quarta-feira, 30 de junho de 2010

Writing with Writers

Writing with Writers é uma das actividades disponibilizadas pelo site Scholastic. O objectivo é proporcionar aos alunos um guia que os ajuda a melhorar a sua escrita. Estão à disposição vários guias, entre eles, escrita biográfica, descritiva e jornalística. Podemos facilmente seleccionar aquela que melhor se adapte às nossas aulas. Cada guia tem objectivos específicos e depois podemos optar por publicar o trabalho dos alunos online.

Como usar Writing with Writers nas aulas?
O próprio Scholastic apresenta um guião para professores, com ideias, sugestões e rubricas que podemos utilizar. Para as aulas de Inglês poderemos:
- atribuir tarefas específicas a alunos com dificuldades a nível da escrita;
- abordar um dos guias em aula e seguir todo o processo de criação com a turma, debatendo com eles as dificuldades que possam sentir e ajudando-os a ultrapassá-las;
- dividir a turma em grupos, atribuir a cada grupo a mesma tarefa, comparando os textos criados, seleccionando o melhor e debatendo o porquê da escolha feita;
- criar uma revista virtual com os trabalhos criados pelos alunos, utilizando o Issuu.

Abaixo coloquei um screenshot. Acedam e experimentem.


Share/Save/Bookmark

terça-feira, 29 de junho de 2010

Image Detective

Image Detective é uma das actividades disponibilizadas pelo site Picturing Modern America. O objectivo é encorajar e desenvolver competências e pensamento crítico. A actividade é simples e segue um método que poderá ser aplicado a qualquer actividade de pesquisa: levantam-se questões sobre o que observamos, procuram-se pistas que nos ajudem a encontrar respostas e a clarificar dúvidas, encorajando-se os alunos especular e a descrever o que vêm, consulta-se informação que nos forneça uma ideia mais clara sobre o período retratado e por fim delineamos as nossas conclusões. Podemos optar por seguir este processo online ou então imprimir o documento e apenas mostrar a fotografia que queremos que eles analisem. Não é necessário qualquer registo, basta aceder. No fim da "investigação" submetemos o nosso documento e podemos compará-lo com o dos outros.

Como usar Image Detective nas aulas?
O Image Detective aborda imagens específicas de períodos que fazem parte da história da América, mas como já o referi este é um processo que podemos seguir e aplicar a qualquer actividade de pesquisa. Assim que poderemos:
- seguir o processo, mas apresentar outras imagens de tópicos que iremos abordar em aula e pedir aos alunos para apresentarem as suas conclusões;
- atribuir a mesma imagem a grupos diferentes, pedindo-lhes para apresentarem o seu método de raciocínio, comparando os resultados obtidos de forma a que, em conjunto, se chegue ao processo que é mais eficaz;
- pedir aos alunos que seleccionem uma imagem/documento/vídeo sobre um período histórico ou outro tópico qualquer, sobre o qual eles queiram saber mais, que apliquem o processo de investigação do Image Detective e que depois apresentem as suas descobertas.


Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Teacher Tools & Templates

Teacher Tools & Templates são modelos criados pelo Education World, que abrangem vários aspectos da profissão de todos os docentes. Não é necessário qualquer registo, basta aceder, fazer o download do que precisarmos e utilizar como melhor nos for útil.

Como usar Teacher Tools & Templates nas aulas?
Os modelos e os organizadores gráficos disponíveis irão certamente poupar-nos imenso tempo e facilitar uma série de tarefas burocráticas que fazem parte da vida de todos nós.

Abaixo coloquei um screenshot da página  em questão. Acedam e decidam da sua utilidade nas vossas aulas.


Share/Save/Bookmark

sábado, 26 de junho de 2010

Documents SearchEngines

PdfPick.com, EbookSearchEngine, Docjax.com são todos motores de pesquisa, o que os distingue é o facto de através deles termos acesso não a sites, mas a documentos que estejam online. Não é necessário qualquer registo, basta aceder,inserir os termos da nossa pesquisa e prontamente é-nos dado acesso a documentos em formato doc, pdf e ppt que poderemos consultar e mesmo fazer o download.

Como usar PdfPick.com, EbookSearchEngine e Docjax.com nas aulas?
Aqueles de nós que já investiram horas em pesquisas, apenas para aceder a links para sites que em nada nos ajudaram irão certamente apreciar o serviço proporcionado por estes motores de pesquisa. Através deles poderemos:
- consciencializar os nossos alunos das várias formas de realizar pesquisas online para que eles se tornem mais eficientes,
- pedir para explorarem e realizarem uma pesquisa nos 3 para depois podermos comparar e analisar os resultados;
- facilmente aceder a documentos de interesse que depois poderemos partilhar com os nossos colegas e com os nossos alunos.

Abaixo coloquei screenshots. Acedam, experimentem e decidam da sua utilidade.

Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 23 de junho de 2010

MeeGenius

MeeGenius disponibiliza uma série de livros áudio que podemos facilmente aceder e utilizar sem sequer ser necessário efectuar registo. Temos inclusive a possibilidade personalizar a nossa experiência de leitura e substituir o nome de duas das personagens pelos nomes que quisermos. Contudo para guardar a nossa versão personalizada teremos de nos registar.

Como usar MeeGenius nas aulas?
Utilizar as histórias disponíveis nas aulas irá proporcionar, aos nossos alunos, o acesso a livros simples e de fácil leitura, ajudando-os a ganhar mais confiança e a desenvolverem a sua capacidade de leitura.  Poderemos:
- dar-lhes a oportunidade de gravar (áudio) a si próprios a ler a história enquanto a ouvem, criando uma espécie de Karaoke literário;
- pedir aos alunos que individualmente escolham uma história por mês e realizar tarefas após a leitura: recontar a história usando o GoAnimate, elaborar um poster usando o Glogster, organizar um Voicethread com os livros lidos/ouvidos pela turma;
- seleccionar livros que iremos abordar como leitura extensiva e criar um grupo de discussão para os nossos alunos, dando assim espaço para uma leitura colaborativa, onde eles não só trocam impressões sobre o conteúdo do livro como também podem tornar a leitura mais abrangente trocando, entre si, notas, sites e outros materiais relevantes.

Abaixo coloquei um screenshot do MeeGenius. Experimentem.
(MeeGenius via Nik Peachey)

Share/Save/Bookmark

terça-feira, 22 de junho de 2010

Wordsmyth

Wordsmyth disponibiliza uma série de ferramentas que podemos facilmente aceder para criar jogos/actividades  relacionados com utilização de vocabulário. Podemos aceder e experimentar, mas para publicar online as actividades que criámos teremos de efectuar registo. As ferramentas disponíveis são Reverse Search, Anagram Solver, Crossword Solver; Glossary Maker; Matching Quiz Builder e, a mais recente adição à lista, o Fill-in Maker.  Qualquer uma das ferramentas é muito simples de utilizar, bastando inserir o vocabulário que queremos utilizar e seguir as indicações que nos são dadas através do processo de criação da nossa actividade. 

Como usar Wordsmyth nas aulas?
As ferramentas disponibilizadas pelo Wordsmyth têm aplicações em qualquer disciplina, mas são particularmente úteis para os docentes de línguas. Através delas poderemos:
- rapidamente criar vários tipos de actividades para praticar vocabulário abordado em aula;
- pedir aos alunos para criarem fichas de trabalho para serem aplicadas em aula aos colegas;
- organizar concursos na sala de aula, tendo por base a resolução acertada das várias actividades criadas.

Abaixo coloquei uma actividade que criei usando o Fill-in Maker. Experimentem vocês também.

Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Audiobook Cutter

AudioBook Cutter é uma ferramenta que faz exactamente o que seu nome indica: corta/divide livros áudio. Será necessário fazer o download do software. Temos à disposição três opções:
Creio que para nós, docentes, a versão grátis será suficiente. Depois de instalado o Audiobook Cutter basta adicionar os ficheiros que queremos dividir e seleccionar a duração de cada segmento (de 15 segundos a 80 minutos). Podemos inclusive efectuar a divisão dos livros por pausas ou momentos de silêncio. 
Embora o AudioBook Cutter se destine primeiramente a livros áudio, este poderá ser utilizado com qualquer outro ficheiro áudio, permitindo também a mistura de vários ficheiros áudio mais pequenos (podcasts) num único ficheiro.

Como usar AudioBook Cutter nas aulas?
Com esta ferramenta poderemos:
- dividir livros áudio em segmentos mais pequenos, tornando a sua utilização em leitores de mp3 mais viável;
- atribuir partes do livro a alunos diferentes de forma a que depois cada um dê conta da sua parte à turma;
- pedir a cada um dos alunos que transforme a sua parte da história numa narrativa digital, utilizando a ferramenta que designarmos, para depois juntarmos tudo e apresentar a história final;
- criar um único ficheiro áudio de várias gravações feitas por nós ou pelos alunos.

(AudioBook Cutter via Patricia Donaghy)

Share/Save/Bookmark

sábado, 19 de junho de 2010

Mindmaps - Think & Bubbl.us

Think e Bubbl.us são duas ferramentas que nos permitem criar mapas mentais. Seleccionei estas duas não por serem as mais completas, mas sim por serem as mais simples que já experimentei. Ambas requerem registo, embora seja de realçar que Bubbl.us permite-nos elaborar o mapa sem registo, mas para o podermos embeber será necessário ter conta. Apenas podemos inserir texto no mapa e efectuar edições no que diz respeito à cor dos nódulos e do fundo. Qualquer uma delas permite-nos exportar o mapa criado como imagem.

Como usar Think e Bubb.us nas aulas?
Como já o referi estas duas ferramentas são muito simples, para a criação de mapas mentais mais complexos, com a possibilidade de inserção de hiperligações, imagens, vídeos e documentos a nossa melhor aposta será o Mindomo. Contudo, por vezes, o simples é a único elemento que precisamos. É nessa altura que ferramentas como Think e Bubbl.us são uma mais valia para qualquer docente. Com elas podemos:
- apresentar qualquer tipo de estrutura hirárquica;
- rever ou apresentar vocabulário;
- pedir aos alunos para criarem exercícios de expansão de frases;
- explorar relações - causa/efeito, consequências e sequência temporal;
- é também uma óptima maneira para os alunos organizarem dados sobre tópicos abordados em aula.

Abaixo coloquei dois exemplos muito simples. Acedam, experimentem e decidam da sua utilidade para as vossas aulas.

Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 16 de junho de 2010

YouTube Video Editor

YouTube Video Editor é uma ferramenta criada pelo YouTube para facilitar a edição de vídeos dos seus utilizadores. Apenas a pode utilizar quem já tem conta, sendo o processo de edição limitado à selecção de excertos dos nossos vídeos que podemos depois misturar e voltar a publicar no nosso canal. Os vídeos mantêm o áudio original de cada um dos excertos, por isso para evitar uma cacofonia ou somos muito cuidadosos na nossa selecção ou substituímos por completo o áudio com uma das faixas disponibilizadas pelo YouTube.

como usar YouTube Video Editor nas aulas?
É certo que esta ferramenta tem limitações, mas para edições simples é mais que suficiente. Poderá ser utilizada para:
- rapidamente criar uma espécie de "medleys" dos nossos vídeos para apresentar vários aspectos de projectos escolares ou diferentes tópicos;
- apresentar um "mash up" aos alunos e pedir-lhes para identificar os vários excertos - podemos misturar excertos de tópicos que tenhamos abordado em aula;
- pedir aos alunos para criar uma narrativa alternativa, misturando dois ou mais dos seus próprios vídeos. 

Abaixo, só para experimentar a ferramenta, criei um vídeo, fruto da mistura de três vídeos diferentes.

Share/Save/Bookmark

terça-feira, 15 de junho de 2010

Search & Download Sound Effects

FreeSound, SoundJay, SoundBibble e FindSounds são todos websites que nos permitem aceder a efeitos sonoros.
FreeSound pretende criar uma base de dados de excertos aúdio, que têm uma Creative Commons Sampling Plus License, podendo-se, após registo, fazer o download e utilizar qualquer um dos excertos. Podemos inclusive contribuir, fazendo o upload dos nossos próprios efeitos sonoros. 
SoundJay e SoundBible são muito semelhantes. Nenhum precisa de registo prévio e podemos facilmente fazer o download dos sons disponíveis em ambos, em formato WAV ou em MP3.
FindSounds, por seu lado, é um motor de pesquisa só para sons. Assim que, se não encontrarmos o que queremos em nenhum dos três primeiros, podemos efectuar uma pesquisa através do FindSounds que rapidamente encontraremos algo que vá ao encontro do que queremos.

Como usar FreeSound, SoundJay, SoundBibble e FindSounds nas aulas?
Qualquer docente que utilize ou pretenda utilizar efeitos sonoros nas suas aulas ou apresentações, podcasts ou narrativas digitais, irá, certamente apreciar o manancial de ficheiros áudio disponibilizados por estes sites. Através deles poderemos:
- adicionar efeitos sonoros aos nossos Podcasts ou "radio shows" que depois podemos colocar online e partilhar com os outros através de sites como o Podomatic;
- criar actividades lúdicas do género "guess the sound" em que os alunos teriam de identificar os excertos áudio - sons citadinos, animais, ruídos da natureza, etc;
- disponibilizar uma série de efeitos sonoros à volta dos quais os alunos teriam de construir uma história;
- pedir aos alunos que adicionem sons às suas narrativas digitais, tornando-as mais vivas;
- explorar a forma como os efeitos sonoros ajudam a criar o ambiente de uma história, pedindo aos alunos para seleccionarem o efeito que acham ser mais adequado e justificarem a sua opção.

Abaixo coloquei screnshots de apenas dois dos sites. Acedam, experimentem e decidam da sua utilidade nas vossas aulas.



Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Wacchen: a nice place to watch video

Wacchen permite-nos colocar num único local qualquer vídeo que se encontre online. Basta efectuar registo, colocar na nossa barra de ferramentas o bookmarklet "watch later" e, prontamente, podemos iniciar a nossa colecção. Para organizar o nosso arquivo podemos agrupar os vídeos em diferentes secções: "Novos", "Favoritos" e "Arquivados". Se quisermos podemos inclusive partilhar a nossa colecção com os outros através de um feed de RSS.

Como usar Wacchen nas aulas?
Ter acesso a um local onde podemos arquivar vídeos é, sem dúvida, uma mais valia para qualquer docente. Podemos:
- guardar vídeos sobre vários tópicos e usar o feed para partilhá-los com colegas;
- seleccionar vários vídeos que representem determinadas realidades, criar a nossa própria mini-playlist utilizando o Embedr, explorar o contexto histórico e alargar os horizontes culturais dos nossos alunos;
- pedir aos próprios alunos que seleccionem vídeos que vá ao encontro de um determinado tópico que estejamos a abordar em aula, justificando o porquê da sua escolha;
- encontrar vídeos que poderemos utilizar em aula, arquivá-los para depois poder rapidamente aceder e usá-los no ESLvideo para criar um quiz acerca do mesmo;
- pedir aos alunos que, usando o Overstream, seleccionem um vídeo do arquivo e que criem eles as legendas para o vídeo.

Abaixo coloquei um screenshot do Wacchen. Acedam e experimentem.

Share/Save/Bookmark

terça-feira, 8 de junho de 2010

Test Creators - SquidQuiz and Testmoz


SquidQuiz e Testmoz são mais duas ferramentas que nos permitem criar testes online. São ambas muito fáceis de utilizar. A primeira faz parte do site Squido, é extremamente simples, mas será necessário efectuar registo e apenas nos permite criar questionários com 10 questões de escolha múltipla.  Testmoz, por seu lado, embora igualmente simples, oferece-nos mais opções. Não requer qualquer registo e podemos criar testes com 4 tipos de questões: resposta múltipla, escolha múltipla, verdadeiro ou falso e preenchimento de espaços em branco. De momento não há limite para o número de questões que se pode introduzir e podemos inclusive personalizar o nosso teste adicionando um pequeno texto no início e no fim do mesmo, bem como seleccionando o que será visível a quem realizar o teste e  optando por proteger o acesso ao teste com uma password ou não. Os resultados dos testes podem ser consultados e exportados a qualquer altura. Infelizmente nenhuma destas ferramentas permite que se coloque os testes criados directamente no nosso site/blog, mas facilmente partilhamos a sua URL com os outros.
Como usar SquidQuiz e Testmoz nas aulas?
Estas são duas ferramentas que certamente nos ajudarão a poupar tempo na criação de actividades para as nossas aulas. Através delas poderemos:
- criar testes para alunos em específico;
- a título de revisão de conteúdos, pedir aos nossos alunos que criem eles próprios os exercícios para depois os aplicarem aos colegas;
 - rever a matéria e colmatar dúvidas;
- elaborar testes com uma vertente mais lúdica e organizar um pequeno concurso em aula, ganhando o grupo ou elemento da turma que acertasse em mais perguntas;
-complementar os tópicos abordados em aulas com actividades extra (exercícios de vocabulário, gramática, etc), tendo a possibilidade de, ao restringir o acesso ao teste a apenas os nossos alunos, facilmente controlar os resultados obtidos por eles.

Abaixo coloquei screenshots do SquidQuiz e do Testmoz. Acedam e experimentem. 

Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 7 de junho de 2010

The Dialectizer

O Dialectizer é uma ferramenta engraçada que nos permite transformar ou, se me permitem, "traduzir", o  texto que inserimos ou página web inteiras e criar versões dos mesmos em diferentes dialectos. De momento, podemos seleccionar entre 8 dialectos, entre eles: cockney, redneck, Jive. Não é necessário qualquer registo basta aceder e utilizar.

Como usar o Dialectizer nas aulas?
Como referi esta é uma ferramenta que nos permite brincar um pouco com os dialectos, não é para ser levada a sério, mas podemos criar actividades interessantes à volta dela. Podemos:
- usar um dos textos traduzidos, para, de uma forma engraçada, introduzir o tópico e consciencializar os alunos dos diferentes dialectos existentes;
- gravar os alunos a lerem a versão cockney de um texto para que depois possam identificar as diferenças entre essa leitura e aquela que eles normalmente fariam;
- apresentar-lhes um registo áudio de diferentes dialectos, para eles tentem identificá-los;
- realizar um pequeno exercício de retroversão, em que eles tentariam chegar ao Inglês "correcto" a partir do dialecto.

Abaixo coloquei um pequeno excerto do último post de Karenne Sylvester que, a título de exemplo, submeti ao Dialectizer. Vejam o original e comparem-no com a versão cockney do mesmo.


Share/Save/Bookmark

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Motivational Power

Motivational Power oferece-nos a possibilidade aceder a material que podemos usar para motivar os outros, desde citações, vídeos, músicas, poemas, posteres e discursos. Não é necessário registo, basta aceder. O site está organizado por tipo de actividade, por isso facilmente encontramos o que nos interessa. Se usarmos este site em conjunto com WingClips teremos ainda mais material disponível.

Como usar o Motivational Power nas aulas?
Motivar os alunos é e sempre foi um dos objectivos dos professores. Motivar para a aprendizagem, motivar para superar dificuldades, motivar para a participação, enfim não há  uma aula que não envolva motivação para alguma coisa. Assim que toda e qualquer ajuda é bem-vinda. Podemos usar o Motivational Power para, por exemplo:
- analisar com os alunos alguns dos poemas e decidir da sua eficácia, em termos de motivação dos outros;
- pedir-lhes que criem em conjunto criem pequeno vídeo que espelhe as palavras do poema;
- abordar discursos que marcaram e inspiraram e pedir aos alunos para investigarem e apresentarem os acontecimentos histórico/culturais que conduziram ao proferir do discurso, verificando depois o efeito do mesmo sobre as pessoas, para os consciencializar do poder da palavra e da inspiração;
- pedir-lhes para seleccionarem um filme, uma imagem, um poema, uma música que os tenha inspirado a alterar qualquer aspecto da sua vida ou que pelo menos os tenha feito sonhar com algo que querem para si para o futuro;
- criar uma vídeo reportagem onde abordem um acto levado a cabo por alguém - um atleta, um músico, um politico, um professor, etc - da nossa comunidade que tenha inspirado os outros;
- mostrar alguns posteres a título de exemplo e apresentar-lhes algumas situações da sua vida escolar - más notas, problemas familiares, dependências, etc- para as quais eles teriam de criar os seus próprios posteres para motivar os outros a ultrapassar ou simplesmente alertar.
Abaixo coloquei um poster, um poema disponíveis no site. 

Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 2 de junho de 2010

MoMuPi - Movie Soundtracks

MoMupi funciona como uma espécie de base de dados de faixas de música usadas em filmes. Não é necessário qualquer registo. Basta aceder inserir o nome do filme e rapidamente temos acesso às músicas que podemos ouvir directamente no site. Não é possível guardá-las directamente no nosso computador, mas entre o YouTube e outras ferramentas de pesquisa de mp3s, por exemplo: Beemp3, Fetchmp3, Mp3search, facilmente se tem acesso ao download do mp3.

Como usar MoMuPi nas aulas?
Por vezes, sabemos o nome do filme, mas não conseguimos identificar o nome de uma determinada faixa sonora. MoMuPi ajuda-nos a contornar isso. Se conjugarmos este recurso com Filmsite, Quotes-from-movies e MovieWavs que já abordei no post intitulado Into Movies o material e as actividades que poderemos criar será mais variado. Mas com o MoMuPi podemos, por exemplo:
- usar o VoiceThread e debater com os alunos como a escolha da banda sonora contribui para a criação do ambiente no filme, experimentando ver excertos do filme sem som, dando-lhes depois a escolher entre 3 faixas para eles seleccionarem aquela que acham ser a mais adequada;
- pedir-lhes que, em grupo, criem uma pequena rubrica que terão de ter em mente quando seleccionarem a música para os seus vídeos;
- pedir-lhes para apresentarem, usando o Tokbox, a faixa sonora de um determinado filme que eles achem que foi/não foi a melhor que se podia ter utilizado, justificando a sua opinião.

Abaixo coloquei um screenshot do MoMuPi. Experimentem e partilhem connosco outras ideias que tenham para usá-lo nas aulas.

Share/Save/Bookmark

terça-feira, 1 de junho de 2010

365 Pictures - Daily Photo Prompts

365 Pictures faz parte do Creativity Portal. A ideia é partilhar, diariamente, ao longo do ano, uma fotografia, acompanhada de uma frase para inspirar a escrita. Não há duas imagens iguais e podemos aceder às anteriores visitando a secção dos créditos. Não é necessário qualquer registo, basta visitar.

Como usar 365 Pictures nas aulas?
O próprio site já nos indica algumas ideias, entre elas: escrita criativa, inspiração para "blog posts" e reflexão. Gostaria de sugerir outras actividades que podem ser utilizadas em qualquer aula de línguas. Podemos:
- usar a imagem como ponto de partida para a criação de uma história, e tendo por base o "writing prompt" sugerido, pedir aos os alunos para criar, através do Movie Maker, PowerPoint, Animoto, Flixtime ou outra ferramenta qualquer, uma pequena narrativa usando apenas imagens;
- mostrar apenas a imagem e pedir aos alunos para criarem a frase que acham que melhor reflecte o expresso na fotografia, depois comparar as sugestões dos alunos com a sugerida pelo 365 Pictures, debater as escolhas feitas e seleccionar aquela que, segundo eles é a melhor;
- aproveitar as imagens para exercícios de descrição e prática de vocabulário;
- abordar os elementos da narrativa e sequência temporal, usando as imagens como ponto de partida para, por exemplo, a criação de uma história colectiva no LiveTyping;
- usar a imagem para a criação de uma animação no GoAnimate.

Abaixo coloquei um screenshot do 365 Pictures. Acedam e deixem-se levar pela imaginação.

Share/Save/Bookmark