terça-feira, 16 de novembro de 2010

Comic Master

Comic Master faz parte do projecto Reading for Life, cujo objectivo é promover a leitura. Para além do Comic Master, que como o próprio nome indica tem a ver com a criação de banda desenhada, o Reading for Life disponibiliza mais actividades que valem a pena explorar. Podem ver abaixo um screenshot das actividades disponíveis. Cliquem na imagem para explorar.
No que diz respeito ao Comic Master, não é necessário qualquer registo, basta aceder e utilizar. Todo o processo de criação da BD é intuitivo, baseando-se num simples "drag and drop" dos elementos que queremos utilizar.  É possível seleccionar o layout da BD, os fundos e as personagens - note-se, no entanto, que o número de fundos, personagens e adereços é  muito limitado. Depois de organizarmos os elementos na página, podemos adicionar balões de texto e criar a nossa história. Quando terminamos podemos proceder à impressão da história ou guardá-la no nosso computador em formato PDF. Quem tiver optado pelo registo no Comic Master poderá guardar a história criada na sua conta e voltar a editá-la mais tarde. 

Como usar Comic Master nas aulas?
Comic Master não será o mais completo criador de BDs que já tive o prazer de experimentar, nesse aspecto o ToonDoo continua a ser o meu preferido, mas dá-nos a oportunidade de criarmos as nossas aventuras muito facilmente. Além de que, usada em conjunção com os restantes recursos disponibilizados pelo Reading for Life, é sem dúvida uma ferramenta que convém guardar nos nossos favoritos.
Porque não pedir aos alunos que criem uma narrativa digital sobre um tópico a ser abordado em aula? Porque não criar aventuras mensais para os heróis disponibilizados pelo Comic Master? Porque não usar esta ferramenta em conjunção com outras, tal como Toondoo, Strippgenerator ou o Bitstrips e criar um mash up, integrando as BDs criadas pelas diferentes ferramentas num único livro de BD que poderemos  depois publicar online?

A título de exemplo coloquei abaixo uma simples BD que criei. Acedam e experimentem também.


Share/Save/Bookmark

Sem comentários: