quarta-feira, 6 de maio de 2009

Google Lit Trips

Google Lit Trips é um projecto que faz parte do programa Google Certified Teachers. O objectivo é simples: proporcionar contexto geográfico para as obras literárias que os alunos abordam nas aulas, utilizando para isso o Google Earth. Desta maneira abrimos uma porta do imaginário para o real, permitindo que, facilmente, os alunos visualizem os locais onde se desenrolam as aventuras das personagens. Não é necessário qualquer registo, mas para se utilizar e consultar os ficheiros kmz do Google Lit Trips é necessário termos instalado no nosso computador o Google Earth. Aliás, para se efectuar uma "viagem" no Google Lit Trips é impreterível que dominemos minimamente o Google Earth. Teresa Pombo, a primeira professora portuguesa a criar uma Google Lit Trip para Os Lusíadas e um excelente exemplo de boas práticas na Educação em Portugal, apresenta uma série de tutoriais que aconselho vivamente que vejam.

Como usar o Google Lit Trips nas aulas?
Como já foi referido acima, através do Google Lit Trips abrimos um outro mundo. Um mundo passível de ser explorado pelos nossos alunos. Um mundo que confere às obras analisadas na aula um contorno mais real. Além de que, não se trata apenas de marcar as viagens/deslocações das personagens no decorrer da acção da história, pois o Google Lit Trips permite-nos criar hiperligações para outros sites, para outros documentos, transformando a abordagem da obra numa viagem inigualável.

Abaixo encontram um pequeno vídeo (a imagem não faz justiça ao original, por isso, certifiquem-se que o experimentam) da Google Lit Trip d' Os Lusíadas, criada por Teresa Pombo, que, muito à maneira dos exploradores portugueses, ousou navegar por mares nunca antes navegados :). Ousem vocês também.


Share/Save/Bookmark

Sem comentários: