sexta-feira, 30 de abril de 2010

Overstream

Overstream é um site que já conheço há algum tempo. Permite-nos adicionar legendas a vídeos online. Podemos usar vídeos das seguintes plataformas:  YouTube, Google Video, MySpace Video, Dailymotion, Veoh (*), Blip.tv, Archive.org (*) e Vimeo.com. Todo o processo é simples. Após registo, basta inserir o link do vídeo que queremos usar e depois podemos começar a adicionar as nossas legendas. Podem ver um tutorial aqui: http://www.overstream.net/tutorial/tutorial1.html. Depois de terminado, facilmente partilhamos a URL do nosso vídeo com os outros através das redes sociais ou simplesmente o colocamos directamente no nosso site/blog. Uma vez que o Overstream não aloja os vídeos se legendarmos um vídeo que não nos pertence, e o vídeo original for retirado da plataforma onde estava alojado, deixamos de poder aceder ao nosso vídeo no Overstream. Se formos os criadores dos vídeos originais podemos optar por criar as legendas no Overstream e depois exportá-las para a plataforma onde está alojado o vídeo.

Como usar Overstream nas aulas?
Poderemos usar o overstream em qualquer disciplina, mas as línguas beneficiarão em muito da sua utilização. Porque não pedir aos nossos alunos para legendarem vídeos sobre tópicos específicos abordados em aula? Ou então podemos pedir-lhes para criarem uma legenda alternativa (que não tenha nada a ver com o que está efectivamente a ser dito) para vídeos à nossa escolha.Podemos usar vídeos numa língua que os alunos não conheçam ou então retirar o  som do mesmo, para que eles não sejam influenciados pelo o que ouvem.  Seria uma boa maneira de darem largas à imaginação e criarem histórias alternativas. Podemos também aproveitar o Overstream para ajudar os alunos com dificuldades a nível auditivo, criando vídeos legendados sobre a matéria abordada em aula.

Abaixo coloquei dois vídeos: um criado por uma das minhas alunas, a Fabiana e outro criado por  Lindsey Clandfield. Experimentem também.


Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Nursery Rhymes Lyrics, Origins and History

Rhymes.org disponibiliza variadíssimas rimas infantis, proporcionando-nos acesso às suas origens e história, o que nos permite compreender os acontecimentos históricos à volta dos quais se criou a rima. Não é necessário qualquer registo, basta aceder.
Poderemos tirar ainda mais partido deste site se o usarmos em conjunção com BusSongs, um site que disponibiliza uma extensa colecção de músicas infantis que farão as delícias de qualquer professor de Inglês. As músicas estão organizadas por temas por isso facilmente se encontra o que nos interessa. Para além de ser possível fazer o download da letra das músicas, também temos acesso ao vídeo e ao ficheiro áudio das mesmas.

Como usar Rhymes.org e BusSongs nas aulas?
A maioria das rimas infantis reflectem um aspecto cultural ou histórico então porque não explorá-lo, pedindo aos alunos para desvendarem a história por trás da rima/música? De uma maneira geral, todos os alunos adoram conhecer, cantar e fazer actividades de TPR com estas rimas/músicas a sua simples utilização potencia a capacidade de aprendizagem e leitura. Podemos também gravar os nossos alunos a declamarem/cantarem as suas rimas favoritas e criarmos a nossa própria biblioteca de áudio que depois podemos partilhar online. Outra ideia seria pedir-lhes para criarem uma animação que representasse a rima/música que eles preferiam, usando, por exemplo, ferramentas como SamAnimation ou GoAnimate.

 Abaixo coloquei screenshots. Acedam e explorem.

Share/Save/Bookmark

terça-feira, 27 de abril de 2010

Wired for Books

Wired for Books é um site que aconselho a qualquer docente, pois permite-nos o acesso a entrevistas realizadas por Don Swain no decorrer do seu programa de rádio Book Beat, dando-nos a oportunidade de ouvir e saber um pouco mais acerca de muitos dos grandes escritores do séc. XX.
Wired for Books disponibiliza também ficheiros áudio de variadíssimas obras - histórias, poemas, ensaios, palestras - lidas pelos próprios autores. Existe inclusive uma secção só para crianças chamada Kid's Corner. Não é necessário efectuar qualquer registo, basta aceder e utilizar. O Wired for Books está organizado por autor, por isso facilmente se encontra o que nos interessa. 

Como usar o Wired for Books nas aulas?
Já todos nós sabemos que a maioria dos nossos nativos digitais não fãs de livros, assim que proporcionar-lhes a oportunidade de poder interagir com um livro, de poder ouvir o próprio escritor falar sobre a sua obra é algo singular. Porque não pedir-lhes para apresentarem um resumo do que foi dito numa determinada entrevista, ou então pedir-lhes para a recriarem usando ferramentas como GoAnimate ou Xtranormal? Podemos também pedir-lhes que individualmente escolham uma história ou um poema. A parte aliciante serão as tarefas que terão de fazer após a leitura: recontar a história usando o GoAnimate, elaborar um poster usando o Glogster, organizar um Voicethread com os livros lidos/ouvidos pela turma.  

Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 26 de abril de 2010

"It´s Worth Taking a Look at this Blog"


Yesterday Zarco-English blog was kindly attributed an award by Janet Bianchini and Ana Maria Menezes. Needless to say that I am very proud and honoured. :)
Here's the background: the award is part of the initiative "Vale a pena ficar de olho nesse blog", which, basically, intends to spread the word about blogs that we think are worth checking out. There are a couple of rules you need to follow:
1- Copy and display the picture of the award given to you;
2- Link back to the blog that nominated you;
3- Nominate 10 different blogs yourself;
4- Inform the people you nominated, so they can in turn, continue the chain and spread the word about other great blogs out there.

Not too hard to follow, is it? And it's a great way to call people's attention to the wonderful work being done by bloggers all over the world. So, bearing that in mind, here are my nominations:

- Design 4 Learning by Dean Groom
- Reflections of the TZSTeacher by Paula White
- What Ed Said by Edna Sackson
- For the Love of Learning by Joe Bower 
- Interactive Content Corner by Emily Starr
- ILearnTechnology by Kelly Tenkely 
- 21st Century Educational Technology and Learning by Michael Gorman
- Integrating Technology in the Primary Classroom by Kathleen McGeady
- Learning 2.0 by Lisa Monthie 
- Digital Tools for Teachers by Stephanie Hendy 


Happy blogging! =D
Share/Save/Bookmark

sábado, 24 de abril de 2010

CitizenGlobal

CitizenGlobal dá-nos a oportunidade única de criar pequenos vídeos (30-60 segundos) para alertar o público em geral para determinadas situações. Existem vários projectos disponíveis tudo o que nos pede o CitizenGlobal é que ajudemos a informar os outros, partilhando a nossa opinião. Após registo podemos dar largas à nossa criatividade. O CitizenGlobal proporciona-nos as ferramentas que necessitamos para fazer o upload e a edição do nosso vídeo.

Como usar o CitizenGlobal nas aulas?
Podemos utilizar os vídeos disponibilizados para alertar e promover o debate entre os nossos alunos, aproveitando para pedir-lhes para criarem eles o seu próprio vídeo de forma a participarem mais activamente na nossa sociedade.

Abaixo coloquei um screenshot do CitizenGlobal. Acedam e participem.

Share/Save/Bookmark

Poster-Street

Já tinha cruzado com referências a Poster-Street no twitter, mas só o explorei quando o meu bom amigo David kapuller o abordou no seu blog. Poster-Street é mais um site a guardar nas nossas listas de favoritos. Pois é sempre bom para nós professores termos acesso a posteres engraçados que possamos rapidamente usar. Os posteres estão organizados em tópicos, por isso facilmente se encontra o que nos possa interessar. Não é necessário qualquer registo, basta aceder e fazer o dowload do que queremos utilizar.

Como usar Poster-Street nas aulas?
Embora existam já inúmeras ferramentas que nos permitem criar os nossos próprios posteres, por vezes, apenas necessitamos algo simples e de rápido acesso. Podemos utilizar Poster-Street para chamar a atenção sobre algo ou simplesmente para divertir. Os posteres também podem ser utilizado como ponto de partida para elaboração de textos criativos ou para abordarmos tópicos em aula.

Abaixo coloquei um dos posteres disponibilizados pelo Poster-Street. Experimentem.

Share/Save/Bookmark

CurioCity

CurioCity é um local mágico com imensas coisas para explorar, é onde podemos descobrir as várias aplicações da ciência e da tecnologia na nossa vida diária. O site oferece-nos acesso a artigos que focam tópicos de interesse - saúde, tecnologia, moda, música, etc - e duas secções que serão sempre de uma mais valia para qualquer um de nós: Ask Us, através da qual podemos colocar as nossas dúvidas e o The Lab, onde podemos fazer o download de pdfs que nos explicam como realizar uma série de experiências.

Como usar CurioCity nas aulas?
Podemos utilizar os artigos do CurioCity para criar uma série de actividades à volta dos mesmos, desde simples leitura e interpretação de texto, exercícios de vocabulário, palavras cruzadas etc. Também podemos ir um pouco mais além e pedir aos nossos alunos para seleccionarem um artigo que queiram explorar e criarem uma apresentação sobre o tópico do mesmo. Ou aproveitar para, em conjunto com os alunos, abordar aspectos que queremos ver esclarecidos, enviando questões ao CurioCity. Outra ideia seria pedir-lhes para elaborarem as instruções para as suas próprias experiências e partilhá-las.

Abaixo coloquei um screenshot do CurioCity. Acedam e explorem.

Share/Save/Bookmark

terça-feira, 20 de abril de 2010

Sam Animation

Sam Animation é mais óptima ferramenta para criação de animações que descobri através do blog de José Rodrigues, que desde já vos aconselho a explorar. Contrariamente às ferramentas que costumo abordar, que são no geral online, será necessário fazer o donwload da aplicação para o nosso computador, mas para quem gosta de "stop animation" valerá certamente a pena investir nesta ferramenta.
O software vem acompanhado um manual para docentes que para além de abordar os vários aspectos da criação da animação também nos apresenta vários exemplos de filmes criados por alunos. Experimentem visitar a galeria de vídeos para terem uma ideia do que é possível fazer. Depois de publicados,qualquer um dos vídeos presentes na galeria poderá ser colocado directamente no nosso site ou blog.

Como usar Sam Animation nas aulas?
Bastará uma visita rápida à galeria de vídeos produzidos para percebermos que poderemos utilizar esta ferramenta para qualquer disciplina, para qualquer nível de escolaridade, para qualquer tópico de aprendizagem, desde apresentação de vocabulário, elaboração de projectos e campanhas de alertas, criação de histórias, etc. Enfim, a única coisa que será necessário será permitir aos nossos alunos darem largas à sua imaginação e deixá-los criar as suas animações.

Abaixo coloquei um exemplo de um vídeo criado por alunos. Vejam e decidam do potencial desta ferramenta para as vossas aulas. Cliquem no link para aceder.


Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 19 de abril de 2010

MediaBurn.org

O MediaBurn é um arquivo de vídeos independentes que abordam a realidade cultural, politica e social desde 1969 até aos dias de hoje. Os vídeos estão organizados por tópico- Desporto, Documentários Politicos, etc - sendo fácil localizar o que nos interessa. Brevemente o site também irá disponibilizar acesso a documentos e informações extra que nos ajudam a ter uma ideia mais clara do contexto histórico da época abordada no vídeo.
Embora não se possa ainda fazer o download dos vídeos o MediaBurn disponibiliza uma secção para docentes onde encontramos vários recursos que podemos utilizar em aula, podendo inclusive seleccionar os vídeos que queremos e comprar um DVD.
  
Como usar MediaBurn nas aulas?
O próprio MediaBurn já disponibiliza uma série de ideias e recursos que valem a pena ser explorados. Mas qualquer um de nós poderá aceder a vídeos que representam determinadas realidades e usá-los não só para explorar o contexto histórico, mas também para alargar os horizontes culturais dos nossos alunos. Podemos desenvolver actividades à volta do que é retratado no vídeo, ou então pedir aos próprios alunos que explorem o arquivo e seleccionem o vídeo que vá ao encontro de um determinado tópico que estejamos a abordar em aula, justificando o porquê da sua escolha.

Abaixo coloquei um screenshot do Media.Burn. Acedam e decidam da sua utilidade para as vossas aulas.


Share/Save/Bookmark

domingo, 18 de abril de 2010

Free Production Music

Free Production Music dá-nos acesso a clips áudio criados por Jason Shaw que podemos usar livremente, bastando apenas atribuir os créditos dos clips utilizados a "Jason Shaw @ audionautix.com". O site está organizado por género de música, por isso facilmente se localiza o que nos interessa. Assim que encontramos algo que se adequa às nossas necessidades facilmente fazemos o download do clip para o nosso computador.

Como usar Free Production Music nas aulas?
Hoje em dia, uma das nossas preocupações como docentes, deverá ser consciencializar os nossos alunos da necessidade de respeitar os direitos de autor e tentar usar material que pertença aos Creative Commons para evitar cometer infracções da lei. O Free Production Music oferece-nos a possibilidade de podermos  facilmente adicionar áudio às nossas apresentações, aos nossos vídeos e aos nossos podcasts.

Abaixo coloquei um screenshot do Free Music Production. Explorem.

Share/Save/Bookmark

Sayat.me

Sayat.me oferece-nos a possibilidade de recolher feedback de forma anónima. Todo o processo é simples. Acedemos, registamo-nos e criamos a nossa página, depois é só divulgar através das redes sociais a URL da mesma ou então enviá-la directamente para o e-mail de quem queremos recolher o feedback. Como já referi as respostas são anónimas e apenas nós as podemos ver. É-nos dada a possibilidade de responder ao feedback recebido, mas a identidade da pessoa que nos deu o feedback permanece escondida, ou seja podemos responder, mas não sabemos quem é o destinatário da nossa resposta. Se quisermos também podemos seleccionar algumas, de entre as várias respostas que nos deram, e torná.las públicas.

Como usar Sayat.me nas aulas?
Esta ferramenta permite-nos recolher, de forma rápida e anónima, as opiniões dos nossos alunos sobre os mais variados aspectos. Podemos pedir-lhes para avaliar o nosso método de ensino, sugerir alterações, indicar aspectos positivos e negativos, etc. Podemos manter uma espécie de linha de apoio, onde os alunos teriam a possibilidade de, anonimamente, pedir conselhos sobre qualquer problema que enfrentem na escola. Podemos, após apresentações de trabalhos, pedir-lhes para avaliarem os trabalhos indicando o que manteriam e o achavam que deveria ser alterado, depois podíamos seleccionar algum do feedback e analisá-lo em aula, dando oportunidade aos alunos que efectuaram a apresentação para comentarem e/ou defenderem as suas opções.

Abaixo coloquei um screenshot do Sayat.me. Acedam e Experimentem.


Share/Save/Bookmark

Into Movies?

Gostaria de partilhar convosco 3 sites que farão as delícias de qualquer fã do cinema.
O primeiro é Filmsite que nos permite aceder aos melhores momentos de muitos filmes. O site oferece uma miríade de informação sobre os mais variados aspectos do mundo cinematográfico.
O segundo é Quotes-from-movies que como o próprio título indica nos apresenta citações de filmes. Podemos pesquisar por género e se nos registarmos também podemos adicionar citações à base de dados do site.
O terceiro é MovieWavs que complementa o que nos oferece os dois primeiros, dando-nos acesso a clips áudio de filmes, séries de televisão e desenhos animados, que podemos fazer o download se assim o quisermos.

Como usar Filmsite, Quotes-from-movies e MoviesWavs nas aulas?
Para quem aborda o tópico cinema/movies em aula os recursos disponibilizados por estes 3 sites são sem dúvida uma mais valia. Podemos criar várias actividades a partir deles, desde "brainstorming" e "matching exercise" a jogos do tipo Jeopardy ou um simples "Guess the movie". Podemos também explorar aspectos culturais e históricos retratados nos filmes.

Abaixo, em vez do habitual screenshot do site, coloquei um voicethread criado por Ben que demonstra uma das actividades possíveis de se organizar com os recursos disponíveis.

Share/Save/Bookmark

terça-feira, 13 de abril de 2010

PhotoEverywhere.co.uk

PhotoEverywhere é onde poderemos encontrar fotografias de inúmeros locais do mundo. A vantagem deste site é que podemos fazer o download de qualquer uma das fotografias e utilizá-la como quisermos. O site organiza as fotografias por tipo e por localização geográfica sendo fácil de encontrar o que queremos.
Não é necessário qualquer registo e, no que diz respeito a direitos de autor, a única coisa que teremos de fazer é mencionar a proveniência das fotografias. O PhotoEverywhere até nos facilita essa tarefa proporcionando-nos várias formas de lhes atribuirmos a fotografia. 

Como usar PhotoEverywhere nas aulas?
É sempre bom ter acesso a fotografias que podemos usar livremente. Este é um site óptimo quando abordamos o tópico "Travelling", podemos usar as fotografias para introduzi-lo, para brainstorming e  para  explorar vocabulário relativo ao tema. Podemos usar as imagens como "writing prompt" e pedir aos  alunos que, a partir de uma imagem, criem um texto referindo o que teriam feito nas férias. Podemos pedir-lhes para seleccionarem várias fotografias e criarem uma foto-história sobre as suas férias de sonho. Podemos criar personagens, indicando os seus gostos e a quantia que teriam disponível para investir numas férias e pedir aos nossos alunos que criem uma espécie de brochura de viagem que vá ao encontro do que as personagem quer, usando fotografias do site para mostrar os locais sugeridos. 

Abaixo coloquei um screenshot do PhotoEverywhere. Explorem

Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 12 de abril de 2010

e-Book - Webtools

Ana Maria Menezes, a quem admiro muito pelo seu excelente trabalho, criou um e-book em português e disponibilizou-o no seu blog Life Feast. O e-book tem o nome de Webtools e aborda 20 ferramentas que farão as delícias de qualquer docente. Neste e-book a Ana não só explica como funciona cada uma das ferramentas, como indica exemplos concretos da sua utilização em sala de aula.O e-book está muito bem organizado e escrito de forma a que qualquer um de nós, mesmo os mais leigos na utilização das ferramentas das web2.0, facilmente apreendam como as ferramentas funcionam. 
Aconselho vivamente que explorem o e-book, que façam o download do mesmo para futura referência, que respeitem os seus direitos de autor e que o partilhem com todos os docentes que conhecem.

Como usar Webtools nas aulas?
Ter à nossa disposição um guia que não só explicita o funcionamento das ferramentas, mas também nos indica possíveis utilizações em aula é sempre uma mais valia. O facto do e-book estar em português facilita a compreensão e utilização do mesmo não só por docentes de línguas, mas também de outras disciplinas. Assim que porque não usá-lo para debater com os nossos colegas qual a ferramenta a utilizar, tendo em conta os próximos tópicos a abordar em aula? Porque não pedir aos nossos alunos para explorá-lo e seleccionarem a ferramenta que gostariam de experimentar?

Abaixo coloquei uma cópia do Webtools. Explorem-no e visitem o blog Life Feast para o comentarem.

Share/Save/Bookmark

sábado, 10 de abril de 2010

PicGhost

PicGhost é um editor de fotografia online. A vantagem de utilizá-lo é que nos permite editar até 20 fotografias de uma única vez. Basta aceder, fazer o upload das fotografias, proceder às alterações - podemos alterar o seu tamanho, cortar ou rodar as fotografias, adicionar texto ou marca d'água. Depois é só clicar em "Download" e guardar as fotografias no nosso computador.

Como usar PicGhost nas aulas?
Quem já teve de editar várias fotografias para um projecto escolar certamente apreciará esta ferramenta. A possibilidade de editar 20 fotografias de uma única vez é sem dúvida uma óptima maneira de se poupar tempo. :) Será útil também para os nossos alunos pois poderão rapidamente adicionar, texto ou marca d'água às fotografias de, por exemplo, uma visita de estudo ou de qualquer outros projecto que estejam a trabalhar.

Abaixo coloquei um screenshot do PicGhost. Experimentem.


Share/Save/Bookmark

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Pikistrips

Pikistrips permite-nos criar tiras de banda desenhada a partir das nossas próprias fotografias. É muito simples e intuitivo. Basta registarmo-nos,seleccionar o layout da nossa tira, fazer o upload das fotografias, aplicar-lhe efeitos, se assim o quisermos, e adicionar balões de texto.Depois de terminada podemos facilmente partilhar a BD ou mesmo colocá-la directamente no nosso site/blog.

Como usar Pikistrips nas aulas?
Esta é mais uma ferramenta que será óptima para digital storytelling. Podemos pedir aos nossos alunos para criarem uma foto-história usando as suas próprias fotografias, alterando-as primeiro através de ferramentas como o BeFunky. Podemos também criar BDs abordando vocabulário apreendido em aula ou então apresentar itens gramaticais ou exemplificar role-plays.

Abaixo coloquei uma BD que criei só para experimentar o Pikistrips. Experimentem também.

Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Digital Films

O blog Digital Tools for Teachers abordou ferramentas para a criação de animações online. Vale a pena "bookmark" todas as ferramentas presentes na lista apresentada. Uma que me chamou a atenção por ser novidade para mim foi Digital Films.
Digital Films permite-nos criar animações simples. Faz-me lembrar um pouco o Dvolver. O Digital Films disponibiliza um arquivo de animações criadas que podemos consultar e partilhar. Enfim, após registo podemos criar os nossos filmes. Todo o processo de criação da animação é fácil, basta seleccionar o fundo, as personagens e adicionar as falas. Podemos ir pré-visualizando a acção para nos certificarmos que está tudo como queremos e para eliminarmos algum erro. Depois de concluida, salvamos a animação e podemos facilmente partilhar a sua URL ou mesmo embebe-la directamente no nosso site/blog.

Como usar Digital Films nas aulas?
Embora o GoAnimate continue a ser a minha ferramenta preferida, no que diz respeito à criação de animações é sempre bom conhecer e partilhar outras. Pessoalmente gosto de dar uma selecção de ferramentas e deixar os meus alunos escolherem aquela que mais lhes agrada.
Digital Films, pela sua simplicidade, será uma boa escolha para os níveis de escolaridade mais baixos. Podemos pedir aos alunos não só para criarem as suas próprias histórias, mas também para praticarem o vocabulário apreendido e porem em prática "role-plays".

Abaixo coloquei um screenshot do Digital Films. Experimentem.

Share/Save/Bookmark

terça-feira, 6 de abril de 2010

pptPlex

pptPlex foi desenvolvido pela Micrsoft Office Labs e permite-nos levar as nossas apresentações em powerpoint  para outro nível, adicionando-lhe características semelhantes à que encontramos em ferramentas como o Prezi. Assim, após download e instalação do pptPlex é possível agrupar os slides em secções, fazer zoom in e out e nos movimentarmos livremente entre slides, já não estando presos pela sequência linear dos slides.
Depois de instalado o pptPlex passa a fazer parte do Microsoft Office Powerpoint, assim que, sempre que abrimos uma apresentação podemos utilizá-lo. Para facilitar a sua utilização no site de instalação estão disponibilizados vários tutoriais em vídeo.

Como usar pptPlex nas aulas?
Uma vez que a maioria dos professores e alunos ainda utiliza ppts nas suas apresentações a instalação do pptPlex será uma forma de revitalizá-las. Além de que uma vez que é instalado directamente no nosso computador não ficamos limitados por ligações à internet. 

Abaixo coloquei um screenshot do site de download do pptPlex. Acedam, vejam os vídeos e decidam sobre a sua utilidade.


Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Stock Footage For Free

Stock Footage proporciona-nos acesso a pequenos excertos de vídeo, sobre vários tópicos, que podemos fazer o download gratuitamente e utilizar como quisermos nos nossos próprios projectos. Para ter acesso aos excertos será necessário registarmo-nos. Após esse passo podemos fazer o download de qualquer um dos vídeos. Estes estão organizados por tema, por isso facilmente se encontra o que nos interessa.

Como usar Stock Footage nas aulas?
Quem utilize vídeos irá certamente apreciar e valorizar o acesso gratuito e a livre utilização de pequenos vídeos, que poderão em muito facilitar o processo de edição do nosso próprio vídeo. Podemos usar os excertos para melhorar as nossas histórias digitais, podemos fazer montagens e misturá-los com as nossas fotografias, dando outra dimensão ao nosso trabalho. Podemos usá-los como writing prompts e deixar a cargo dos alunos a criação de uma narrativa à volta do que veêm. 

 Abaixo coloquei um screenshot do Stock Footage. Explorem, verão que vale a pena.


Share/Save/Bookmark

sexta-feira, 2 de abril de 2010

FFiles / Flash Classroom

FFiles - Flash Files e Flash Classroom são dois sites que, como o próprio nome indica, lidam com, ficheiros flash. Decidi abordá-los em conjunto por achar que poderemos tirar mais partido deles se conjugarmos o que ambos têm para nos oferecer.
FFiles é uma espécie de repositório de ficheiros flash organizados por tema, sendo assim muito fácil encontrar algo que nos interessa. Podem, por exemplo, consultar a secção "learning" e verificar o tipo de actividade disponível. Quando encontramos algo útil podemos fazer o download gratuito do ficheiro e alterá-lo se assim o quisermos. 
Flash Classroom por seu lado é onde encontraremos recursos que nos ensinam como explorar o potencial do Flash na criação de materiais educativos. Flash Classroom disponibiliza tutoriais e exemplos de actividades criadas por professores para serem utilizadas em aula.
Se conjugarmos o material disponibilizado pelo FFiles e pelo Flash Classroom temos acesso a material e a tutoriais que facilitarão a nossa compreensão do Flash.

Como usar FFiles e Flash Classroom nas aulas?
Bastará consultar os arquivos destes dois sites para descobrir actividades que poderemos usar para enriquecer as nossas aulas. Para quem quer aprender ou já domina o Adobe Flash encontrará neles um local onde poderá recolher ideias e inspiração. Se tivermos oportunidade de proporcionar o acesso a estes sites aos nossos alunos seria interessante ver o que eles criariam com este tipo de ferramenta.

Abaixo coloquei screenshots do FFiles e do Flash Classroom. Explorem e decidam da sua utilidade nas vossas aulas.

Share/Save/Bookmark

quinta-feira, 1 de abril de 2010

OpenClipart

OpenClipart pretende criar um arquivo online de clipart que pode ser utilizado livremente para qualquer propósito. As imagens estão organizadas por tema e basta seleccionar as que nos interessam e clicar em download para as disponibilizarmos no nosso computador. 
Podemos contribuir para a OpenClipart quer fazendo o upload de mais imagens, quer ajudando na manutenção do site.

Como usar OpenClipart nas aulas?
Muitas vezes precisamos de rapidamente aceder a imagens que possamos usar nas fichas de trabalho e testes que elaboramos, a OpenClipart facilita-nos essa tarefa. Podemos também facilmente criar matching exercises ou flashcards.

Share/Save/Bookmark