terça-feira, 28 de setembro de 2010

Storify

Storify, vem, a meu ver, alterar a forma como criamos ligações entre a informação que encontramos online.  Hoje em dia, qualquer um de nós pode publicar conteúdo, nas suas variadas forma (texto, imagem, vídeo, áudio). Tanto que o problema que a maioria de nós tem é conseguir filtrar a informação. Storify ajuda-nos a criar um espaço onde podemos filtrar e reunir o que nos interessa. 
O processo é relativamente simples. Após registo temos acesso a várias fontes de informação (YouTube, Google, Twitter, etc) directamente do Storify, inserimos os termos da nossa pesquisa, seleccionamos a informação que queremos, através de um simples "drag & drop" e vamos construindo a nossa "história", que podemos depois partilhar com os outros através das redes sociais. Uma das vantagens do Storify é que todos elementos que seleccionados têm um link de volta para o local de onde foi retirado.
Infelizmente, por enquanto o Storify ainda está em Beta e só podemos aceder ao serviço através de um convite, mas o potencial desta nova ferramenta vale bem a pena já guardá-la nos nossos favoritos e esperar que esteja disponível para os restantes utilizadores.

Como usar Storify nas aulas?
Já alguma vez encontraram uma ferramenta que vos pareceu perfeita para os vossos alunos? :) Esta parece-me ser um candidato forte. Dá-lhes a possibilidade de poderem pesquisar, recolher informação, criando ligações, criando novos significados através da selecção da informação que, para eles é a mais relevante. É a ferramenta perfeita para a nossa sociedade, que vive e respira remixes. 
Poderemos pedir a diferentes grupos de alunos que recolham e apresentem informação sobre os mais variados tópicos. Cada grupo apresentaria a versão e poderíamos abordar com eles as diferentes formas que temos de criar ligações sobre um mesmo tópico. Poderíamos analisar o que condicionou as escolhas feitas. Poderíamos abordar os remixes, as histórias que eles criaram a partir do que outros colocaram online, alertando-os para assuntos como copyright e plagiarismo.  Poderíamos nós também criar as nossas próprias histórias para apresentar tópicos que iríamos abordar em aula, organizando a informação de forma a potenciar o debate.
Abaixo coloquei um pequeno tutorial disponibilizado pelo site do Storify. Vejam e tirem as vossas conclusões.
Storify demo from Burt Herman on Vimeo.
Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Apologies in order

I have embarked on a new adventure in my life. I have started my Masters on Educational Technology, and I must say, it has been overwhelming! Who would have thought being a student was so hard? ;) Anyways, to turn the challenge up a notch I decided I would still keep on teaching and, alongside with that, continue to develop the ZarcoEnglish project with my students. Hummm... you can imagine how hectic my life is at the moment.

Nevertheless, I feel like I owe you (who kindly read my blog) an apology as I haven't posted anything in 2 weeks. I just hope you understand that it was simply because I haven't had the time for it. :( I am making the necessary arrangements and organizing my schedule, so that I can still post and share the tools I find online with you. Please, bear with me while I try to get things sorted.

If you also connect with me through Facebook, Twitter or any other social network, you'll see that , for the time being, I won't be able to be as "present" as I usually was. But I'll still check what's going on there  on a daily basis, so if you should need me for anything, please do let me know and I'll get back to you.
Thank you for being patient, for being a part of my PLN and for inspiring me to reach higher and do better.

Share/Save/Bookmark

sábado, 11 de setembro de 2010

Doc Droid

DocDroid é mais uma ferramenta que nos permite partilhar, rápida e eficazmente, ficheiros com outras pessoas. É grátis e completamente online. Não é necessário qualquer registo, basta aceder, fazer o upload dos ficheiros -  PDF, DOCX, DOC, ODT, PAGES, RTF, OTT, XLS, XLSX, TXT, PPT, PPTX, ODP - que queremos enviar, depois facilmente os partilhamos nas redes sociais ou o enviamos directamente para o e-mail de quem quisermos. É possível adicionar uma password de forma a controlar quem pode visualizar os documentos. DocDroid também possibilita a pré-visualização dos documentos online e o seu download em diferentes formatos. 

Como usar DocDroid nas aulas?
DocDroid é mais ferramenta a considerar quando queremos partilhar ficheiros rapidamente e sem ter que nos registarmos em mais um site online. Podemos utilizá-lo quando os nossos alunos têm trabalhos para partilhar entre si; para partilhar ficheiros com os nossos colegas, sem que nos tenhamos de preocupar com o formato dos mesmos; para criar uma actividade que implique colaboração entre os alunos, como por exemplo, dividir a turma em grupos, cada um elemento do grupo teria uma tarefa em especifico ( seja criar um vídeo, um documento ou outra coisa qualquer)  que enviaria aos outros para que depois pudessem fazer ajustes e criar o trabalho final. 

Abaixo coloquei um screenshot do DocDroid. Experimentem.

Share/Save/Bookmark

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

What makes me

What Makes Me é uma iniciativa do Australia Council for the Arts. O objectivo é nos convidar a reflectir sobre a influência e importância da arte na nossa vida, através da criação de cubos, onde adicionamos imagens, texto, vídeo áudio. O processo de criação de um cubo é muito simples, basta aceder, clicar em "What makes You" e começar a adicionar conteúdo. Podemos fazer o upload do nosso próprio material ou  utilizar o que está disponível online, bastando para isso efectuar uma pesquisa - google images, google books, youtube, flickr e soundcloud- a partir do site. Depois de terminado basta publicar. Note-se que se quisermos poder voltar a editar o cubo criado teremos de nos registar. O What Makes Me permite-nos consultar os vários cubos criados e inclusive embebê-los no nosso site/blog.

Como usar What Makes Me nas aulas?
What Makes Me irá certamente ajudar os nosso alunos a reflectirem sobre a maneira como são influenciados pela arte, nas suas diferentes manifestações. Poderemos:
- pedir aos alunos para criarem os seus próprios cubos e partilhá-los com os outros, dando-lhes oportunidade de, não só se conhecerem melhor, mas também de poderem trocar impressões e reflectirem sobre o que consideram ser importante;
- criar cubos sobre manifestações de arte específicas e abordá-las em aula;
- debater o que é arte para eles, explorar a galeria e pedir-lhes que seleccionem o cubo com que mais se identificam, explicando as razões da sua escolha.

Abaixo coloquei um dos cubos disponíveis. Explorem e criem o vosso cubo.


Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Chatterous

Chatterous é mais uma ferramenta que nos permite a criação de salas de chats que podemos colocar no nosso Blog/site. Basta registarmo-nos e, imediatamente, podemos proceder à criação de quantas chatrooms quisermos. Como criadores da sala podemos torná-la pública ou privada, atribuindo-lhe uma password e só permitindo a entrada a quem a possua. Temos também acesso à história do chat e podemos apagar qualquer uma das mensagens. 

Como utilizar Chatterous nas aulas?
Chatterous é uma forma rápida e prática de estabelecermos contacto com os nossos alunos, colegas e visitantes do nosso blog/site. Podemos criar uma sala para tirar dúvidas aos alunos em relação às tarefas atribuídas ou como extensão da aula para estes acederem e aproveitarem para conversar e trocar impressões entre eles e debaterem os tópicos abordados. Podemos também criar uma sala só para os encarregados de educação onde estes nos podem contactar e conversar com os outros pais.

Abaixo coloquei uma das chatrooms públicas do Chatterous. Esta foi criada para os alunos trocarem impressões sobre os livros que leram. Há 3 widgets disponíveis, explorem e decidam qual o mais prático para o vosso site/blog.

Share/Save/Bookmark

Kidopo

Já conheço kidopo há algum tempo, este tem por objectivo melhorar competências - ler, escrever, fazer contas, desenhar - nas crianças. O site está dividido em 4 secções: "Colouring Pages" onde acedemos a uma miríade de desenhos que podemos imprimir ou colorir online; "Printables" onde encontramos fichas sobre os mais variadas tópicos prontas a serem usadas; "Games" onde acedemos directamente no Kidopo a vários jogos e "Crafts" onde encontramos uma série de tutoriais em vídeo que nos mostram como criar várias coisas. Não é necessário qualquer registo, basta aceder e usar.

Como usar Kidopo nas aulas?
À semelhança de Twisty Noodles, o Kidopo também é um site que será certamente de uma mais valia para qualquer docente de Inglês que leccione os níveis de escolaridade mais baixos - primária e 2ºciclo.  Assim que podemos aproveitar o material disponível e adequá-lo à nossas aulas ou então atribuir algumas das actividades como trabalho de casa.


Abaixo coloquei um screenshot do Kidopo. Explorem e decidam da sua utilidade para as vossas aulas.


Share/Save/Bookmark

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

BlipSnips

Ainda esta semana vos falei de VidScan e eis que hoje encontro BlipSnips que, na minha opinião,  nos oferece uma versão melhor do serviço oferecido pelo VidScan.
BlipSnips permite-nos usar qualquer vídeo do YouTube ou do Vimeo e inserir notas sobre qualquer parte do vídeo. O processo é simples: efectuamos registo, inserimos a URL do vídeo que queremos utilizar (podemos inclusive arrastar para a nossa barra de ferramentas o bookmarklet "BliSnipIt", facilitando este processo e tornando desnecessário aceder ao BlipSnips sempre que quisermos usá-lo) e depois é só ir adicionando notas/comentários ao longo do vídeo. Cada vez que clicamos em "tag it" o BlipSnip cria uma entrada com uma referência à linha do tempo na qual digitamos o nosso texto. Facilmente vemos todo o conjunto de comentários ou acedemos directamente aos vários comentários individuais.  Quando terminamos o BlipSnip oferece-nos a possibilidade de facilmente embebermos o vídeo no nosso site/blog ou então partilhá-lo nas redes sociais.  

Como usar BlipSnips nas aulas?
À semelhança do que foi sugerido para VidScan poderemos:
- adicionar comentários/chamadas de atenção para partes específicas dos vídeos que iremos utilizar em aula;
- pedir aos alunos que identifiquem e comentem erros ou outra particularidade que queremos abordar em aula;
- como sugeriu K. Tenkely poderemos também inserir questões e criar um espaço para debate conforme se assiste ao vídeo.

Abaixo coloquei um exemplo do que se poderia fazer. Inseri comentários até aos 40 segundos. Neste caso, seguindo a sugestão de Arjana (Traveloteacher), podíamos pedir aos alunos para: corrigir os erros gramaticais, corrigir a entoação e identificar os fragmentos de provérbios, apresentando a sua versão completa. 

Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PowerPoint Heaven

PowerPoint Heaven é exactamente o que seu nome indica: um local onde poderemos encontrar uma miríade de informações, recursos e ideias sobre como usar o powerpoint. Não é necessário qualquer registo, basta aceder, explorar as várias secções disponíveis (sugiro que comecem pelos Tutoriais e pela Galeria) e depois fazer o download do que acharmos que nos será útil.

Como usar PowerPoint Heaven nas aulas?
Embora o powerpoint já tenha sido decretado morto algumas vezes :) a verdade é que continua vivo em muitas salas de aula. Assim que através do PowerPoint Heaven podemos, pelo menos explorar e aprender mais sobre ele, utilizando-o de uma forma mais eficaz. Poderemos:
- pedir a grupos de alunos para explorarem diferentes tutoriais e depois ensinarem à restante turma o que aprenderam;
- utilizar os PPTs da galeria, personalizá-los  e utilizá-los em aula;
- explorar os PPTs com os alunos tentando identificar e reproduzir o processo de criação utilizado, de forma a torná-los mais conscientes do que se pode fazer com o powerpoint.

Abaixo coloquei um screenshot do PowerPointHeaven. Acedam, explorem e decidam da sua utilidade para as vossas aulas.


Share/Save/Bookmark

Vuvox

Há já algum tempo que, devido a compromissos profissionais, não tenho tido oportunidade de partilhar convosco novas ferramentas. Hoje gostaria de vos mostrar uma que, embora não sendo recente, acho que, de uma maneira geral, poucos de nós a utilizamos. Chama-se Vuvox.

Vuvox permite-nos criar apresentações dinâmicas e interactivas, dando-nos a possibilidade de misturar fotografias, vídeo e música. Após registo temos à nossa disposição quatro serviços diferentes: o Vuvox Photo Slide através do qual ligamos a nossa conta do Picasa, do Flickr ou do Facebook ao Vuvox, podendo assim rapidamente criar apresentações com as fotografias que já temos online e publicá-las num website ou num blog. Vuvox Collage que nos oferece um simples "drag and drop" permitindo-nos fazer o upload do nosso material, organizá-lo como queremos e adicionar "hot spots" - hiperligações para outros sites online -, disponibiliza também uma ferramenta de corte com a qual podemos compor e alterar as imagens, sobrepondo-as a outras. Vuvox Studio proporciona-nos o acesso a uma variedade de formatos de apresentação que podemos depois personalizar. Vuvox Express que é uma versão compacta do Studio, em que basta seleccionar um estilo de apresentação e ligá-lo à nossa biblioteca através de RSS, mantendo-a assim com uma ligação sempre actualizada para o conteúdo original.
Depois de terminadas as apresentações, facilmente as partilhamos através das redes sociais ou as colocamos directamente no nosso site/blog.

Como usar Vuvox nas aulas?
É sempre útil ter mais do que uma opção quando se quer realizar apresentações. Nas aulas de línguas estrangeiras o Vuvox permite-nos por exemplo:
- apresentar tópicos a abordar em sala de aula;
- criar apresentações interactivas com hiperligações que permitiram os alunos a complementar conhecimentos;
- criar narrativas digitais;
- pedir aos alunos que criem apresentações sobre um determinado tema, personalizando e  complementando o seu trabalho através da utilização de "hot spots", de imagens, de vídeo e de áudio;
- apresentar e/ou complementar vocabulário utilizado na aula;
- para criar linhas de tempo, explicar relações causa/efeito.

Abaixo coloco duas apresentações. Uma criada através do Vuvox Collage e outra através do Vuvox Studio. a primeira foi utilizada para debater o tema dos "Millennium Development Goals" e a segunda serviu como introdução para um trabalho que os alunos iriam realizar sobre como contribuir para solucionar problemas no ambiente. A segunda apresentação tem áudio, para evitar que este se torne incomodativo, uma vez que está em constante replay, por favor, utilizem ícone do som para baixá-lo ou eliminá-lo por completo.






Share/Save/Bookmark