terça-feira, 31 de agosto de 2010

VidScan

Makeuseof.com abordou na sua rubrica "Cool Websites and Tools" o site VidScan que nos permite identificar partes específicas de um vídeo do YouTube através de referências a tempo (por exemplo: 02:10, 00:20, etc) presentes nos comentários  a esse vídeo. O processo é simples e não requer qualquer registo, basta aceder, inserir o link do vídeo e o VidScan imediatamente nos apresenta todos os comentários  (que contenham referências temporais) feitos  no YouTube a esse vídeo. 

Como usar VidScan nas aulas?
Através do VidScan poderemos dar um bom uso aos comentários que postamos no YouTube. Assim poderemos, por exemplo:
- adicionar comentários/chamadas de atenção para partes específicas dos vídeos que iremos utilizar em aula;
- pedir aos alunos que identifiquem e comentem erros ou outra particularidade que queremos abordar em aula. A ideia proposta por Arjana no seu blog Traveloteacher, por exemplo, ganharia muito se pedíssemos aos alunos para assistirem ao vídeo e identificarem os erros cometidos pelos personagens do sketch, postando comentários ao próprio vídeo. Depois poderíamos abordar em aula os erros apontados através do VidScan.

Abaixo coloquei um screenshot do VidScan. Experimentem.


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segunda-feira, 30 de agosto de 2010

NewsCreed

Há uns dias atrás David Deubeldeiss abordou no seu blog "Making an online class newspapers". Uma das ferramentas que ele apontou foi NewsCreed, seguindo a sua recomendação, decidi experimentar e ainda bem que o fiz. :)
NewsCreed permite-nos criar o nosso próprio jornal, em apenas alguns cliques. Na verdade, podemos criar vários jornais se assim o quisermos. Basta aceder, efectuar registo e clicar em "create newspaper", o passo seguinte é dar um nome ao jornal e personalizar o seu aspecto. Podemos adicionar notícias de três formas distintas: através de palavras chave (tags) a partir das quais o NewsCreed, utilizando várias fontes (que podem também ser modificadas) irá recolher os artigos online; através da inserção de "feeds" de RSS, funcionando assim como um agregador de feeds; e, por último, através da criação/escrita dos nossos  próprios artigos de notícias. O NewsCreed coloca todos os tópicos/secções criadas na primeira página do jornal, mas permite-nos a navegação fácil entre os vários tópicos. Após a criação do jornal, facilmente o partilhamos através das redes sociais e os outros podem inclusive subscrever o jornal e recebê-lo diariamente através de e-mail.

Como usar NewsCreed nas aulas?
O NewsCreed proporciona-nos uma forma simples e rápida de organizarmos um jornal que podemos utilizar nas nossas aulas. Poderemos, por exemplo:
- criar um jornal sobre tópicos específicos a serem abordados em aula e apresentá-lo como leitura extra ou explorar as notícias em aula, criando actividades em torno das mesmas;
- pedir aos alunos para criarem o seu próprio jornal sobre tópicos que gostam ou assuntos que queiram aprofundar, aproveitando os editoriais para partilharem as suas opiniões e reflectirem sobre as notícias publicadas;
- criar um jornal só com feeds de RSS dos blogs do alunos que poderia depois ser partilhado com os encarregados de educação;
- criar um jornal sobre tópicos relativos ao ensino/aprendizagem do Inglês e partilhá-lo com os colegas de departamento, utilizando os editoriais para trocar e partilhar pontos de vistas sobre os mesmos.

Abaixo coloquei um screenshot do jornal que criei. Cliquem em ZarcoEnglish para aceder e explorar. Experimentem criar o vosso jornal também.


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sexta-feira, 27 de agosto de 2010

WorksheetsWorks.com

WorksheetsWorks.com proporciona-nos a oportunidade de podermos, rapidamente, aceder/criar uma série de fichas de trabalho, prontas a serem impressas e utilizadas. O site está organizado por 5 grandes tópicos: Mathematics, English Language, Geography, Puzzles e Miscellanea. Cada um disponibiliza uma variedade de modelos de actividades. Algumas podem ser personalizadas, outras estão prontas a ser utilizadas tal como estão. Para ter acesso ao material disponível não é necessário registo basta aceder. Depois de seleccionarmos a actividade que queremos é só guardar (em formato PDF) a ficha criada e depois imprimi-la.

Como usar WorksheetsWork.com nas aulas?
Infelizmente as fichas criadas não podem ser utilizadas online, mas, por vezes, o melhor é mesmo utilizar actividades que os alunos possam manipular à vontade, sem depender do acesso a um computador. Dito isto, nada nos impede de utilizar um quadro interactivo, abrir o PDF e, por exemplo, tentar resolver com a turma uma das acitividades disponíveis. Podemos também pedir que os alunos seleccionem/criem uma actividade em casa que a imprimam e que depois desafiem os colegas a resolvê-la.

Abaixo coloquei um screenshot do WorksheetsWorks.com. Acedam e decidam da sua utilidade para as vossas aulas.


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quinta-feira, 26 de agosto de 2010

StripGenerator

StripGenerator é mais uma ferramenta que nos permite criar tiras de banda desenhada. É possível aceder e criar a nossa banda desenhada sem sequer efectuar registo. Contudo, se quisermos guardar e eventualmente editar a banda desenhada criada, teremos de nos registar. Todo o processo de criação da BD é simples. Basta seleccionar o tipo de tira que queremos usar, escolher de entre as personagens disponíveis as que queremos usar ou criar as nossas próprias personagens (tudo funciona através do método de "drag & drop", por isso é muito fácil de usar), inserir o texto e finalmente publicar o nosso trabalho. Depois de publicado podemos colocar a BD directamente no nosso site/blog ou então partilhá-lo através das redes sociais.

Como usar StripGenerator nas aulas?
Esta ferramenta, como qualquer outra de criação de tiras de BD, é óptima para apresentação e/ou revisão de conteúdos. Pode ser utilizada para narrar acontecimentos/histórias, para dar instruções de uma forma lúdica, para os alunos apresentarem as suas próprias histórias ou a sua versão de um texto abordado em aula. Pode ser utilizado para, pura e simplesmente, alertar os alunos para determinadas situações. Enfim, o limite é a nossa imaginação.

Abaixo coloquei um vídeo disponibilizado pelo próprio StripGenerator.

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quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Wikibooks

Wikibooks é uma colecção de livros escolares cujo conteúdo é aberto, ou seja, qualquer um de nós pode, após registo, aceder e editar o conteúdo dos mesmos. Wikibooks é um dos projectos desenvolvidos pela Wikimedia Foundation, que tem por objectivo desenvolver e publicar conteúdo educacional e torná-lo livremente acessível online. 
Os livros estão organizados por tópicos, por isso facilmente se encontra o que nos interessa. Para terem uma ideia consultem os "Featured Books", aqueles que os utilizadores votaram como sendo o melhor dos livros disponíveis. De entre esses verifiquem o conteúdo disponível pelos "livros" de língua inglesa e, certamente, constatarão que existe muito material útil para as nossas aulas.

Como usar Wikibooks nas aulas?
Todo o material disponível nos wikibooks serão de uma mais valia para qualquer docente, quer estejam a utilizar um livro ou a tentar criar o seu próprio conteúdo. Para os últimos será um óptimo apoio, pois poderá servir de guia para os vários aspectos a serem abordados em aula. 
Wikibooks também proporciona-nos a oportunidade de podermos partilhar com os outros o nosso conhecimento e as nossas ideias. Talvez se pudesse formar grupos de trabalho na nossa escola e criar o nosso próprio livro, podíamos inclusive pedir a colaboração dos alunos e divulgar os trabalhos deles. 

Abaixo coloquei um screenshot do wikibooks. Explorem e decidam da sua utilidade para as vossas aulas. Para aqueles interessados em ir além dos livros deixo também aqui o link para 100 Recursos para o ensino sem livros.


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terça-feira, 24 de agosto de 2010

Twisty Noodle

Twisty Noodle disponibiliza uma miríade fichas de trabalho que podem ser utilizadas para praticar escrita e vocabulário. As fichas estão organizadas por tema ("food", "sports", etc) por isso facilmente se encontra o que nos interessa. Não é necessário registo, basta aceder e utilizar. É possível personalizar qualquer uma das fichas e utilizá-la, após impressão da mesma.

Como usar Twisty Noodle nas aulas?
Este é um site que será certamente de uma mais valia para qualquer docente de Inglês que leccione os níveis de escolaridade mais baixos - primária e 2ºciclo -, pois permite o acesso a variadíssimos tipos de fichas  que  para além de serem facilmente utilizadas, também são rapidamente personalizáveis. Assim que podemos introduzir/praticar vocabulário de uma maneira leve e divertida. Podemos inclusive permitir que os alunos personalizem as suas próprias fichas para nos falarem dos seus gostos e preferências, acrescentando às fichas frases simples, ou apenas identificando, por exemplo, a comida ou desporto que mais gostam. 

Abaixo coloquei um screenshot do Twisty Noodle. Experimentem.


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segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Connect Safely

Connect Safely é um directório de recursos sobre segurança online. O objectivo é permitir e facilitar o acesso, num único local, a inúmeros sites e actividades criadas por várias  instituições. Para além dos links e de uma breve explicação sobre o que cada site oferece, o Connect Safely também disponibiliza ideias/conselhos, uma série de PDFs prontos a utilizar e mesmo alguns vídeos.

Como usar Connect Safely nas aulas?
ConnectSafely é uma mais valia para qualquer professor, encarregado de educação e aluno minimamente interessado e preocupado com o impacto do mundo online e os seus possíveis perigos para qualquer um de nós. Como docentes podemos explorar, seleccionar e adaptar recursos para usarmos em aula para alertarmos os alunos para várias situações de risco. Podemos também atribuir um ou mais sites a grupos de alunos que teriam de explorá-los e apresentar à turma os recursos disponíveis e a sua possível aplicação em aula. Depois das várias apresentações a turma seleccionaria aqueles que achassem mais eficazes e podíamos partilhá-los com a restante comunidade escolar, organizando pequenas acções de informação para as outras turmas.

Abaixo coloquei um screenshot do Connect Safely. Explorem e decidam da sua utilidade para as vossas aulas. 

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quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Gl.am & MultiURL

Gl.am e MultiURL são duas ferramentas que nos permitem partilhar várias URLs através de um único link. Ambas oferecem-nos a possibilidade de criar grupos (à semelhança do Sqworl) distintos de URLs e permitem reduzir o tamanho do endereço da página que queremos partilhar. Para utilizar o Gl.am será necessário registo, enquanto que o MultiURL permite-nos a utilização sem registo, mas se quisermos guardar e alterar as URLs introduzidas e mesmo adicionar uma password ao conjunto de URLs que estamos a partilhar, então teremos de nos registar.

Como usar Gla.m e MultiURL nas aulas?
Sempre que quisermos organizar uma série de páginas sobre um tema específico, estas serão, sem dúvida, ferramentas a ponderar. Podemos, por exemplo, organizar uma scavenger hunt ou uma webquest para os nossos alunos fornecendo-lhes os links das páginas que queremos que acedam através de um único endereço. Podem eles organizar páginas em torno dos temas abordados ou trabalhos efectuados e depois partilhá-las connosco e com os colegas. Podemos ainda colocar no nosso site/blog o link para sites onde eles podem realizar actividades online sobre vários tópicos.

Abaixo coloquei screenshots do Gl.am e do MultiURL. Acedam, experimentem e decidam qual dos dois melhor se adequa às vossas necessidades.

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quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Skloog

Skloog é mais uma ferramenta de "bookmarking. O que o distingue dos outros é a possibilidade de também criarmos a nossa própria "home page" com atalhos para os sites que quisermos. O processo é simples: após registo, acedemos à secção "settings", abrimos o separador "boomarking tools" e colocamos na nossa barra de ferramentas os dois "Bookmarklets" do Skloog. Um dar-nos-à acesso directo à nossa conta e o outro permitir-no-à guardar rapidamente os nossos "bookmarks" (este passo pode ser ignorado, mas implica aceder ao Skloog sempre que quisermos guardar algo).  O Skloog permite-nos facilmente criar separadores/grupos dentro das nossas "bookmarks" e à semelhança das outras ferramentas de "bookmarking" permite-nos adicionar "tags", facilitando assim a pesquisa entre as mesmas. Sempre que quisermos partilhar algo com outros o Skloog permite-nos enviar por e-mail as páginas que nos interessam.

Como usar Skloog nas aulas?
Esta é apenas mais uma ferramenta que nos permitirá organizar e partilhar os nossos bookmarks. Se consciencializarmos os nossos alunos das vantagens que existem em utilizar este tipo de ferramenta, eles certamente poderão tirar mais partido das pesquisas que efectuam. Podemos também utilizar o Skloog para colocar na homepage dos computadores escolares os sites que queremos que eles acedam, evitando perdas de tempo desnecessárias. A nível pessoal podemos também criar a nossa própria homepage com os sites que mais utilizamos.

Abaixo coloquei um breve tutorial disponibilizado pelo próprio Skloog.

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terça-feira, 17 de agosto de 2010

ClassZone

ClassZone é um site criado pela Holt MacDougal para nos proporcionar acesso a recursos e actividades online que complementam os tópicos abordados pelos seus livros. O processo é simples, basta aceder, seleccionar a disciplina que nos interessa, a região dos Estados Unidos que nos interessa (para nós este passo é indiferente) e finalmente clicar em "Go". Depois é só escolher o livro e rapidamente acedemos a uma série de recursos que podemos usar, sem sequer ser necessário qualquer registo. Só a título de exemplo vejam o que têm disponível para o livro Literature, 12. Os recursos variam de acordo com o livro seleccionado, assim que vale a pena explorar vários. 

Como usar ClassZone nas aulas?
Mesmos para quem não está a utilizar os livros da Holt MacDougal, o ClassZone será de uma mais valia, pois temos acesso rápido a uma variedade de actividades e recursos que complementarão as nossas aulas. O facto de os recursos já estarem de acordo com o ano de escolaridade facilita e poupa-nos tempo de pesquisa. Os recursos estão bem organizados, por isso bastará uma consulta rápida para decidir da utilidade dos mesmos para as nossas aulas.

Abaixo coloquei screenshots de dois dos recurso disponíveis: o Grammar Arcade e o Writing Templates.



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segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Phrays & Save the Words

Phrays e Save the Words são dois sites distintos, que têm um objectivo em comum: proporcionar-nos uma forma diferente de acedermos e de sermos criativos com as palavras. O primeiro apresenta-nos diariamente uma palavra nova e desafia-nos a criar uma frase onde utilizemos essa palavra. Se quisermos, após registo, podemos submeter a nossa frase a votação. A frase mais votada será a vencedora do dia. Por seu lado, Save the Words é uma iniciativa que pretende "salvar" palavras que começam a cair em desuso, sugerindo que se adopte uma palavra e a utilizemos e partilhemos com os outros através de textos orais e escritos.

Como usar Phrays e Save the Words nas aulas?
Tanto um como o outro pode ser utilizado para alargar o vocabulário dos nossos alunos. Para consciencializá-los de que o léxico de uma língua está em constante mutação, que as palavras também têm tempo de vida e que conforme vão surgindo novas palavras, outras deixam de ser utilizadas e acabam por desaparecer por completo. Assim que, porque não usar as palavras propostas pelo Phrays e pelo Save the Words e:
- pedir aos alunos para criarem um vídeo onde para além de definirem a palavra teriam de demonstrá-la. Podíamos inclusive enviar os vídeos criados para o Wordia ou então criar o nosso próprio canal no Vimeo, no TeacherTube ou noYouTube para o nosso vídeo dicionário;
- pedir aos alunos para criarem pequenos textos/animações onde teriam de usar um determinado de palavras retiradas do Phrays ou do Save the Words;
- pedir aos alunos para criarem uma apresentação onde dêem conta da evolução do léxico, apontando palavras que tenham sido introduzidas recentemente no léxico e outras que tenham caído em desuso, tentando apontar razões para o sucedido;
- pedir aos alunos para criarem, em grupo, uma série de palavras que eles achem que deveriam existir e levar a cabo uma pequena experiência, onde durante algum tempo, eles usariam as palavras criadas por eles, em casa, na escola e com a comunidade em geral. Após esse tempo iriam apresentar as suas conclusões e a influência que tiveram sobre os outros no que diz respeito à reutilização das palavras que eles criaram, para que assim percebam o processo de criação e introdução de novas palavras no léxico. 

Abaixo coloquei screenshots do Phrays e do Save the Words. Explorem.


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sexta-feira, 13 de agosto de 2010

GeoGreeting

GeoGreeting utilizou o GoogleMaps para detectar edifícios, em todo o mundo, que se assemelhem a letras do alfabeto. Um pouco à semelhança do Spell with Flickr, permite-nos criar mensagens que podemos depois partilhar com os outros sob a forma de uma imagem (após captura de ecrã) ou de um e-card. Não é necessário qualquer registo, basta aceder, inserir a mensagem e o GeoGreetings encarrega-se de dar-lhe forma com caracteres muito "sui generis". Coloquei abaixo um screenshot através do qual poderão verificar a facilidade de utilização desta ferramenta.
Como usar GeoGreeting nas aulas?
A utilização óbvia será enviar mensagens ou criar textos com uma apresentação visual fora do comum, ou mesmo criar frases que poderemos usar para tornar as nossas apresentações e textos mais apelativos visualmente. Mas também poderemos:
- apresentar a imagem de alguns edifícios e pedir aos alunos para tentarem adivinharem o tipo de edifício que é - hotel, escritório, museu, apartamento, etc - e criarem uma história à volta do que supostamente acontece lá diariamente; 
- tirar partido do facto do GeoGreetings identificar e localizar no mapa os edifícios que utilizou para apresentar alguns isoladamente e desafiar os nossos alunos a identificarem o edifício, o país, a data de construção e presente utilização do mesmo;
- comparar tipos de construções que surgem nos diferentes países e procurar identificar diferenças e igualdades entre as mesmas, tentando estabelecer um paralelo entre o país e o tipo de edifício;
- pedir aos aluno que procurem encontrar, utilizando o GoogleEarth, edifícios no nosso país que possa ser utilizado para a criação de mensagens.

Abaixo coloquei um pequeno vídeo que exemplifica uma mensagem criada no GeoGreeting.



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quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Amazing Stories of Sharing

"Amazing Stories of Sharing" is something Alan Levine came up with some time ago. Basically, it's about "knowing intrinsically the value of sharing". This is my way of celebrating my own amazing story.

Living on an island doesn't really help where professional development courses are concerned. So, when I read Berni Wall's tweet about a free teacher development workshop for overseas EFL teachers I was absolutely thrilled! I applied, and when I got an e-mail back from Berni I jumped for joy!
What I couldn't really grasp as I read through the workshop's web page is that what I was being offered was so much more than a mere workshop. I was being given the chance to share my own expertise, to share my successes and failures, to learn together, and to create/strengthen bonds with other wonderful educators.
Starting from the moment I got to hug Eva and Culya in the middle of Kings Cross Station this was an adventure I shall cherish for as long as I live. The days just flew by. We were totally immersed in teaching and learning. The workshop revolved around the Brontes and, I must say, we had the privilege of experiencing Literature the way it should be: we read the books, we talked about the authors, we discussed the themes, the cultural and historical backgrounds, we went into how to approach the books in class, how to deal with grammatical vs communicative approaches, how/when/why use technology to improve students' learning, how to keep them motivated, and finally how to go about error analysis. While all this was happening we turned the experience up a notch and visited the Brontes house, went for a long walk through the moors in order to see and feel what it was like to actually be there. At night, after dinner we all sat and watched the movie versions of the books. For eight days we lived and breathed Brontes!
The wonderful part is that while we were going about all this Berni also made sure we got the feel of what it meant to live in Yorkshire. Every day she, her lovely husband and daughters, would surprise us with a typical Yorkshire dish, and having three different countries represented in her kitchen (Turkey - Eva and Culya; Spain - Blanca; Portugal - me) she (and us) would take delight in comparing our cuisine and exchange recipes. Berni made sure we felt completely at home. We got a chance to experience Yorkshire life, and we loved it!
As I slowly get back into the Madeiran way of life, I sometimes just sit and go back to our chilled out conversations over a cup of tea. Or I let my mind roam through the moors, which even just in my mind are still awe striking. Other times I just long to look out the window, gaze at the fields, put a lead on Macguire (Berni’s Dog) and trod happily out the door to take him for a walk.  
So you see, this teacher development workshop was so, so much more than a learning experience. It was a chance to be with friends. It was a chance to share, to cause ripples in someone else’s life. It was our “Amazing Story of Sharing”!
Create your own video slideshow at animoto.com.

Berni - Creating a teacher workshop -  and Eva - Far Far Away From The Madding Crowd; Teacher Workshops - have already shared their thoughts on the workshop. Please, do visit their blogs and read their take on it. Who knows, maybe you'll join Berni for her next workshop and then share with us your  own amazing story. ;)

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sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Zoom.It

Zoom.It permite-nos visualizar e partilhar imagens nas quais podemos aplicar zoom e explorar os seus detalhes. O processo é simples, basta aceder, inserir a URL da imagem que queremos explorar, clicar em "create" e  o Zoom.It permite-nos depois aplicar zoom à imagem e inclusive embebê-la no nosso site/blog. Este processo pode ser aplicado também ás diferentes páginas de websites e mesmo a pdfs.

Como usar Zoom.It nas aulas?
Zoom.It dá-nos a oportunidade de explorarmos em detalhe qualquer imagem online. Podemos:
- praticar vocabulário, através da exploração dos vários detalhes de uma imagem;
- criar as nossas imagens, esconder informação na imagem, colocá-la online e depois explorá-la oralmente em aula;
- usar um projector e explorar, com colegas e/ou alunos, páginas de sites, ás quais podemos depois aplicar zoom para uma melhor visualização;
- explorar imagens referentes a um determinado período histórico, procurando explorar detalhes de forma a obter mais informação.


Abaixo coloquei um pequeno vídeo só para demonstrar a utilização do Zoom.It. Acedam e explorem.

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quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Creativity Tools

Creativity Tools é uma colecção de ferramentas que têm por objectivo inspirar criatividade. Não necessário qualquer registo, basta aceder e seleccionar a ferramenta que queremos usar. Existem 3 tipos de ferramentas: "Brainstorming", que nos guia através do processo de criar exercícios de "brainstorming"; "Generators", que nos dá acesso a vários tipos de geradores - palavras, frases e parágrafos - que podemos utilizar como "writing/speaking prompts"; e "Name Finder" cujo único objectivo é criar nomes para as personagens das nossas histórias.

Como usar Creativity Tools nas aulas?
Qualquer professor irá certamente apreciar o facto de poder aceder num único lugar a vários tipos de ferramenta, que podem ser usadas como "speaking/writing prompts". Podemos:
- usar um projector e a partir da palavra, frase ou parágrafo sugerido, criar uma história colectiva usando uma ferramenta do género do Etherpad;
- dividir os alunos em grupos e criar uma espécie de história em cadeia, em que cada grupo teria de integrar a palavra, frase ou parágrafo  dos outros grupos na sua própria história e depois comparar as histórias criadas pelos diferentes grupos;
- usar o "prompt" sugerido para pedir aos alunos para criar uma narrativa digital, usando uma ferramenta de animação ou de criação de banda desenhada como GoAnimate ou ToonDoo. 

Abaixo coloquei um screenshot da página inicial do Creativity Tools. 


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quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Rustle The Leaf

Rustle The Leaf é uma personagem de banda desenhada que nos alerta para problemas ambientais, ensinando-nos formas de criar um futuro sustentável.  No seu site podemos consultar e explorar o arquivo de tiras de banda desenhada. Rustle The Leaf também nos proporciona-nos acesso a planos de aula, que podemos fazer o download e usar livremente, bem como wallpapers  e outro material disponível. 

Como usar Rustle The Leaf nas aulas?
Rustle The Leaf proporciona-nos mais oportunidades de abordarmos os tópicos "pollution", "global warming" "nature" "sustainable development" de uma forma apelativa para os alunos. Para além de podermos utilizar os planos de aula e restante material disponível podemos também aproveitar para:
- explorar uma determinada tira de banda desenhada e fazer um breve exercício de "brainstorming" ou praticar vocabulário;
- aproveitar o material disponível - wallpapers, tiras de banda desenhada e vídeos - como "writing prompts" e pedir aos alunos para criarem uma história baseada no que vêem. Ou então como exercício de "speaking" e pedir-lhes para simplesmente descreverem o que vêem;
- atribuir a cada aluno uma tira de banda desenhada e pedir-lhes para criarem uma apresentação/animação -  usando photopeach, animoto, goanimate ou toondoo - e possíveis  soluções para o problema focado.

Abaixo coloquei uma das tiras de banda desenhada e um dos vídeos disponíveis. Acedam, explorem e decidam da utilidade do Rustle The Leaf para as vossas aulas.

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terça-feira, 3 de agosto de 2010

ESLDrama

ESLDrama é um site, criado por Jessica Davis, para professores de Inglês interessados em integrar técnicas de encenação nas suas aulas. Para isso organizou e disponibilizou uma série de recursos sobre teatro, encenações, "role plays", criação de scripts e inclusive planos de aulas. O site é muito user-friendly e a forma como está organizado permite-nos facilmente navegar entre os vários tópicos disponíveis. Todos os documentos e restante material do site pode ser utilizado e distribuído livremente.

Como usar ESLDrama nas aulas?
Este site proporciona a oportunidade de encorajarmos os nossos alunos a falarem em Inglês, numa variedade de situações, tornando-os mais confiantes. Basta consultar o material disponível para nos consciencializarmos
do valor que este tipo de actividades pode adicionar ás nossas aulas. Encorajando os alunos não só a pensar e a ser criativos, mas também a desenvolver e praticar a língua.

Abaixo coloquei um screenshot da página inicial do ESLDrama. Explorem.


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segunda-feira, 2 de agosto de 2010

IconFinder

IconFinder faz exactamente aquilo que o seu nome indica: encontra ícones. Basta aceder, inserir o nosso termo de pesquisa ou, se não estivermos muito certos do que procurarmos, explorar os "sets" de ícones por categoria. Quando encontramos o ícone que nos interessa, clicamos em download (formato PNG ou ICO) e guardamo-lo no nosso computador. 

Como usar IconFinder nas aulas?
IconFinder destina-se primeiramente a webdesigners, mas qualquer um de nós pode utilizá-lo para fazer o download de ícones que podemos usar em apresentações e em documentos. Podemos inclusive praticar determinado vocabulário ou então usar ícones em específico em exercícios de "brainstorming" ou como "writing prompts". Ter acesso fácil a centenas de ícones num único lugar será sempre de uma mais valia para professores e alunos.

Abaixo coloquei um screenshot do IconFinder. Experimentem e decidam da sua utilidade para as vossas aulas.


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