quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Vuvox

Há já algum tempo que, devido a compromissos profissionais, não tenho tido oportunidade de partilhar convosco novas ferramentas. Hoje gostaria de vos mostrar uma que, embora não sendo recente, acho que, de uma maneira geral, poucos de nós a utilizamos. Chama-se Vuvox.

Vuvox permite-nos criar apresentações dinâmicas e interactivas, dando-nos a possibilidade de misturar fotografias, vídeo e música. Após registo temos à nossa disposição quatro serviços diferentes: o Vuvox Photo Slide através do qual ligamos a nossa conta do Picasa, do Flickr ou do Facebook ao Vuvox, podendo assim rapidamente criar apresentações com as fotografias que já temos online e publicá-las num website ou num blog. Vuvox Collage que nos oferece um simples "drag and drop" permitindo-nos fazer o upload do nosso material, organizá-lo como queremos e adicionar "hot spots" - hiperligações para outros sites online -, disponibiliza também uma ferramenta de corte com a qual podemos compor e alterar as imagens, sobrepondo-as a outras. Vuvox Studio proporciona-nos o acesso a uma variedade de formatos de apresentação que podemos depois personalizar. Vuvox Express que é uma versão compacta do Studio, em que basta seleccionar um estilo de apresentação e ligá-lo à nossa biblioteca através de RSS, mantendo-a assim com uma ligação sempre actualizada para o conteúdo original.
Depois de terminadas as apresentações, facilmente as partilhamos através das redes sociais ou as colocamos directamente no nosso site/blog.

Como usar Vuvox nas aulas?
É sempre útil ter mais do que uma opção quando se quer realizar apresentações. Nas aulas de línguas estrangeiras o Vuvox permite-nos por exemplo:
- apresentar tópicos a abordar em sala de aula;
- criar apresentações interactivas com hiperligações que permitiram os alunos a complementar conhecimentos;
- criar narrativas digitais;
- pedir aos alunos que criem apresentações sobre um determinado tema, personalizando e  complementando o seu trabalho através da utilização de "hot spots", de imagens, de vídeo e de áudio;
- apresentar e/ou complementar vocabulário utilizado na aula;
- para criar linhas de tempo, explicar relações causa/efeito.

Abaixo coloco duas apresentações. Uma criada através do Vuvox Collage e outra através do Vuvox Studio. a primeira foi utilizada para debater o tema dos "Millennium Development Goals" e a segunda serviu como introdução para um trabalho que os alunos iriam realizar sobre como contribuir para solucionar problemas no ambiente. A segunda apresentação tem áudio, para evitar que este se torne incomodativo, uma vez que está em constante replay, por favor, utilizem ícone do som para baixá-lo ou eliminá-lo por completo.






Share/Save/Bookmark

Sem comentários: