segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

PuzzleFast

PuzzleFast é uma das mais simples ferramentas que conheço para criar "word search", "crosswords" e "scrambled words". Não é necessário qualquer registo, basta aceder, seleccionar o tipo de actividade que se quer criar, introduzir o vocabulário (e respectivas pistas) e prontamente temos acesso ao produto final, mais a correcção do mesmo, pronto a ser utilizado após impressão. O tamanho do nosso puzzle pode ser alterado, clicando nos botões "+" e "-" . É possível passar de um tipo de actividade para outro, bastando para isso voltar a seleccionar e clicar em "Make my Puzzle" outra vez. 

Como usar PuzzleFast nas aulas?
Este tipo de ferramenta é sempre útil para qualquer disciplina, pois permite-nos rapidamente testar a aquisição de vocabulário e de conceitos. 
Como sou apologista do pedir aos alunos para contribuírem para criação das tarefas da sala de aula, acho que toda a turma sairia beneficiada se fossem os próprios alunos a criar estas actividades para os seus colegas praticarem o vocabulário e conceitos relativos a tópicos abordados em aula. 
Outra actividade possível seria conjugar o PuzzleFast com o Easydefine e a Lexipedia e ir criando bancos de palavras que poderiam ser utilizados no puzzlefast ao longo do ano lectivo ou em "spelling bees" e actividades de escrita livre onde teriam de utilizar um determinado número de palavras do dito banco.

Abaixo coloquei uma "word search" que criei a título de exemplo. As pistas estão em português e os alunos teriam de encontrar na sopa de letras a tradução em inglês.

Share/Save/Bookmark

Sem comentários: