segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ReadSpeaker

ReadSpeaker oferece-nos a possibilidade de dar voz ao nosso espaço online, permitindo aos nossos visitantes ouvir o conteúdo que publicamos, em vez de o ler. O processo é simples. Basta aceder e seleccionar o tipo de conta que queremos - o ReadSpeaker disponibiliza os seguintes:
A conta grátis apenas permite a selecção de uma língua, mas será certamente suficiente para qualquer um de nós. Depois deste passo, introduzimos a URL do nosso site/blog, seleccionamos  a voz (masculino ou feminino)  e adicionamos o plug-in. Pode parecer confuso, mas não é, já que todo o processo é feito na base de simples cliques nas opções que queremos. 
Assim que terminamos basta aceder ao nosso site/blog clicar sobre o título do post que queremos,  clicar em "ouvir" e rapidamente o ReadSpeaker lê o conteúdo do post.

Como usar ReadSpeaker nas aulas?
Como qualquer outra ferramenta de conversão de texto em voz o ReadSpeaker irá permitir que possamos disponibilizar conteúdo online, nos blogs que usamos com os nossos alunos, que lhes darão a possibilidade de não só ler, mas também ouvir o que publicamos. O que será uma mais valia para alunos com dificuldades e/ou com deficiências visuais. Além disso poderemos rapidamente criar actividades de "listening comprehension" ou mesmo ditados e desafios, bastando para isso publicar os textos com a mesma cor do fundo, de forma a que não se consiga ler, fazendo depender a sua compreensão inteiramente do que ouvem.

Abaixo coloquei um screenshot do ReadSpeaker. Se quiserem experimentar, antes de o instalarem, basta clicarem no título deste ou de outro post neste blog e terão a possibilidade de ouvir o ReadSpeaker. 

Share/Save/Bookmark

Sem comentários: