visualizadas, adivinhar o tópico da aula ou inseri-las num tema já abordado em aula (hobbies, clothes, environment, etc).

Abaixo coloquei, a título de exemplo, algumas imagens criadas no Typo Generator. Introduzi a palavra ZarcoEnglish.
 
 
 


Share/Save/Bookmark

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Blabbelon

Blabbelon é uma nova ferramenta que nos permite falar com várias pessoas ao mesmo tempo, sem que seja necessário fazer download e instalação de qualquer software. É grátis e completamente privado, já que, nós decidimos quem queremos adicionar à conversa.
Antes de podermos usar o Blabbelon há que nos registarmos, depois para iniciarmos uma conversa (uma "Blab") será necessário seleccionar o botão que queremos que nos permita falar e, em seguida, adicionar os contactos das pessoas com quem queremos conversar ou então simplesmente enviar-lhes a URL da nossa "blab". Não há qualquer limite para o número de pessoas que se pode adicionar e para falar,com elas, um pouco à semelhança de um "walkie-Talkie", basta clicar no botão que seleccionamos previamente.
Ao usar o Blabbelon podemos comunicar com os outros enquanto fazemos outras coisas: navegar na net, escrever um e-mail, jogar ou mesmo trabalhar num documento, bastando para isso que nos mantenhamos online.

Como usar Blabbelon nas aulas?
Esta ferramenta é extremamente simples e, como nos permite estar noutras aplicações enquanto conversamos, poderá ser utilizada pelos nossos alunos quando estiverem a desenvolver um trabalho de grupo ou simplesmente para estudarem juntos, podendo rapidamente esclarecer dúvidas. Para nós, professores também será de grande utilidade, pois podemos, por exemplo, estar a trabalhar em coisas diferentes e manter contacto com os nossos colegas que nos podem ajudar, caso precisemos.

Abaixo coloquei um screenshot do Blabbelon. Experimentem.


Share/Save/Bookmark

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Geocube

Geocube é fruto de uma iniciativa Europeia e foi desenvolvido por HERODOT (European Network for Geography in Higher Education). Geocube permite-nos aceder a um cubo que explora 54 tópicos relacionados com a vida no nosso planeta, abordando desde a população ao ambiente. Os tópicos individuais estão agrupados por temas gerais em cada uma das faces do cubo. Não é necessário qualquer registo e o cubo é facilmente manipulado pelo utilizador. Um dos aspectos, que, certamente, será de uma mais valia, é a possibilidade de podermos fazer o download, em formato PDF, do conteúdo de qualquer um dos tópicos abordados.

Como usar Geocube nas aulas?
Embora provavelmente a disciplina de Geografia seja a que mais beneficia do Geocube, este pode ser também utilizado nas aulas de Inglês e de Área Projecto. Quando abordamos, por exemplo, o tema ambiente podemos pedir aos nossos alunos que explorem o cubo e nos apresentem o que encontraram de útil. Ou então podemos simplesmente explorar o vocabulário e as imagens apresentadas e depois pedir-lhes que criem a sua própria apresentação sobre um dos vários tópicos abordados.

Abaixo coloquei um screenshot do Geocube. Experimentem.



Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CompareMy Docs

CompareMyDocs, como o próprio nome indica, permite-nos comparar versões do mesmo documento online. Dos mesmos criadores de TextFlow, o CompareMyDocs, ainda está em versão beta e, por enquanto, funciona melhor com documentos que não contenham tabelas ou imagens, mas julgo que isso será algo que os seus criadores irão melhorar. Não é necessário qualquer registo. Basta aceder e fazer o upload dos documentos (até seis versões) que queremos comparar. O CompareMy Docs rapidamente realça com cores diferentes as partes do texto que diferem de versão para versão. Depois podemos seleccionar as alterações que queremos fazer e exportar o documento final. Note-se que nada fica guardado no servidor do CompareMyDocs, por isso a comparação terá de ser feita numa única sessão ou então será necessário voltar a fazer o upload dos documentos.

Como usar CompareMyDocs nas aulas?
Porque não pedir aos nossos alunos que reescrevam um texto, usando, tanto quanto possível, as suas próprias palavras e depois utilizar o CompareMyDocs para realçar o que foi efectivamente mudado. Podemos inclusive mostrar-lhes todo o processo de comparação através de um quadro interactivo. Será um bom exercício para consciencializá-los do quanto eles parafraseiam um texto. Podemos até aproveitar para rever/introduzir os conceitos de plágio e direitos de autor. Podemos também simplesmente comparar versões dos trabalhos dos nossos alunos que, não raras vezes, nos entregam trabalhos pertencentes a alunos de anos anteriores ou mesmo de colegas de outras turmas. :)

Abaixo coloquei um pequeno screencast sobre o CompareMyDocs.



Share/Save/Bookmark

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Microfiction

Flickr Six Word Story e Five Card Flickr Story tentam fazer jus ao desafio, em tempos, proposto a Hernest Hemingway: criar uma história completa em apenas 6 palavras. Os tempos são outros e, como tudo o resto à nossa volta, as "six word stories" também se adaptaram às novas tecnologias. :) O Flickr Six Word Stories é um projecto desenvolvido por um grupo do Flickr que, mantendo a tradição de contar uma história em 6 palavras, requer que se adicione uma fotografia que a represente. Qualquer um de nós pode aceder e consultar as histórias, mas para contribuir para o grupo será necessário se inscrever no mesmo. O Five Card Flickr Story, por seu lado, vai ao encontro do proposto pelo Tell a Story in Five Frames, mas leva o desafio um pouco mais longe já que as fotografias que usamos na história, são seleccionadas aleatoriamente de entre um grupo de fotografias apresentadas. Depois temos ainda a possibilidade de escrever uma pequena história à volta do que aparece retratado nas fotografias. Depois de terminada podemos partilhar a nossa história online ou imprimi-la.

Como usar Flickr Six Word Story e Five Card Flickr  Story nas aulas?
A grande maioria dos alunos não gosta de escrever, seja lá em que língua for. :) Certamente que as "Six Word Stories" são uma oportunidade óptima para pô-los a pensar, a usar a imaginação e a escrever. Mesmo que não se utilize os próprios Flickr Six Word Story ou o Five Card Flickr Story, podemos utilizar a ideia e pedir-lhes para desempenharem essa tarefa, sem sequer ser necessário qualquer menção aos sites.

Abaixo coloquei screenshots de histórias criadas no Flickr Six Word Story e no Five Card Flickr Story. Cliquem sobre as imagens para aceder. Adicionei também um vídeo que retrata a tal utilização da ideia das "six word stories" sem se recorrer a estas ferramentas.




Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Tomorrow Mural

Tomorrow Mural foi criado pela Intel Corporation, que disponibilizou um local que qualquer um de nós pode aceder, dar azo à imaginação e partilhar as nossas aspirações, os nossos desejos, e as nossas previsões para o futuro. Após registo, podemos optar por apenas inserir texto ou fazer o upload de fotografias. Para simplesmente consultar e votar nos "posts" que gostamos não é necessário qualquer registo. É possível consultar os "posts" do mural por país, por tema, por data ou por popularidade. 

Como usar Tomorrow Mural nas aulas?
Uma vez que o Tomorrow Mural pretende que partilhemos o que sentimos em relação ao futuro, porque não consciencializar os nossos alunos das aspirações, previsões e temores dos outros, para que também eles partilhem o que esperam do futuro. Podemos inclusive, pedir-lhes que, a pares, seleccionem 3 coisas com que concordem e outras 3 de que discordem e que apresentem argumentos para a sua escolha. Seria interessante ver as escolhas de cada par.

Abaixo coloquei um screenshot da minha contribuição para o Tomorrow Mural. Acedam e participem também.

(Via Paul Mountjoy, a fellow Webhead)

Share/Save/Bookmark