quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Wikibooks

Wikibooks é uma colecção de livros escolares cujo conteúdo é aberto, ou seja, qualquer um de nós pode, após registo, aceder e editar o conteúdo dos mesmos. Wikibooks é um dos projectos desenvolvidos pela Wikimedia Foundation, que tem por objectivo desenvolver e publicar conteúdo educacional e torná-lo livremente acessível online. 
Os livros estão organizados por tópicos, por isso facilmente se encontra o que nos interessa. Para terem uma ideia consultem os "Featured Books", aqueles que os utilizadores votaram como sendo o melhor dos livros disponíveis. De entre esses verifiquem o conteúdo disponível pelos "livros" de língua inglesa e, certamente, constatarão que existe muito material útil para as nossas aulas.

Como usar Wikibooks nas aulas?
Todo o material disponível nos wikibooks serão de uma mais valia para qualquer docente, quer estejam a utilizar um livro ou a tentar criar o seu próprio conteúdo. Para os últimos será um óptimo apoio, pois poderá servir de guia para os vários aspectos a serem abordados em aula. 
Wikibooks também proporciona-nos a oportunidade de podermos partilhar com os outros o nosso conhecimento e as nossas ideias. Talvez se pudesse formar grupos de trabalho na nossa escola e criar o nosso próprio livro, podíamos inclusive pedir a colaboração dos alunos e divulgar os trabalhos deles. 

Abaixo coloquei um screenshot do wikibooks. Explorem e decidam da sua utilidade para as vossas aulas. Para aqueles interessados em ir além dos livros deixo também aqui o link para 100 Recursos para o ensino sem livros.


Share/Save/Bookmark

Sem comentários: