sexta-feira, 7 de maio de 2010

Bzzzpeek , Smories, Zooburst

Buzzpeek, Smories e Zooburst que têm em comum duas coisas: crianças e histórias.
Bzzzpeek oferece-nos uma colecção de onomatopeias, que representa os sons emitidos por vários animais e meios de transporte. Os sons são criados por crianças de países diferentes e permitem-nos verificar como estes mudam de acordo com a sua cultura e nacionalidade. Não é necessário qualquer registo basta aceder e clicar no símbolo do animal/meio de transporte que queremos. As diferentes nacionalidades das crianças são representadas através da bandeira dos seus países. Se quisermos também podemos submeter ficheiros aúdio criados pelos nossos alunos.  
Smories são histórias para crianças lidas por crianças. Qualquer um de nós pode submeter uma história  ou um poema original, desde que sejam abaixo de 750 palavras. Se a nossa história for seleccionada será depois gravada em vídeo e teremos a possibilidade de ganhar um prémio. Podem ler mais sobre todo o processo de selecção aqui.
Zooburst permitem-nos criar histórias em 3d que podem ser visualizadas de qualquer ângulo, bastando clicar e manter o botão do rato pressionando para mover a imagem. Para utilizar esta ferramenta será necessário aceder e criar uma conta - uma vez que o site ainda está em Beta teremos de preencher um formulário - fazer o upload das nossas imagens, inserir o texto e prontamente temos um livro de histórias que poderemos embeber em qualquer site/blog.

Como usar Bzzzpeek, Smories e Zooburst nas aulas?
Qualquer um destes sites é uma mais valia para nós. O Buzzzpeek é óptimo para demonstrar diferenças culturais. Poderíamos criar um "guessing game", pedindo aos nossos alunos para adivinharem a nacionalidade de quem produz o som ou então pedir-lhes para fazerem uma pesquisa e tentar descobrir como certos sons são produzidos em determinados países. O Smories e o Zooburst podem ser utilizados para não só dar oportunidade aos nossos alunos para lerem mais, mas também para serem eles os criadores das histórias. Podemos, por exemplo, pedir-lhes para, seleccionarem onomatopeias  no Bzzzpeek e inventarem uma história onde esse som seja reproduzido, tendo em atenção o país onde a história iria se desenrolar, depois podiam gravar a si próprios a lê-la e finalmente usar o Zooburst para criarem um livro. 

Abaixo coloquei um screenshot do Buzzzpeek e do Smories e um exemplo de uma história criada no Zooburst. Para verem a história completa cliquem AQUI.
      

Share/Save/Bookmark

1 comentário:

Mrs. Tenkely disse...

All very neat tools for creating stories and thinking collaboratively. Smories is such a neat concept, I would love to do something like that with my students.