segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Toondoo.

O Toondoo é um site espectacular que nos permite criar tiras ou livros de banda desenhada. É necessário criar uma conta, mas é grátis e todo o processo de criação da BD é, relativamente, simples. É possivel utilizar os elementos do site (personagens, fundos, objectos) ou então podemos fazer o upload do nosso próprio material.
Para além da área principal de criação do Toondoo, à qual se acede clicando em Create, o Toondoo tem outras três áreas de trabalho diferentes: TRAITR, onde podemos alterar as personagens do toondoo; IMAGINR, onde podemos alterar as nossas próprias fotos e depois adicioná-las à galeria e DOODLER, onde podemos criar a nossa BD sem qualquer ajuda do site, criando tudo nós mesmos.

Como utilizar Toondoo nas aulas?
Toondoo é uma ferramenta óptima para apresentação e/ou revisão de conteúdos. Pode ser utilizado para narrar acontecimentos/histórias, para dar instruções de uma forma lúdica. Pode ser utilizado nas Línguas para os alunos apresentarem as suas próprias histórias ou a sua versão de um texto abordado em aula. Pode ser utilizado para, pura e simplesmente, alertar os alunos para determinadas situações. Enfim, o limite é a nossa imaginação.
Abaixo estão 2 exemplos práticos. Um elaborado pela Mafalda, uma aluna minha do 8º ano que tinha de criar uma história subordinada ao tema "The worst day of my life". E outro por uma professora (Susanbr) que pretende alertar os alunos para o plágio. Clique nas palavras com hiperligação para visualizá-los. :)




Share/Save/Bookmark

Sem comentários: