quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Popplet

Existem à nossa disposição inúmeras ferramentas que têm o mesmo fim. Tratando-se da web2.0 onde, quase que diariamente, surgem e desaparecem ferramentas é sempre bom conhecermos mais do que uma. Já experimentei várias destinadas à criação de mapas conceptuais, mas fiquei agradavelmente surpreendida com o Popplet.
O Popplet é extremamente intuitivo e fácil de gerir. Basta aceder, criar uma conta e estamos prontos a criar os nossos mapas. Podem ser inseridos mapas (Google maps), imagens, vídeos e texto. O resto depende da nossa capacidade  de criação. Pode haver mais de uma pessoa a colaborar no mesmo mapa, sendo inclusive possível usar "nametags" para identificar quem adicionou o quê. Uma das características do Popplet que me cativou imenso foi a possibilidade de fazermos zoom e de criarmos apresentações com o nosso mapa conceptual. Para isso basta que, à maneira do Prezi, se defina previamente o caminho a seguir, depois é só clicar em "record" para se guardar o caminho definido e, em seguida, basta clicar em "play" para lançarmos a apresentação.
Depois de terminado facilmente partilhamos o nosso mapa quer através das redes sociais, ou através do download do mesmo como PDF ou imagem.

Como usar Popplet nas aulas?
Como qualquer outra ferramenta de criação de mapas conceptuais o Popplet, permite-nos:
- apresentar tópicos abordados em aula de uma forma simples, sucinta e clara;
- abordar vários tipos de relação (tempo, dependência, ordem, contradição);
- criar esquemas para prática de vocabulário;
- pedir aos nossos alunos que criem mapas conceptuais para apresentarem trabalhos, ideias relevantes, sobre tópicos abordados em aula.

Abaixo coloquei um mapa que criei. Podem seguir o link e visualizá-lo directamente no Popplet. Deixo-vos também um pequeno vídeo que mostra o mesmo mapa no modo de apresentação. Acedam e experimentem.

video


Share/Save/Bookmark

1 comentário:

Giulia De Dominicis disse...

Hi! Your blog has been nominated for our Top 100 Language Lovers 2011 competition.
Read more here: http://www.lexiophiles.com/featured-articles/top-100-language-lovers-2011-competition-starts-today-%E2%80%93-nominate-your-favorite
Good luck!
Giulia - On behalf of the bab.la and Lexiophiles team