sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Flavors.me

Numa época em que cada vez mais se vê a ascensão do "eu", em que tudo gira à volta do nosso universo pessoal eis que surge Flavors.me uma ferramenta que foca o utilizador. É ideal para a criação de páginas pessoais, pois permite-nos reunir num só espaço toda a nossa presença na web, funcionando um pouco como o nosso cartão de visita online. Uma espécie de e-portfolio que podemos utilizar a nível profissional ou pessoal. 
Para criar a nossa página há que primeiro registarmo-nos, mas depois é só personalizar o nosso espaço, seleccionando o fundo, o tipo de letra, a forma como a informação será visualizada e adicionando os sites a que pertencemos (Flickr, LinkedIn, Facebook, Blogger, etc).

Como usar Flavors.me nas aulas?
Porque não mostrar aos nossos alunos que aquilo que publicamos, aquilo que criamos e colocamos online, sejam fotos, texto, animações ou vídeos contribuem para a criação da nossa identidade digital?
Podemos, por exemplo, pedir-lhes que imaginem que querem concorrer a um determinado emprego, usando o Flavors.me como forma de promoverem as suas competências e qualidades. O quê que incluiriam? O quê que achavam que não seria boa ideia incluir e porquê? A que informações acederiam os potenciais empregadores se fizessem um pesquisa google ao nome deles?
Podemos também simplesmente pedir-lhes que, no início do ano lectivo criem a sua página, algo que nos mostre de que maneira estão a utilizar a Web e constatar as mudanças que eles vão fazendo na mesma, ao longo do ano.

Abaixo coloquei um vídeo disponibilizado pelo próprio Flavors.me. Para terem uma ideia do que é possível criar, experimentem visitar o directório do Flavors.me.

Flavors.me from Jack Zerby on Vimeo.
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quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Plugoo

Plugoo é uma ferramenta que nos permite criar uma "chatbox" para conversarmos com os nossos visitantes em "real time". O que diferencia Plugoo das outras ferramentas de criação de "chats" é o facto de não ser necessário estarmos no site ou no blog onde colocamos a "chatbox". Confuso? Não, nem por isso. O processo é simples. 
O Plugoo tira partido do facto de que a maioria de nós já tem uma conta em plataformas de IM - MSN Messenger, GoogleTalk, Yahoo! Messenger, AOL AIM, ICQ, Jabber, etc - assim, basta seleccionarmos aquela que, regra geral, usamos e adicionarmos como contacto  o Plugoo. A partir daí sempre que entrarmos no nosso Instant Messenger, ficamos online (se for esse o estado escolhido no IM) na "chatbox" criada através do Plugoo e podemos conversar com os nossos visitantes, tal como o fazemos com os nossos amigos. Podemos conversar com 5 pessoas de cada vez sem qualquer problema. Com a vantagem de que todas as conversas são privadas, não sendo visualizadas por outros, nem ficando registadas no nosso site/blog. A nossa informação - nome de utilizador e e-mail - também  não é visível. Se quisermos entrar no IM, mas não na "chatbox" do Plugoo, basta bloquear na nossa lista de contactos o Plugoo. Quando quisermos voltar a utilizar é só desbloquear outra vez.  Exactamente como o faríamos para qualquer outro contacto.

Como usar Plugoo nas aulas?
Esta ferramenta não tem uma aplicação prática nas aulas, mas pode ser de uma mais valia, para nos disponibilizarmos para esclarecer alunos e visitantes, sem que tenhamos de partilhar as nossas informações pessoais. Além de que o facto de não termos de alterar os nossos hábitos, nem ter de estar presente no nosso site/blog para poder comunicar com os nossos visitantes, sem dúvida que torna o processo de comunicação muito mais fácil e viável.

Abaixo coloquei uma "chatbox". Experimentem.

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quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Eyejot

Eyejot é uma ferramenta que nos permite enviar mensagens em vídeo. Após registo, basta  aceder, gravar a nossa mensagem, à qual podemos adicionar notas ou anexos,  inserir o e-mail da pessoa a quem queremos enviar a mensagem e clicar "send".  O recipiente da mensagem não necessita ter conta criada para poder visualizá-la.
Podemos também optar por utilizar um widget e colocá-lo directamente no nosso site/blog ou então utilizar o "bookmarklet" disponibilizado, colocando-o directamente na nossa barra de ferramentas. Desta forma sempre que quisermos partilhar com alguém algo que encontramos online, bastará clicar no "bookmarlet" e imediatamente poderemos gravar uma mensagem, na qual vai incluído um link para a página em questão.  

Como usar Eyejot nas aulas?
Podemos utilizá-la para estipular tarefas para um grupo determinado de alunos. Podemos talvez, criar jogos do género "chinese whispers" em que enviaríamos uma mensagem a um aluno que depois a recriaria e a enviaria a outro e assim sucessivamente; ou usar mímica e criar charadas que os nossos alunos teriam de solucionar.
Podemos partilhar recursos que encontramos com os nossos colegas. O facto de podermos gravar a nossa mensagem em vídeo permite-nos fazer uso de gestos e entoação que numa mensagem escrita não temos acesso. 

Abaixo coloquei um screenshot do Eyejot. Experimentem.

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terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Alternatives to Etherpad

EtherPad foi a primeia ferramenta que usei para colaborar, em simultâneo, num texto com outras pessoas em "real time". Infelizmente a partir de 31 de Março de 2010, em princípio, o etherpad deixará de existir. Assim que aqui estão três alternativas: PiratePad, PrimaryPad e iEtherPad
Qualquer uma destas ferramentas usa o código do EtherPad, por isso, à primeira vista, parece que continuamos a usar o EtherPad e temos acesso às mesmas opções. Tudo o que alteramos no nosso ecrã é visto por todos conforme vamos fazendo essas alterações; todo o trabalho é gravado podendo ser facilmente revertida qualquer alteração menos desejável; todos os colaboradores são identificados por uma cor diferente; os "pads" criados podem ter um nome especificado por nós e podemos exportar o conteúdo de um "pad" em vários formatos.
Note-se, no entanto, que dos três, o PrimaryPad destaca-se por ser dirigido especificamente às escolas, sendo que todos os "pads" criados são verificados. PrimaryPad dá-nos a possibilidade de criarmos "pads" sem qualquer limite de participantes por um período de seis meses. Após os quais teremos de registar a nossa escola. Se quisermos podemos optar por usar o PrimaryPad sem nos registarmos, mas assim só poderão participar 6 colaboradores de cada vez.

Como usar PiratePad, PrimaryPad e iEtherPad nas aulas?
Pessoalmente usei o Etherpad para pedir aos meus alunos que criassem uma história em colaboração com alunos de outra escola. Podem verificar o trabalho feito por eles AQUI.
Abaixo coloquei uma apresentação retirada do Ideas to Inspire sobre várias utilizações destas ferramentas fabulosas.

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segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Viewzi

Viewzi é mais uma excelente adição aos motores de pesquisa visuais. Difere dos outros na maneira como apresenta os resultados. Acedemos, inserimos o termo de pesquisa e prontamente é-nos apresentado uma série de resultados que podemos optar por aceder de várias formas, tendo em conta o que nos interessa. Assim podemos, por exemplo, ver os resultados em forma de nuvem de palavras, em vários webshots das páginas online, numa linha do tempo, em texto simples, enfim, há muitas mais opções que valem a pena ser exploradas. Principalmente porque o modo de apresentação escolhido determina a informação apresentada.

Como usar Viewzi nas aulas?
Por ser um motor de pesquisa visual, Viewzi é mais apelativo, por isso talvez os nossos alunos se sintam mais encorajados a realizar as pesquisas que lhes pedimos. Além de que o facto de podermos visualizar a informação que nos interessa de tantas maneiras diferentes é, sem dúvida, vantajoso para qualquer utilizador.

Abaixo coloquei um screenshot de uma das pesquisas que fiz. Usei "web 2.0" como termo de pesquisa e optei pelo modo "webshots" como apresentação da informação.

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sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Dabbleboard / Scribblar

Dabbleboard e Scribblar são duas ferramentas que nos permitem criar e partilhar um "whiteboard" online. Ambas têm contas pagas e contas grátis. Para nós, professores, a conta grátis é suficiente. Qualquer uma delas permite criar o nosso espaço e rapidamente convidar outros para se reunirem connosco, sem que estes tenham de se registar. As duas permitem o upload de documentos e imagens, dão-nos a possibilidade de embeber um widget directamente no nosso blog/site e disponibilizam chat - Scribblar só escrita e áudio e Dabbleboard escrita, áudio e vídeo. 
Em termos do que cada uma tem para oferecer, Dabbleboard é, sem dúvida alguma, mais completa, indo mais além não só em termos do que nos permite fazer, mas também na variedade de opções que disponibiliza para nosso uso. Scribblar é mais simples e, por consequência, talvez mais adequada ao utilizador menos experiente.  

Como usar Dabbleboard e Scribblar nas aulas?
Qualquer uma delas é óptima para colaboração online. Para aqueles de nós que querem, por exemplo, dar tutorias a alunos ou simplesmente trabalhar com colegas, são, sem dúvida, uma boa opção, pois podemos não só partilhar documentos/imagens como também falar/ver ao mesmo tempo, funcionando quase como uma reunião frente a frente. É claro que é uma ferramenta que os nossos alunos poderiam também utilizar para darem continuidade a trabalhos de grupo estipulados em aula.

Abaixo coloquei screenshots de ambas. Acedam, experimentem e digam de vossa justiça.
 


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quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Bag the Web

Já existem muitas ferramentas que nos permitem partilhar "bookmarks". Bag the Web é mais uma delas. O que a distingue das outras é o facto de podermos criar vários "bags" e depois podermos interligá-los com outros, quer sejam da nossa autoria, quer não.
Enfim, se gostam do Sqworl então vão adorar o Bag the Web. Esta ferramenta permite-nos criar é uma colecção de links. Podemos adicionar qualquer site e começar a criar a nossa colecção. Para o fazermos teremos de primeiro nos registar, depois disso basta clicar em "create" e começar a adicionar o que quisermos. Podemos atribuir a cada "bag" um título e uma pequena descrição. Se quisermos podemos partilhar ou manter os "bags" privados.  Mas como já o referi o ponto forte do Bag the Web é a possibilidade de podermos interligar vários "bags".

Como usar Bag the Web nas aulas?
Como qualquer outra ferramenta de bookmarking que se preze o Bag the Web pode ser utilizado para partilhar links sobre um determinado tópico. Imaginemos que pedimos a vários grupos para pesquisarem e criarem "bags" sobre um tema geral, por exemplo, sustentabilidade, ficando cada grupo de procurar informação sobre aspectos específicos, por exemplo, na escola, em casa, na comunidade em geral, etc. Depois de cada grupo terminar a sua pesquisa os vários "bags" criados seriam interligados, podendo qualquer pessoa "saltitar" entre os vários sub-tópicos sem ter de sair do mesmo lugar.

Abaixo coloquei um screenshot do Bag the Web. Experimentem. A título de exemplo podem consultar um dos "bags" disponíveis no site: A Bag of Information: The 2010 Winter Olympics.


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quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Typing

Typing é um site criado por Kelly Tenkely, com o propósito de ajudar os seus alunos a desenvolverem a sua rapidez e correcção quando escrevem no computador. A ideia é simples, mas os resultados que se podem alcançar são verdadeiramente inspiradores. Mostram que não é necessário grandes projectos para se conseguir marcar diferença.
Kelly disponibiliza uma série de jogos através dos quais podemos treinar e melhorar a nossa rapidez e precisão quando digitamos texto no computador. Para tornar tudo mais aliciante há inclusive uma Typing Olympics. 
Qualquer um de nós pode aceder e experimentar os jogos disponibilizados.

Como usar Typing nas aulas?
Este é um site que será óptimo para os níveis de escolaridade mais baixos, pois dará aos alunos a oportunidade de, num ambiente de competição saudável, aspirarem a ser melhores não só em ortografia, mas também em rapidez de introdução de texto. Acho excelente a ideia das Typing Olympics e certamente que os nossos alunos irão adorá-la também. Embora o site seja mais vocacionado para os alunos mais novos, os do 2 e 3º ciclo também teriam tudo a ganhar se desenvolvêssemos este tipo de actividades com eles.

Abaixo coloquei um screenshot do Typing. Explorem.


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terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

This Date in History

O post hoje não é sobre uma ferramenta em específico, mas sim sobre quatro: What Happened in my Birth Year, Time CapsuleNumber One in HistoryHistory.com. Todas ajudam-nos a saber o que aconteceu numa determinada data. Não é necessário qualquer registo para nenhuma delas, basta aceder inserir a data que nos interessa e prontamente temos acesso a uma miríade de informações. Decidi abordar as quatro porque acho que se complementam e nos oferecem uma visão mais abrangente do que efectivamente aconteceu. 

É sempre um projecto interessante pedir aos nossos alunos para pesquisarem e apresentarem um trabalho sobre uma data em especifico, ajuda-os a alargar os seus horizontes culturais e terem noção da nossa História. Ou então podemos optar por uma vertente mais lúdica e só pedir que criem uma apresentação ou uma história dando conta do que aconteceu no mundo na data em que nasceram.
Abaixo coloquei screenshots dos quatro sites. Acedam e explorem.


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segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

QuizBox

QuizBox é uma ferramenta muito simples de usar, permitindo-nos em três passos rápidos criar os nossos questionários de escolha múltipla. Basta aceder inserir as questões (até 10) e as opções (até 10), atribuir a pontuação de cada uma, guardar e já está. Não é necessário qualquer registo. Note-se que o QuizBox não  arquiva os nossos questionários, assim que teremos de, obrigatoriamente, copiar o código html e colá-lo no nosso site/blog ou num documento e salvá-lo como ficheiro HTML se o queremos usar mais tarde. Quem não tem blog e quiser experimentar o QuizBox poderá usar o blog Oh My Quiz para publicar os seus questionários, basta iniciar sessão no blog e inserir ohmyquiz no Username e na Password. Para esclarecer qualquer dúvida poderão consultar a área das soluções.

Como usar QuizBox nas aulas?
É certo que o QuizBox não é o mais completo ou o mais versátil criador de questionários disponível. Mas é certamente o mais simples e mais fácil de utilizar. Assim que podemos rapidamente criar questionários sobre os mais variados tópicos abordados em aula. Convém que estes questionários tenham uma vertente mais lúdica, já que os resultados dos mesmos não são arquivados. Podemos, por exemplo, pedir aos nossos alunos que criem um questionário sobre aspectos da vida deles - número de irmãos, cor favorita, etc - ou sobre algo que os interessa e os coloquem nos seus blogs, depois usando um quadro interactivo podíamos organizar uma espécie de campeonato entre eles em que ganhava o grupo ou elemento da turma que acertasse em mais perguntas, demonstrando assim o seu conhecimento da turma a que pertence.

Abaixo coloquei um exemplo que criei. Experimentem criar um também.

My Quiz


Just a test!



  1. does it work?
  2. yessssssssssss! Nope!



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sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

TVARK

É sempre bom encontrar sites que me prendem. :) Comecei a explorar o TVARK e dei por mim já tinham passado duas horas. O TVARK é um museu online para a televisão, mostrando excertos de programas, noticiários, banda desenhada, anúncios publicitários, etc de há anos atrás. O conteúdo do site está bem organizado, facilitando qualquer pesquisa que se queira fazer. Não é necessário qualquer registo, basta aceder e selecionar o excerto que se quer visualizar. Infelizmente não é possível fazer o download dos excertos, mas podemos facilmente partilhar a URL do vídeo com os outros através do e-mail ou das redes sociais.

Como usar TVARK nas aulas?
Porque não procurar excertos de programas e de anúncios que depois usá-los para debater a forma como a televisão evoluiu? Ou então explorar a ligação entre o espectador, a sociedade e o tipo de programa ou anúncio disponibilizado numa determinada época. Ou talvez pedir aos alunos que selecionem um programa e o alterem de forma a torná-lo actual, debatendo as alterações que acham pertinente fazer.

Abaixo coloquei um screenshot de um dos anúncios disponíveis no TVARK. Sabiam que o chocolate Snickers já teve o nome Marathon? :) Eu não. Cliquem para ver o vídeo.

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quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

WingClips

Qualquer docente está consciente do potencial educativo dos filmes e, certamente, que a maioria de nós já os utilizou nas suas aulas. WingClips vem facilitar essa utilização pois permite-nos visualizar excertos de filmes que estão organizados, ilustrando determinados tópicos, combinando cenas de um mesmo filme e filtrando linguagem menos apropiada. Assim que, basta aceder, efectuar uma pesquisa por tema ou pelo nome do filme e, rapidamente, temos acesso a vários excertos que depois podemos fazer o download. Contudo, será necessário efectuar registo, após o qual teremos a possibilidade de optar pela conta grátis ou pela paga. Uma vez que qualquer uma das duas nos permite fazer o download dos excertos eu diria que para nós, professores, a conta grátis bastará.

Como usar WingClips nas aulas?
Através do WingClips temos acesso a uma variedade de excertos de filmes que por já estarem organizados por temas nos facilita a pesquisa, evitando que se perca horas em procuras, muitas vezes, infrutíferas. O facto de podermos fazer o download de qualquer vídeo é também extremamente vantajoso, pois temos acesso a ele, sem ficarmos dependentes da ligação à internet. 
Como é óbvio poderemos criar à volta do filme uma série de actividades, desde coisas simples como preenchimento de espaços em branco à exploração do próprio tema abordado. Poderemos também atribuir tópicos aos alunos e pedir-lhes para realizarem a pesquisa, seleccionarem o vídeo que acham mais adequado e criarem actividades tendo-o por base.  

Abaixo coloquei um screenshot do WingCligs. Explorem e digam de vossa justiça.

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quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Whoozy

É sempre interessante ver a variedade de motores de pesquisa disponíveis. Whoozy permite-nos pesquisar pessoas. Confesso que achei um pouco assustador ver a nossa pegada digital tomar forma e se tornar palpável. Basta aceder, inserir o nome da pessoa que queremos procurar e rapidamente temos acesso a uma série de informações que estão organizadas em categorias: redes sociais, motores de pesquisa, plataformas de fotografia/vídeo/áudio e pessoal - onde temos acesso a endereço de e-mail, tags, factos e documentos sobre ou da autoria dessa pessoa. Temos  inclusive a possibilidade de personalizar as informações a que queremos aceder.

Como usar Whoozy nas aulas?
Através do Whoozy rapidamente temos acesso a informações sobre personalidades públicas ou sobre outros educadores, que podemos utilizar, respectivamente, como conteúdo de aulas ou para desenvolvimento profissional. Se usarmos Whoozy em conjunção com What the Internet Knows about You, podemos facilmente alertar os nossos alunos para a sua pegada digital, para a segurança online e para a possibilidade de roubos de identidade, podendo depois usar o Kidsmart, o Digiteen e o Identity Theft para consciencializá-los das precauções a tomar. Podemos inclusive criar uma webquest sobre o assunto ou pedir-lhes que criem posters/animações onde alertem a restante comunidade escolar para esse tópico.

Abaixo coloquei um screenshot do whoozy. Experimentem.


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terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

GoT

Aqui está mais uma excelente adição aos motores de pesquisa. GoT permite-nos efectuar pesquisa, em "real time", em blogs e no Twitter. Não é necessário qualquer registo, basta aceder e introduzir o nosso termo de pesquisa. Podemos inclusive inserir apenas #tags como por exemplo: tech, edchat, etc.

Como usar GoT nas aulas?
Qualquer professor que goste de manter-se actualizado e que valorize o desenvolvimento profissional vai, certamente, gostar do GoT. Principalmente quando queremos fazer uma pesquisa sobre um tópico em específico e não queremos nos perder nas inúmeras entradas apresentadas pelos outros motores de pesquisa. Através do GoT temos acesso directo ao que os outros educadores/utilizadores têm a dizer. E quem melhor do que os nossos pares para nos ajudar e guiar?
Os alunos dos níveis de escolaridade mais altos que já utilizam as redes sociais para aceder a mais conhecimento também irão beneficiar deste novo motor de pesquisa.

Abaixo coloquei um screenshot de uma pesquisa que fiz utilizando o #tag "edchat". Experimentem vocês também.


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segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

BenderConverter.com

Já existem inúmeras ferramentas que nos permitem fazer o download de vídeos online. BenderConverter.com é mais uma delas. Nós acabamos por ser beneficiados com a variedade de ferramentas disponíveis, já que, na maioria das vezes, sempre que surge uma nova ela traz mais funcionalidades. BenderConverter.com é um bom exemplo disso. Para além de podermos fazer o download e conversão de vídeos para os formatos mais comuns - AVI, WAV, FLV, WMV, Mp4 - também nos permite converter para Mp3 (audio) e pode inclusive capturar o vídeo em frames (cada 2 ou cada 5 segundos) transformando-o  numa colecção de imagens (jpeg).
Não é necessário qualquer registo, basta aceder, inserir a URL do vídeo (de momento podemos converter vídeos das seguintes plataformas:YouTube, Daily Motion, Vimeo, TwitVid.com, Wat.tv, Veoh, Vids.MySpace.com, Google Video), seleccionar o formato da conversão e depois fazer o download.

Como usar BenderConverter.com nas aulas?
Este é mais um site que será uma mais valia para nós, professores, principalmente para aqueles que têm sites como o YouTube bloqueados nas suas escolas. É sempre possível encontrar vídeos que podemos utilizar em aula. Podermos fazer o download dos mesmos para o nosso computador evita que tenhamos de enfrentar problemas como: ligação à internet e já não encontrarmos disponível online o vídeo que tinhamos seleccionado.  O facto de podermos fazer o download do vídeos em imagens abre a porta para outros tipos de actividade como: criação de tutoriais, análise da sequência temporal do vídeo, etc.

Abaixo coloquei um screenshot do BenderConverter.com. Experimentem.


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sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

WordItOut

WordItOut é mais uma ferramenta que nos permite criar "nuvens de palavras". O que diferencia WordItOut das outras é o maior número de opções disponíveis. Assim, podemos criar uma nuvem a partir de uma URL, de um documento e mesmo de uma tabela. Depois de criarmos a nuvem podemos personalizá-la como nos convém. Temos a possibilidade de a tratarmos como lista de palavras, texto e, é claro, nuvem de palavras. Em cada uma destas "categorias" podemos efectuar diferentes alterações que vão desde a cor de fundo, aos caracteres utilizados, a selecção das palavras que queremos dar destaque, podemos inclusive eliminar palavras. Quando terminamos a nossa personalização, salvamos o nosso trabalho. Para tal inserimos um endereço de e-mail válido e após confirmação temos acesso à nossa nuvem, que podemos partilhar nas redes sociais ou embeber no nosso blog. A partir daí, tudo que criamos no WordItOut, será guardado, podendo a qualquer altura ser alterado ou apagado.

Como usar WordItOut nas aulas?
Qualquer uma das actividades pensadas para o Wordle poderá ser realizada no WordItOut. Assim podemos criar jogos de vocabulário, introduzir temas, apresentar resumos, etc.

Abaixo coloquei um exemplo que criei a partir de um dos post de Kelly Tenkley.


   
   

Made with WordItOut
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quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Masters Of Disaster

Masters Of Disaster é uma excelente colectânea de actividades, criada pela American Red Cross, para nos ajudar a abordar, em aula, uma série de tópicos relacionados com desastres que ameaçam a nossa segurança. Nao é necessário qualquer registo, basta aceder, seleccionar as actividades - estão organizadas primeiro por nível de escolaridade e depois por temas- e fazer o download do PDF com o plano de aula. Os temas abordados são os seguintes:
Como usar Masters Of Disaster nas aulas?
Nos dias de hoje, em que somos confrontados com tantas ameaças à saúde pública, ter à nossa disposição estes planos de aula e sugestões de actividades é, sem dúvida, uma mais valia para qualquer professor. Acedam às actividades, verão que estas estão tão bem organizadas que facilmente se segue e se organiza as nossas aulas à voltas delas.
Abaixo coloquei um screenshot do Master Of Disasters. Acedam, explorem, utilizem.


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quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Zoomorama

Desde que aderi à Blogging Aliance criada por Kelly Tenkley - vencedora do Edublogs Awards na categoria de "Best Educational and Tech Support Blog" e uma excelente educadora - que, todos os dias, fico maravilhada com a variedade e qualidade dos recursos partilhados pelos membros da aliança. Encontrei a ferramenta que quero partilhar convosco hoje no blog de Michelle , que desde já vos convido a explorar. 
Zoomorama à semelhança do Prezi e do Ahead permite-nos usar o efeito zoom adicionando mais vivacidade às nossas apresentações. Zoommorama é essencialmente para apresentação de fotografias, mas também podemos utilizar vídeos e texto. Após registo temos acesso ao ZoomExpress e ao ZoomCreator . Este útimo terá de ser instalado no nosso computador, permitindo-nos criar apresentações com as nossas fotografias (até 150mbs por álbum) que depois podemos guardar (até 2GB de espaço na conta grátis e 5GB na conta pro) e partilhar com os outros. É possível tornar qualquer um dos álbuns privado, só podendo aceder aqueles a quem tivermos enviado a URL do mesmo.O processo de criação dos álbuns é intuitivo e muito "user-friendly".

Como usar Zoomorama nas aulas?
Já imaginaram usar o Zoomorama para criar um jogo de prática de vocabulário onde os alunos veriam as imagens e depois associariam-nas a palavras? Parece-me ser uma actividade interessante. :) Ou então usar as imagens/vídeos para introduzir temas ou simplesmente apresentar tópicos para posterior debate. Outra ideia será criarmos uma apresentação a partir de imagens de um livro/filme e analisar a sequência de acção nos mesmo.

Abaixo coloquei um screenshot de exemplos de apresentações no Zoomorama. Cliquem para aceder.

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terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Vidinotes

Vidinotes é uma ferramenta que nos proporciona uma forma muito prática de transformarmos qualquer vídeo num "manual de instruções", permitindo-nos criar imagens retiradas do próprio vídeo e adicionar-lhes notas. Não é necessário qualquer registo, basta aceder, fazer o upload do vídeo - tem de estar em flash e não pode ultrapassar os 25mb - seleccionar as imagens (até 30) que queremos utilizar, adicionar-lhes um título e as nossas notas e depois é só imprimir o documento ou então  guardá-lo em formato PDF para posterior partilha com os outros. Todo o processo de criação do manual é muito simples e intuitivo. 

Como usar Vidinotes nas aulas?
Porque não pedir aos nossos alunos que criem/seleccionem vídeo tutoriais sobre determinados tópicos para depois criarem manuais que poderão partilhar com a turma, organizar os seus próprios ficheiros para estudo posterior ou simplesmente criar os seus manuais "how-to". Seria uma óptima forma de aprenderem a selecionar as imagens mais representativas e a terem de adequar a instrução à imagem. Quanto a nós, professores, podemos também criar os nossos próprios manuais, quer para os alunos, quer para partilhar com colegas. Porque não organizar o manual e desafiar os nossos alunos a criarem o vídeo a partir do manual? Seria uma forma interessante de verificar se fomos bem sucedidos nas nossas indicações.

Abaixo coloquei um screenshot do Vidinotes. Experimentem.

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segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

IsInVideo

IsInVideo é um motor de pesquisa para vídeos. Basta aceder, inserir o que queremos encontrar e rapidamente recebemos os resultados da pesquisa feita em 4 plataformas diferentes: YouTube, Metacafé, Dailymotion e Guba. Podemos ainda optar por fazer uma pesquisa geral ou em "real time", ou seja é-nos apresentado os vídeos mais recentes. Não é necessário qualquer registo, mas se quisermos guardar os nossos vídeos favoritos, registamo-nos e temos a possibilidade de, não só criar a nossa própria lista, mas também de adicionar comentários aos vídeos e de guardar mesmo as pesquisas efectuadas e de partilhar os nossos favoritos por e-mail ou através da nossa URL.
O IsInVideo ainda nos dá a possibilidade de adicionarmos um widget de pesquisa de vídeos directamente no nosso site/blog.

Como usar IsInVideo nas aulas?
Se só estivermos interessados em pesquisar vídeos obviamente que fazê-lo através de um motor de pesquisa criado para esse fim, irá poupar-nos tempo. 
Podemos pedir aos nossos alunos que efectuem pesquisa dentro de um determinado tema, seleccionem o vídeo que achem mais adequado e que depois justifiquem a sua escolha, estabelecendo ligações com o tema atribuído. Podemos também aproveitar para mostrar aos alunos a diferença entre pesquisa e "real time" pesquisa.

Abaixo coloqueium screenshot do IsInVideo. Experimentem.


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