segunda-feira, 19 de abril de 2010

MediaBurn.org

O MediaBurn é um arquivo de vídeos independentes que abordam a realidade cultural, politica e social desde 1969 até aos dias de hoje. Os vídeos estão organizados por tópico- Desporto, Documentários Politicos, etc - sendo fácil localizar o que nos interessa. Brevemente o site também irá disponibilizar acesso a documentos e informações extra que nos ajudam a ter uma ideia mais clara do contexto histórico da época abordada no vídeo.
Embora não se possa ainda fazer o download dos vídeos o MediaBurn disponibiliza uma secção para docentes onde encontramos vários recursos que podemos utilizar em aula, podendo inclusive seleccionar os vídeos que queremos e comprar um DVD.
  
Como usar MediaBurn nas aulas?
O próprio MediaBurn já disponibiliza uma série de ideias e recursos que valem a pena ser explorados. Mas qualquer um de nós poderá aceder a vídeos que representam determinadas realidades e usá-los não só para explorar o contexto histórico, mas também para alargar os horizontes culturais dos nossos alunos. Podemos desenvolver actividades à volta do que é retratado no vídeo, ou então pedir aos próprios alunos que explorem o arquivo e seleccionem o vídeo que vá ao encontro de um determinado tópico que estejamos a abordar em aula, justificando o porquê da sua escolha.

Abaixo coloquei um screenshot do Media.Burn. Acedam e decidam da sua utilidade para as vossas aulas.


Share/Save/Bookmark

1 comentário:

Mrs. Tenkely disse...

Thank you, I'm adding media burn to my collection of great places to find online videos for school.