segunda-feira, 31 de maio de 2010

SpottedMinds

Hoje também gostaria de partilhar convosco não uma ferramenta ou um website, mas sim um simples blog: SpottedMinds's Posterous. Foi criado por Shelly Terrell e lá encontraremos alguns poemas de sua autoria. Para além de nos apresentar um registo escrito dos poemas, ela também disponibiliza uma gravação áudio dos mesmos. 

Como usar SpottedMinds nas aulas?
Assim que li alguns dos poemas comecei logo a imaginar o que poderia fazer com eles. Os temas abordados são actuais e estão escritos em linguagem corrente, não tenho qualquer dúvida, que os alunos iriam gostar de lê-los. Algumas das actividades a desenvolver seriam:
- usar a gravação e fazer "listening comprehension" com um simples exercício de preenchimento de espaços em branco;
- gravar os alunos a ler o poema para treinar entoação e ênfase, realçando as diferentes formas de se sentir o poema dependendo da forma como alguém o lê;
- proceder à análise do poema, não tanto a nível de sintaxe, mas sim da semântica, debatendo com os alunos os sentimentos expressos e como estes se relacionam com eles;
- pedir aos alunos para apresentarem imagens, música ou filmes que espelhem os sentimentos expressos no poema, justificando a sua escolha;
- pedir-lhes que transformem o poema numa história, dando-lhe vida através de, por exemplo Toondoo, Goanimate ou movie maker;
- experimentar a ideia do "Skype an Author" e verificar a possibilidade de conseguirmos contactar a autora através do skype para que ela possa responder às perguntas dos alunos sobre o seu trabalho.

Abaixo coloquei um screenshot do SpottedMinds. Acedam e decidam da sua utilidade para as vossas aulas.


Share/Save/Bookmark

Pinky Dinky Doo

Pinky Dinky Doo disponibiliza várias actividades para alunos da primária e do 2º ciclo. Não é necessário qualquer registo, basta aceder. Pinky Dinky Doo está dividido em 4 áreas principais: Games, Videos, Printables e Story Podcasts
Na secção de Games temos acesso a 4 jogos diferentes. Através do "The great big fancy word game" os alunos têm acesso a vídeos que explicam a utilização de diversas palavras, no "wear it or eat it" têm a oportunidade de praticar vocabulário, no "Pinky's fantastic print-o-matic podem seleccionar e colorir várias imagens, por fim no "Your story Box" têm a possibilidade de, enquanto praticam a leitura, criar as suas próprias histórias, seleccionando os vários elementos que as completam. Depois de terminadas podem submeter as suas histórias e criar podcasts com elas.
Na secção de Videos podem ouvir várias músicas e ver os vídeos das mesmas. Na secção Printables encontram várias imagens que poderão imprimir e colorir. A secção de Story Podcasts é ondem encontraram as várias historias criadas na "Your Story Box" e poderão subscrever ao podcast através do iTunes.

Como usar Pinky Dinky Doo nas aulas?
O site disponibiliza uma secção para "crescidos" onde encontramos algumas ideias. Mas certamente que qualquer docente de primária ou de 2º ciclo encontrará algo de interesse para as suas aulas no Pinky Dinky Doo. Poderão, por exemplo:
- praticar identificação de sequência de eventos numa história;
- identificar e caracterizar personagens;
- praticar a leitura;
- aproveitar os podcasts e realizar actividades de "listening comprehension";
- praticar vocabulário;
- dar-lhes o mesmo tema e deixar que cada aluno crie a sua própria versão da história;
- gravar os próprios alunos a ler e a recriar a história;
- transformar numa pequena peça de teatro a história criada pelos alunos.

Abaixo coloquei um screenshot do Pinky Dinky Doo. Acedam e explorem.

Share/Save/Bookmark

terça-feira, 25 de maio de 2010

SepiaTown

Sepia Town permite-nos viajar ao passado, através da visualização de fotos/imagens históricas. O processo é simples: seleccionamos o local que queremos visitar e rapidamente podemos aceder às fotografias, clicando sobre elas conforme surgem no mapa. Podemos simplesmente ver a foto e localizar no mapa o local que estamos visualizando, ou então podemos optar por ver o aspecto actual do local retratado na fotografia antiga e inclusive ter uma vista panorâmica da rua através de uma série de fotos, que nos permite rodar/ver em todas as direcções.
Após registo qualquer um de nós pode partilhar as fotografias históricas que possua.  Assim que, se tem fotografias antigas que queira partilhar com o mundo, SepiaTown é um óptimo local para o fazer. É atribuída uma URL única a cada fotografia, sendo, pois, fácil partilhá-la através das redes sociais. 

Como usar Sepia Town nas aulas?
Sepia Town será, sem dúvida, uma óptima aquisição para qualquer docente de história e de geografia. No que diz respeito às línguas, podemos, por exemplo:
- pedir para seleccionarem um local que gostassem de visitar e criar um texto que desse conta das diferenças entre o antes e o depois;
- aproveitar o mapa e treinar as direcções;
- pedir para descreverem o que vêm na fotografia, ou então então criar uma espécie de jogo do género "I spot with my eye...", em que os alunos teriam de adivinhar a quê se referia o colega, através das pistas que este ia dando; 
- aproveitar as fotografias panorâmicas e tentar que eles prevejam o que vão ver depois.
- pedir para imaginarem uma história à volta das pessoas retratadas (quem são, onde vão, onde trabalham, etc.) e contá-la aos colegas. Podíamos inclusive optar por deixá-los eleger a mais original e depois pedir-lhes para recontá-la usando outras ferramentas como Animoto, Flixtime, Toondo; GoAnimate, etc.

Coloquei abaixo um exemplo da imagem das Houses of Parliament. Na 1ª imagem podem ver o "then and now" e na 2ª o "map view". Acedam. Experimentem e decidam da sua utilidade nas vossas aulas.

Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 24 de maio de 2010

InterroBang

InterroBang proporciona-nos a oportunidade única de participarmos numa série de desafios, onde temos de completar missões no nosso dia-a-dia, usando pensamento crítico e desenvolvendo a nossa capacidade para resolução de problemas. Curiosos? Eu fiquei.
Para participar será necessário efectuar registo. Os alunos podem se inscrever e depois convidar o professor ou este pode registar-se e criar uma equipa de alunos. Após registo basta seleccionar uma missão, cumpri-la e fazer o upload de algo que o comprove - documento, fotografias, vídeo. Existem 4 grandes categorias: "World culture", "Nature","The universe" e "The United States", cada uma com várias missões, com pontuações diferentes, de acordo com o seu nível de dificuldade. Qualquer um dos jogadores tem ainda a possibilidade de criar as suas missões para que as outras equipas as cumpram. Para além dos pontos, ganhamos "badges" e mesmo prémios. O "jogo" irá terminar a 30 de Junho. Podem consultar as regras na secção "about" do jogo


Como usar InterroBang nas aulas?
Basta consultar as várias missões disponíveis para nos apercebermos que realizá-las, que trazê-las para a realidade do aluno irá, sem dúvida, ajudá-los a desenvolver as suas capacidades de resolução de problemas. Poderão experimentar, sugerir, debater, enfim, dar largas à imaginação e arranjar soluções para problemas que nos afectam a todos. Que melhor maneira para aprenderem a ser cidadãos activos? 
Infelizmente o "jogo" irá terminar no fim de Junho, mas nada nos impede de dar continuidade ao mesmo nas nossas aulas e incentivar os nossos alunos a criarem os seus próprios desafios. 


A título de exemplo, vejam abaixo um dos desafios e os vários badges que se pode obter.


Share/Save/Bookmark

quinta-feira, 20 de maio de 2010

PageEasy

PageEasy é mais uma ferramenta que certamente agradará aqueles que querem publicar conteúdo online, mas que não querem manter um site/blog. É o que chamamos uma página descartável, ou seja, após algum tempo (1 ano, mas podemos apagar em qualquer altura) o site é apagado, perdendo-se todo qualquer conteúdo que tenha sido publicado. O primeiro passo para criar uma página é efectuar registo, depois é só inserir o nosso conteúdo, é possível publicar texto, URLs e utilizar código HTML para, por exemplo, inserir imagens e vídeos. Cada página tem a sua própria URL e podemos criar e editar o número de páginas que quisermos. Vejam um exemplo de uma página criada.

Como usar PageEasy nas aulas?
Para quem pretende estipular tarefas/testes online esta é uma boa solução. O facto de se poder criar o número de página que quisermos permite-nos estabelecer tarefas que podem ser levadas a cabo por grupos/alunos diferentes. Assim podemos, por exemplo, pedir aos alunos que reúnam numa página vídeos, hiperligações, textos, fotos, etc sobre um tópico em específico. Podemos rapidamente divulgar informações sobre algum projecto escolar,  criar e publicar "scavenger hunts" ou outra actividade qualquer.

Abaixo coloquei um screenshot do PageEasy. Experimentem. 

Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Podcasting Tools?

As três ferramentas que pretendo partilhar convosco hoje podem ser utilizadas na criação de podcasts.
VideoToMp3 e MakeItMp3 oferecem o mesmo tipo de serviço: convertem vídeos do YouTube em ficheiros áudio no formato mp3. Não é necessário registo, basta aceder, inserir a URL do vídeo e, após conversão, ambos disponibilizam o download do mp3.
Soundboard, por seu lado, permite-nos aceder a inúmeros excertos áudio, sobre os mais variados tópicos. Para fazer o download dos ficheiros basta aceder e seleccionar o que nos interessa. Podemos optar por nos registar ou não isso não impede que possamos fazer o download de mp3s que estão disponíveis nas "share enabled boards". Contudo se efectuarmos registo poderemos criar as nossas próprias boards, fazer o upload dos nossos mp3 e/ou usar os mp3 já disponibilizados em outras "share enabled boards".
Um dos aspectos que me agrada no Soundboard é que se quisermos podemos até embeber a totalidade dos ficheiros que fazem parte de uma "board" no nosso site.

Como usar VideoToMp3, MakeItMp3 and Soundboard nas aulas?
Quem já tentou criar os seus próprios podcasts sabe que ter acesso a ferramentas que nos deixam fazer o download de sons que podemos usar é sempre uma mais valia. Há várias actividades que podemos criar, não necessariamente ligadas à criação de podcasts, mas também às nossas aulas em geral. Assim porque não pedir aos alunos para criarem um jogo do género "Guess the movie/the accent/the situation/the speaker/the sound" usando um simples ppt ou algo mais elaborado como o MyStudyio? Podemos usar o áudio de um vídeo do YouTube e criar actividades de "listening comprehension". Podemos usar os mp3 para criação de ditados ou para pedir aos alunos para traduzirem o que ouvem. 

Abaixo coloquei screenshots do VideoToMp3 e doMakeItMp3 e um dos sons que retirei do Soundboard. Acedam, experimentem, verão que logo, logo estarão a criar actividades com o material disponível. 


Share/Save/Bookmark

terça-feira, 18 de maio de 2010

RokTalk

 Já abordei aqui várias ferramentas de text-to-speech (texto-para-fala). RokTalk, à primeira vista, pode parecer apenas mais uma, mas é mais do que isso. RokTalk é um serviço que podemos aceder em qualquer computador, em qualquer parte do mundo. Adoraria dizer que é um serviço grátis, mas infelizmente não é o caso. Contudo, apraz-me dizer que as primeiras 5000 escolas que concorrerem, até o dia 31 de Julho, poderão utilizar este serviço, sem incorrer em qualquer despesa.
RokTalk permite-nos aumentar/diminuir o tamanho da letra numa página, seleccionar apenas partes do texto e ouvi-las, inclusive noutras línguas, podemos até optar por fazer o download do texto em mp3 e ouvi-lo mais tarde. Poderão aceder a mais pormenores no Guia de Utilizador e na secção de FAQ.

Como usar RokTalk nas aulas?
Se a nossa escola disponibilizar o RokTalk, toda a comunidade educativa poderá tirar partido deste serviço e os alunos com necessidades especiais irão certamente beneficiar em muito. Para podermos explorar o potencial do RokTalk é imperativo termos um espaço no website da nossa escola para podermos publicar conteúdo e disponibilizá-lo aos nossos alunos. Já imaginaram podermos fazer o upload de actividades, resumos, fichas de trabalho, jogos, etc e os alunos facilmente acederem a esse conteúdo? Poderem ouvir, ler e fazer o download em mp3 do que pretendemos que pratiquem? Ou então poder disponibilizar informações aos encarregados de educação iletrados ou de outra nacionalidade sem lhes causar qualquer tipo de transtorno? Não será este um daqueles serviços que até vale a pena pagar?

Abaixo coloquei um screenshot do RokTalk. Se tiverem oportunidade concorram à licença grátis.

Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Convert PDF to Powerpoint

Convert PDF to Powerpoint é uma simples ferramenta de conversão. Como o próprio nome indica permite-nos converter documentos em PDF para powerpoint, tornando-os facilmente editáveis. Não é necessário qualquer registo, basta aceder, fazer o upload do documento e  inserir o endereço de e-mail para onde será enviado a versão em ppt.

Como usar Convert PDF to Powerpoint nas aulas?
Esta ferramenta não tem uma utilização prática na sala de aula, mas oferece, a nós e aos nossos alunos, mais liberdade já que inúmeras vezes temos acesso a PDFs que nos seriam muito úteis se os pudéssemos editar e usá-los nas nossa apresentações. O facto de os podermos transformar em ppt deixa um maior espaço para a partilha e para a utilização de documentos no nosso próprio desenvolvimento profissional. Contudo convém salientar que deveremos respeitar sempre os direitos de autor e o trabalho dos outros. 

Abaixo coloquei, a título de exemplo, uma rubrica para VoiceThreads, na versão PDF e ppt. Infelizmente não sei quem a elaborou.
 

Share/Save/Bookmark

domingo, 16 de maio de 2010

Top 100 Language Blogs

ZarcoEnglish has been nominated for the Top 100 Language Blogs. I can't begin to tell you how happy I feel right now! I have no idea who nominated me, but whoever you are I thank you from the bottom of my heart. Thank you for acknowledging the work I do, for validating it. :)
This post isn't about asking you to vote for this blog, it's simply to ask you to browse through the categories, to visit the blogs and ultimately to honour them by voting. Shelly Terrell from Teacher Boot Camp, Barbara Hoskins Sakamoto from Teaching Village and Eva Büyüksimkeşyan from A Jouney in TEFL have all written wonderful blog posts about this same topic. I feel that they voice my own feelings toward it far better than I could ever do.  

ZarcoEnglish is part of the Language Learning category. Please, take a couple of minutes and do browse through the nominees lists, visit the blogs and vote.
Below you find the 4 categories you can vote for:

Language Learning
Language Technology
Language Professionals
Language Teaching

Share/Save/Bookmark

sábado, 15 de maio de 2010

Quizinator

Quizinator é mais uma ferramenta a guardar na nossa lista de favoritos. Permite-nos criar fichas de trabalho, testes, questionários e fichas de revisão. Após registo podemos criar 25 testes/documentos e inserir no nosso arquivo 250 questões. Um dos aspectos que me agrada no Quizinator é o facto de podermos organizar, reutilizar, misturar, alterar e apagar qualquer uma das questões no nosso arquivo e adicioná.las aos nossos documentos conforme quisermos. Assim não é necessário voltar a inserir informação, basta seleccionar e organizar o que já temos disponível no arquivo. É possível criar 4 tipos de exercício diferentes: resposta curta, escolha múltipla, verdadeiro ou falso e exercício que implique um resposta sim/não. Depois de terminado, podemos facilmente guardar o documento no Quizinator, imprimir ou exportar uma cópia do teste e da matriz de correcção do mesmo em PDF.

Como usar o Quizinator nas aulas?
Toda e qualquer ferramenta que nos ajude a poupar tempo na criação de actividades para as nossas aulas é sempre uma mais valia. Com o Quizinator podemos elaborar testes adequados ás dificuldades de alunos em específico. A título de revisão de conteúdos podemos até pedir aos nossos alunos que criem eles próprios os exercícios para depois os aplicarem aos colegas. Esta seria uma maneira óptima de rever a matéria e colmatar dúvidas.
Abaixo coloquei um screenshot das caracterísiticas do Quizinator. Acedam, experimentem, ficarão agradavelmente surpreendidos com a facilidade de utilização do mesmo.


Share/Save/Bookmark

sexta-feira, 14 de maio de 2010

ClipYourPhotos

ClipYourPhotos é mais que um editor de fotografias online. Temos à nossa disposição 6 ferramentas: iMotivate, que nos permite criar os nossos posteres; Ripples, para adicionar o efeito de ondas às fotografias; FaceBender, que como o próprio nome indica nos permite distorcer as caras numa fotografia; Bulkr, que nos permite fazer o download de várias fotografias do Flickr ao mesmo tempo; Framer, que nos permite adicionar molduras às nossas fotografias; Archivr, que nos permite aceder ao arquivo da Explore Front Page onde são colocadas algumas das melhores fotografias do Flickr.
A melhor parte é que nem é necessário criar conta, basta aceder, utilizar a ferramenta que quisermos e depois fazer o download das fotografias que alteramos.

Como usar ClipYourPhotos nas aulas?
Há várias actividades que se pode criar usando as ferramentas disponibilizadas pelo ClipYourPhotos. Podemos criar posteres para divulgar projectos escolares. Podemos pedir aos alunos que criem posteres sobre um determinado tópico abordado em aula ou mesmo criar pequenas histórias digitais, criando uma sequência de posteres. Podemos alterar imagens com o Ripples ou o FaceBender e criar actividades lúdicas em que após termos abordado um determinado tópico - arte, desporto, etc- mostraríamos-lhes imagens alteradas, que tivessem sido exploradas em aula, e eles teriam de tentar adivinhar qual o tópico ou qual era a imagem original.  Para além de podermos criar fotografias divertidas para colocarmos nos nossos sites/blogs, podíamos também explorar vocabulário, expandir temas abordados em aula ou então usar as imagens criadas como inspiração para criação de textos escritos.

Abaixo coloquei um screenshot do ClipYourPhoto. Experimentem.

Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Hunch

Hunch ajuda-nos a tomar decisões, recomendando ideias, produtos que vão ao encontro das nossas necessidades. Hunch utiliza o conhecimento colectivo dos seus utilizadores para efectuar as suas recomendações. Para usar basta aceder e usar inserir o tópico, escolha, problema com o qual queremos ajuda, depois é só ir respondendo a várias perguntas que proporcionam ao Hunch  indícios para limitar o que poderá nos interessar . Se quisermos podemos registarmo-nos e ter uma participação mais activa, adicionando as nossas sugestões e questões. O facto de se efectuar registo ajuda-nos a conseguir recomendações mais específicas, pois o Hunch guarda as nossas opções anteriores, usando-as para nos direccionar para algo que se aproxime mais do que queremos. 

Como usar Hunch nas aulas?
Hunch pode ter várias utilidades. Podemos usá-lo a nível pessoal e rapidamente aceder a recomendações sobre os mais variados tópicos que nos interessam. Podemos usá-lo na escola para nos ajudar, por exemplo, na selecção de material a ser adquirido. Podemos usá-lo para consciencializar os nossos alunos do processo que deveriam realizar quando querem tomar uma decisão ou adquirir algo, pesando e comparando opções, em vez de ficarem pela primeira coisa que lhes ocorre. Podíamos talvez, quando as opções ficarem reduzidas a dois usar o Pros Cons Lists para os ajudar a reflectir sobre a sua escolha final.

Abaixo coloquei um screenshot do Hunch. Experimentem. Poderá ser útil no futuro. :)


Share/Save/Bookmark

terça-feira, 11 de maio de 2010

My Adobo

My Adobo é mais um jogo a adicionar à nossa lista de favoritos. Tem por objectivo nos consciencializar do quanto as nossas decisões diárias afectam o ambiente. O jogo é simples, apenas se pretende que se construa a nossa casa, suprindo as nossas necessidades pessoais e tendo em atenção o impacto ambiental das nossas opções.Após cada decisão somos confrontados com os níveis de água que usamos, a energia que gastamos e a quantidade de lixo que produzimos. Quando damos por terminada a nossa casa podemos verificar o quanto somos amigos do ambiente ou não. Podemos até embeber a nossa casa no nosso site/blog. My Adobo dá-nos inclusive a hipótese de ir além do jogo e verificar como poderíamos efectivamente aplicar no mundo real o que aprendemos no jogo.

Como usar My Adobo nas aulas?
Podemos pedir que cada aluno crie a sua casa e analisar no final o impacto ambiental da mesma. Podemos optar por jogar com a turma toda, usando um projector e/ou quadro interactivo, de forma a que, em conjunto, se tome decisões e se analise as consequências das mesmas. Para as aulas de Inglês, para além de se poder abordar vocabulário relativo ao ambiente e à vida citadina, podemos também pedir aos alunos que nos descrevam a sua casa e que nos apresentem os prós e os contras da mesma. Podemos também criar grupos de intervenção e tentar fazer algumas das mudanças sugeridas pelo My Adobo na nossa escola ou nas nossas casas, documentando todo o processo com fotografias, vídeos e reflexões sobre as alterações efectuadas.

Abaixo coloquei a casa que criei. Experimentem criar a vossa.

(My Adobo via Dean Groom)
Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tutorials

Hoje em dia, mais do que nunca, é imperativo que sejamos capazes de aprender sozinhos. Por isso, gostava de vos falar de três sites que são de referência para mim: Tech Training Wheels, Teacher Training Videos e Cybrary Man's Tutorials. Quando preciso de informações ou quero esclarecer dúvidas sobre a utilização de alguma ferramenta, encontro sempre respostas nestes sites.
Tech Training Wheels oferece-nos uma variedade de vídeos sobre diferentes ferramentas e tem por objectivo simplificar a tecnologia, tornando-a acessível a todos. Se quisermos podemos nos registar e também partilhar os nossos tutoriais.
Teacher Training Videos é fruto do trabalho de Russel Stannard que para além de nos oferecer excelentes tutoriais sobre ferramentas de uso generalizado, também nos oferece tutoriais sobre ferramentas que podemos usar especificamente no ensino do Inglês.
Cybrary Man's Tutorials é uma das muitas páginas criadas por Jerry Blumengarten, um educator excepcional, que organizou uma espécie de catálogo da internet para toda a comunidade educativa. Na sua página de tutoriais Jerry aponta para uma miríade de links onde poderemos suprir as nossas necessidades.

Como usar Tech Training Wheels Teacher Training Videos e Cybrary Man's Tutorials nas aulas?
Pessoalmente falando, prefiro que me mostrem do que me digam como fazer algo. Se tiver um vídeo que possa ver e rever as vezes que forem necessárias, facilmente percebo e sou capaz de aplicar o que apreendi. A maioria dos nossos alunos também é assim. Então porque não usar os vídeos disponibilizados por estes sites e direccionar os alunos para o vídeo sobre a ferramenta que queremos que eles usem? É uma óptima forma de não só responsabilizá-los pela sua aprendizagem, mas também uma excelente maneira de praticar inglês. Podemos inclusive pedir-lhes que criem as legendas para o vídeo, que usem o VidiNotes e que criem um manual de instrução ou que depois criem eles o seu próprio vídeo dando conta do funcionamento de uma determinada ferramenta.

Share/Save/Bookmark

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Carbonmade

Carbonmade é uma ferramenta que nos permite criar um portfolio online. É simples e está principalmente direccionado para a partilha de imagens. O primeiro passo é criar uma conta, após o qual poderemos introduzir uma série de informações sobre nós e mesmo adicionar links para outros site. O Carbonmade dispõe de dois tipos de contas: uma grátis e uma paga. A grátis permite-nos adicionar até 5 projectos e 35 imagens, enquanto que a paga - 12 dólares por mês - dá-nos acesso a 50 projectos, 500 imagens e 10 vídeos. Uma vez que cada portfolio tem uma URL, depois de concluído, é fácil partilhá-lo com os outros. 

Como usar Carbonmade nas aulas?
Carbonmade poderá ser usado como portfolio para projectos específicos. Uma vez que só aceita imagens na conta grátis, qualquer trabalho em texto terá de ser convertido em imagem. O que facilmente se consegue quer através de um simples print screen e do Paint ou então através de um conversor online como o Zamzar. Um bom exemplo do que pode ser conseguido foi o que Christopher Rogers partilhou no seu blog: um portfolio para um projecto de poesia. Esta ideia de criar portfolios para projectos específicos pode ser usada para documentar determinados tópicos abordados em qualquer aula. Depois podíamos, por exemplo, utilizar o LiveBinder para colocar num único local os vários projectos criados.

Abaixo coloquei um screenshot do Carbonmade. Acedam e experimentem.



Share/Save/Bookmark

Bzzzpeek , Smories, Zooburst

Buzzpeek, Smories e Zooburst que têm em comum duas coisas: crianças e histórias.
Bzzzpeek oferece-nos uma colecção de onomatopeias, que representa os sons emitidos por vários animais e meios de transporte. Os sons são criados por crianças de países diferentes e permitem-nos verificar como estes mudam de acordo com a sua cultura e nacionalidade. Não é necessário qualquer registo basta aceder e clicar no símbolo do animal/meio de transporte que queremos. As diferentes nacionalidades das crianças são representadas através da bandeira dos seus países. Se quisermos também podemos submeter ficheiros aúdio criados pelos nossos alunos.  
Smories são histórias para crianças lidas por crianças. Qualquer um de nós pode submeter uma história  ou um poema original, desde que sejam abaixo de 750 palavras. Se a nossa história for seleccionada será depois gravada em vídeo e teremos a possibilidade de ganhar um prémio. Podem ler mais sobre todo o processo de selecção aqui.
Zooburst permitem-nos criar histórias em 3d que podem ser visualizadas de qualquer ângulo, bastando clicar e manter o botão do rato pressionando para mover a imagem. Para utilizar esta ferramenta será necessário aceder e criar uma conta - uma vez que o site ainda está em Beta teremos de preencher um formulário - fazer o upload das nossas imagens, inserir o texto e prontamente temos um livro de histórias que poderemos embeber em qualquer site/blog.

Como usar Bzzzpeek, Smories e Zooburst nas aulas?
Qualquer um destes sites é uma mais valia para nós. O Buzzzpeek é óptimo para demonstrar diferenças culturais. Poderíamos criar um "guessing game", pedindo aos nossos alunos para adivinharem a nacionalidade de quem produz o som ou então pedir-lhes para fazerem uma pesquisa e tentar descobrir como certos sons são produzidos em determinados países. O Smories e o Zooburst podem ser utilizados para não só dar oportunidade aos nossos alunos para lerem mais, mas também para serem eles os criadores das histórias. Podemos, por exemplo, pedir-lhes para, seleccionarem onomatopeias  no Bzzzpeek e inventarem uma história onde esse som seja reproduzido, tendo em atenção o país onde a história iria se desenrolar, depois podiam gravar a si próprios a lê-la e finalmente usar o Zooburst para criarem um livro. 

Abaixo coloquei um screenshot do Buzzzpeek e do Smories e um exemplo de uma história criada no Zooburst. Para verem a história completa cliquem AQUI.
      

Share/Save/Bookmark

terça-feira, 4 de maio de 2010

ReviewBasics

ReviewBasics é uma ferramenta que nos permite efectuar revisões/correcções. Difere das outras ferramentas de revisão porque para além de podermos efectuar correcções em documentos - doc, docx, pdf, ppt e pptx - também podemos efectuá-las em imagens e em vídeos - FLV, WMV, AVI e MPEG. 
Após registo, fazemos o upload dos ficheiros que queremos que os outros nos dêem feedback, depois é só enviar-lhes um convite por e-mail. Apenas essas pessoas poderão visualizar, sublinhar, realçar, riscar e adicionar notas ao ficheiros que lhes enviarmos. Experimentem a "demo" e vejam os tutoriais para ficarem com uma ideia mais clara de todo o processo.

Como usar ReviewBasics nas aulas?
Com esta ferramenta será possível dar feedback aos nossos alunos e aos nossos colegas rapidamente. O facto de podermos rever/corrigir esta variedade de ficheiros deixa em aberto muitas oportunidades de interacção. Podemos enviar um vídeos aos alunos para que estes o comentem tendo em mente os tópicos abordados em aula. Podemos pedir-lhes para identificarem e corrigirem erros num texto que lhes enviamos ou partilhar a sua opinião sobre uma determinada imagem ou praticarem vocabulário apreendido em aula através das imagens, textos e vídeos que lhes enviamos.

Abaixo coloquei um screenshot do ReviewBasics. Experimentem.


Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 3 de maio de 2010

MapAList

MapAList é uma ferramenta que nos permite mostrar num mapa o conteúdo das nossas google spreadsheets. O processo é simples: após registo, acedemos às nossas spreadsheets, seleccionamos a informação que queremos que apareça no mapa - podemos incluir imagens, texto e hiperligações juntamente com a localização geográfica - depois é só salvar e partilhar a URL do mesmo. Cada vez que a spreadsheet for alterada o mapa irá reflectir essas alterações.

Como usar MapAList nas aulas?
Para os docentes de geografia e história esta ferramenta será, sem dúvida, uma mais valia. Nós, docentes de línguas, poderemos usar o MapAList para, por exemplo, quando abordamos o tema "holidays" pedir aos alunos que preencham um formulário, onde especifiquem os países que queriam visitar nas férias , mostrar o mapa criado, aproveitando para pedir-lhes comparar os destinos escolhidos e defenderem a sua escolha. Se tivermos alunos de países diferentes podemos aproveitar para criar um mapa, adicionar a bandeira do país e pedir aos outros para realizarem uma breve pesquisa sobre os países dos colegas.  Podemos mostrar uma série de localizações num mapa, pedir aos alunos para clicarem no marcador onde leriam um pequeno texto e para, em seguida, tirarem ilações sobre a relação entre os mesmo. Podemos também usar O MapAList em projectos, formações ou inquéritos, para termos uma imagem da localização dos participantes.

Abaixo coloquei um screenshot do MapAList. Acedam, experimentem e decidam da sua utilidade nas vossas aulas.

Share/Save/Bookmark

sábado, 1 de maio de 2010

TheBroth

Hoje em dia, cada vez mais recorremos ao crowdsourcing e à colaboração. Não é pois surpresa alguma que surjam sites como o TheBroth.com, um site fantástico que nos permite criar desenhos em conjunto. Após registo criamos o nosso "drawing room", seleccionamos o tipo de desenho que queremos criar: mosaico - onde organizamos mosaicos de forma a criar imagens- ou graffiti - onde desenhamos livremente. Podemos optar por tornar o nosso "room" privado, só podendo entrar quem tiver a URL ou a password do mesmo, ou então, público podendo aceder qualquer utilizador do TheBroth. Todo o processo de criação do desenho é gravado, podendo depois ser visto por outros utilizadores.

Como usar o TheBroth nas aulas?
Qualquer docente de Educação Visual irá adorar este site. Poderão, por exemplo, abordar um determinado tipo de arte, criando no TheBroth um exemplo que depois os alunos poderiam aceder e tentar recriar no papel seguindo o vídeo do processo de criação do professor. Podemos também pedir aos alunos que, em conjunto, criem um desenho sobre um tópico abordado em aula, desde vocabulário a expressão/visualização de ideias. Da mesma maneira que podemos usar o Skype para ligar os nossos alunos a, por exemplo, autores, porque não usar o TheBroth, para pedir a um artista para demonstrar o seu trabalho. Existe inclusive uma chat box através da qual os nossos alunos poderiam interagir com ele.

Coloquei a gravação que fiz de um dos desenhos presentes na galeria, só para vos mostrar os trabalhos espectaculares que se podem encontrar no TheBroth. Acedam e experimentem.

Share/Save/Bookmark