quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Lateral Thinking Problems

Como sempre gostei de desafios, hoje partilho convosco não uma ferramenta, mas sim dois sites que nos dão acesso aos chamados "lateral thinking problems". O primeiro é Lateral Thinking Puzzles e o segundo é BrainFood. Ambos disponibilizam problemas que desafiam pré-concepções, factos e semântica.
Não é necessário qualquer registo para aceder e ambos proporcionam uma possível solução aos problemas. Digo possível porque um dos aliciantes deste tipo de puzzle é precisamente a sua inexactidão. São-nos dadas pistas inseridas num cenário, cabe-nos a nós preencher as lacunas da história e muitas vezes mais do que uma solução é aceitável.

Como usar Lateral Thinking Puzzles e Brain Food nas aulas?
Porque não imprimir alguns dos desafios (ou usar um projector) e pedir aos alunos que em grupos tentem encontrar as soluções? Na aula de Inglês este tipo de actividade também é uma óptima oportunidade para praticar "speaking". Uma vez que este tipo de puzzle funciona como uma história podemos atribuir a cada grupo um puzzle em especifico e pedir-lhes para "dramatizá-lo", de forma a apresentar à turma a sua história, dando oportunidade aos colegas de encontrarem a solução para o puzzle. Após alguma prática em tentar solucionar este tipo de puzzle, mostrando-lhes as nuances a nível da semântica e como as nossas pré-concepções determinam a forma como interpretamos a informação, porque não pedir-lhes que eles criem os seus próprios puzzles? Podem usar outras ferramentas para apresentá-lo, podem, por exemplo, criar um glog, uma animação no GoAnimate ou mesmo criar um vídeo.

Abaixo coloquei um vídeo do Dr. Edward de Bono que define "lateral thinking".



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1 comentário:

Mrs. Tenkely disse...

Great ideas for students to create their own lateral thinking problems!