terça-feira, 29 de junho de 2010

Image Detective

Image Detective é uma das actividades disponibilizadas pelo site Picturing Modern America. O objectivo é encorajar e desenvolver competências e pensamento crítico. A actividade é simples e segue um método que poderá ser aplicado a qualquer actividade de pesquisa: levantam-se questões sobre o que observamos, procuram-se pistas que nos ajudem a encontrar respostas e a clarificar dúvidas, encorajando-se os alunos especular e a descrever o que vêm, consulta-se informação que nos forneça uma ideia mais clara sobre o período retratado e por fim delineamos as nossas conclusões. Podemos optar por seguir este processo online ou então imprimir o documento e apenas mostrar a fotografia que queremos que eles analisem. Não é necessário qualquer registo, basta aceder. No fim da "investigação" submetemos o nosso documento e podemos compará-lo com o dos outros.

Como usar Image Detective nas aulas?
O Image Detective aborda imagens específicas de períodos que fazem parte da história da América, mas como já o referi este é um processo que podemos seguir e aplicar a qualquer actividade de pesquisa. Assim que poderemos:
- seguir o processo, mas apresentar outras imagens de tópicos que iremos abordar em aula e pedir aos alunos para apresentarem as suas conclusões;
- atribuir a mesma imagem a grupos diferentes, pedindo-lhes para apresentarem o seu método de raciocínio, comparando os resultados obtidos de forma a que, em conjunto, se chegue ao processo que é mais eficaz;
- pedir aos alunos que seleccionem uma imagem/documento/vídeo sobre um período histórico ou outro tópico qualquer, sobre o qual eles queiram saber mais, que apliquem o processo de investigação do Image Detective e que depois apresentem as suas descobertas.


Share/Save/Bookmark

Sem comentários: