sexta-feira, 2 de abril de 2010

FFiles / Flash Classroom

FFiles - Flash Files e Flash Classroom são dois sites que, como o próprio nome indica, lidam com, ficheiros flash. Decidi abordá-los em conjunto por achar que poderemos tirar mais partido deles se conjugarmos o que ambos têm para nos oferecer.
FFiles é uma espécie de repositório de ficheiros flash organizados por tema, sendo assim muito fácil encontrar algo que nos interessa. Podem, por exemplo, consultar a secção "learning" e verificar o tipo de actividade disponível. Quando encontramos algo útil podemos fazer o download gratuito do ficheiro e alterá-lo se assim o quisermos. 
Flash Classroom por seu lado é onde encontraremos recursos que nos ensinam como explorar o potencial do Flash na criação de materiais educativos. Flash Classroom disponibiliza tutoriais e exemplos de actividades criadas por professores para serem utilizadas em aula.
Se conjugarmos o material disponibilizado pelo FFiles e pelo Flash Classroom temos acesso a material e a tutoriais que facilitarão a nossa compreensão do Flash.

Como usar FFiles e Flash Classroom nas aulas?
Bastará consultar os arquivos destes dois sites para descobrir actividades que poderemos usar para enriquecer as nossas aulas. Para quem quer aprender ou já domina o Adobe Flash encontrará neles um local onde poderá recolher ideias e inspiração. Se tivermos oportunidade de proporcionar o acesso a estes sites aos nossos alunos seria interessante ver o que eles criariam com este tipo de ferramenta.

Abaixo coloquei screenshots do FFiles e do Flash Classroom. Explorem e decidam da sua utilidade nas vossas aulas.

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

Mrs. Tenkely disse...

Neat! It is like a Flash search engine. I'm passing this on to our Middle School computer teacher, he teaches the kids how to create with flash each year, this will be very helpful.

Alex Francisco disse...

Glad you found it useful. They are both really cool and helpful for those who have access to adobe flash at school.