terça-feira, 24 de setembro de 2013

StepMap

StepMap permite-nos criar mapas individuais sobre o tópico que escolhermos. Para isso basta registarmo-nos no site e começar a "desenhar" os nossos mapas. 
O processo de criação de mapas é relativamente simples, sendo apenas necessário seguir 4 passos:
- primeiro: selecionar o mapa que queremos (visão mais geral: mundo, continentes, países; ou mais específico: cidade, determinadas zonas da cidade, ruas).
- segundo: adicionar marcadores de localização no mapa. Há uma série muita variadas de icones que se pode selecionar e utilizar e podemos inclusive optar por colorir as diferentes zonas do mapa
- terceiro: adicionar informação extra (imagens, videos, texto, e ficheiros audio) em qualquer ponto do nosso mapa (este passo é opcional).
- quarto: guardar o mapa na nossa conta. Para isso será necessário adicionar uma pequena descrição, um título e etiquetas, que ajudem os outros a identificar o conteúdo do mapa.
Após estes quatro passos o nosso mapa está pronto a ser partilhado. O StepMap permite embeber os mapas directamente no nosso site/blog, partilhar apenas o link ou, se assim o quisermos, fazer o download do mesmo.
A qualquer altura podemos aceder aos mapas que criamos e voltar a editá-los.

Como usar StepMaps nas aulas?
Este tipo de ferramenta poderá ser útil para várias disciplinas, já que nos permite testar várias competências. Em geografia podemos pedir aos alunos para identificarem países e cidades, criando mapas como  este. Em matemática podemos apresentar mapas que apresentem estatísticas como este. Em história podemos apresentar o avanço de tropas nos países envolvidos em conflitos, adicionando imagens, videos e texto que tornem mais claro o tópico abordado. Em Educação visual podemos optar por criar um mapa que nos mostre o percurso de um determinado artista e as suas diferentes obras ao cruzar de um país para outro ou mesmo as mudanças que uma técnica em particular sofre quando é utilizada em diferentes partes do globo. Em português poderemos documentar o percurso de personagens numa história ou simplesmente usar o mapa criado para narrar a nossa própria história. Nas línguas estrangeiras podemos criar um mapa de um local que os alunos conheçam e praticar o dar e pedir direções; podemos criar uma apresentação sobre aspectos culturais de um determinado país, uma vez mais utilizando a possibilidade que o StepMap nos dá para adicionar informação extra; podemos praticar vocabulário relativo aos países e ás nacionalidades, usando um mapa semelhante ao apresentado acima para geografia e um projetor/quadro interativo; podemos criar brochuras, apresentar planos de viagem ou criar roteiros turisticos. 
Como podem ver as possibilidades são muitas. :)

Abaixo coloquei um tutorial disponibilizado pelo próprio StepMap. Acedam, experimentem e decidam da sua utilidade para as vossa aulas.    


Share/Save/Bookmark

Sem comentários: