quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DaFont

DaFont permite-nos aceder a inúmeros tipos de letras que podemos utilizar para dar mais vida aos nossos textos. Não é necessário qualquer registo, basta aceder, seleccionar a fonte que nos interessa e clicar em "download". Depois de termos o Zip no nosso computador, será necessário extrair o ficheiro e instalá-lo. Para utilizarmos, basta abrir um documento word, seleccionar a fonte e começar a digitar o texto.  Contudo há que ter em atenção dois aspectos. Primeiro, embora a maioria das fontes disponíveis possam ser utilizadas sem restrição, existem algumas que são propriedade dos seus autores, por isso convém verificar a licença. Segundo, embora o Word nos permita a utilização das fontes que instalamos, por vezes quando tentamos imprimir, essas fontes são alteradas. Poderemos facilmente contornar isto convertendo o documento em PDF ou simplesmente fazendo um "print screen" e transformando o texto em imagem.

Como usar DaFont nas aulas?
Já conheço DaFont há muito tempo. Recentemente voltei a utilizá-lo para criar textos para o Halloween. Após uma breve visita ao site facilmente se constata o potencial das várias fontes disponíveis. Podemos, por exemplo, criar posters para uma festividade com fontes específicas da mesma; criar logótipos para projectos escolares; adicionar outro nível de leitura a uma história contribuindo para a construção do ambiente da mesma. Podemos inclusive, pedir aos alunos que seleccionem uma fonte e criem um texto e antes da sua leitura, pelos colegas, debater o sentimento transmitido pela selecção do tipo de letra.  

Abaixo coloquei um vídeo que aborda muito sucintamente o DaFont. Coloquei também a imagem da palavra Halloween, que usei nas actividades sobre esta festividade.  







Share/Save/Bookmark

Sem comentários: