quarta-feira, 28 de abril de 2010

Nursery Rhymes Lyrics, Origins and History

Rhymes.org disponibiliza variadíssimas rimas infantis, proporcionando-nos acesso às suas origens e história, o que nos permite compreender os acontecimentos históricos à volta dos quais se criou a rima. Não é necessário qualquer registo, basta aceder.
Poderemos tirar ainda mais partido deste site se o usarmos em conjunção com BusSongs, um site que disponibiliza uma extensa colecção de músicas infantis que farão as delícias de qualquer professor de Inglês. As músicas estão organizadas por temas por isso facilmente se encontra o que nos interessa. Para além de ser possível fazer o download da letra das músicas, também temos acesso ao vídeo e ao ficheiro áudio das mesmas.

Como usar Rhymes.org e BusSongs nas aulas?
A maioria das rimas infantis reflectem um aspecto cultural ou histórico então porque não explorá-lo, pedindo aos alunos para desvendarem a história por trás da rima/música? De uma maneira geral, todos os alunos adoram conhecer, cantar e fazer actividades de TPR com estas rimas/músicas a sua simples utilização potencia a capacidade de aprendizagem e leitura. Podemos também gravar os nossos alunos a declamarem/cantarem as suas rimas favoritas e criarmos a nossa própria biblioteca de áudio que depois podemos partilhar online. Outra ideia seria pedir-lhes para criarem uma animação que representasse a rima/música que eles preferiam, usando, por exemplo, ferramentas como SamAnimation ou GoAnimate.

 Abaixo coloquei screenshots. Acedam e explorem.

Share/Save/Bookmark

1 comentário:

Mrs. Tenkely disse...

Two very neat resources, I am surprised by the history of some familiar nursery rhymes, it is fun to know the behind the scenes stories.