quinta-feira, 30 de abril de 2009

Screencast-O-Matic

Screencast-O-Matic é um dos vários screencaster disponíveis na internet. Pessoalmente, já experimentei Jing, Wink e ScreenToaster, mas gosto da simplicidade do Screencast-O-Matic. Não é necessário qualquer download. Registamo-nos no site e podemos começar os nossos screencasts. Clicamos em "Create", seleccionamos o tamanho do ecrã da captura, o microfone e depois é só clicar em "Go". A janela do Screencast-O-matic tem de ficar aberta durante a gravação, mas basta abrirmos outro separador e gravamos aí o nosso screencast. Podemos pausar, volta atrás e gravar por cima. Quando terminamos voltamos ao site do Screencast-O-Matic onde podemos escolher o que queremos fazer com a captura: upload no próprio screencast-O-matic ou directamente na nossa conta do YouTube ou então exportá-la para o nosso computador em formato FLV, AVI ou Mp4, o que nos proporciona a possibilidade de, posteriormente, a editarmos como quisermos.

Como usar Screencast-O-Matic nas aulas?
Screencast-O-Matic pode ser utilizado para criarmos uma série de vídeos de instrução sobre os mais variados tópicos, desde como fazer pesquisa a como funciona um determinado programa que queremos que os nossos alunos utilizem. Seria interessante pedir-lhes para criarem um screencast sobre uma das ferramentas da web 2.0 e como eles a utilizam.

Abaixo encontram um pequeno screencast que criei no Screencast-O-Matic sobre o Soovle.


Share/Save/Bookmark

2 comentários:

sarien disse...

My Screen Recorder Pro é uma melhor software screencast ferramenta. Grava seu ecrã e áudio dos alto-falantes ou a sua voz pelo microfone - ou ambos simultaneamente. As gravações são claros e olhar grande quando reproduzidos no seu PC ou enviados para o YouTube. Ela irá gravar diretamente para AVI, WMV, MP4, ou FLV. Simplesmente perfeito para a criação de tutoriais, demonstrações e apresentações. Além disso, java não é necessária e não há limites para a duração da gravação. Além disso, as gravações reproduzidas em qualquer dispositivo.

sarien disse...

A melhor produto é My Screen Recorder. É um dos melhores software de gravação de tela. Ele registra sua tela e áudio dos alto-falantes ou a sua voz pelo microfone - ou ambos simultaneamente. As gravações são claros e olhar grande ao ser reproduzido em seu site ou enviados para o YouTube. Ela irá gravar diretamente para o formato comprimido padrão que funciona com qualquer editor de vídeo ou qualquer outra ferramenta, nenhuma conversão necessária.