sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Phreetings

Phreetings é uma palavra criada a partir das palavras "photo" e "greetings" e basicamente o que faz é nos deixar criar as nossas saudações (greetings) utilizando fotografias/vídeos aos quais se pode adicionar texto criando dessa forma um postal personalizado. Basta aceder, seleccionar a fotografia/vídeo que queremos utilizar, adicionar o nosso texto e depois é só enviar o nosso postal por e-mail ou então partilhar a URL do mesmo nas redes sociais ou no nosso blog. Podemos ainda tirar uma screenshot ao nosso postal e guardá-lo no nosso computador.

Como usar Phreetings nas aulas?
Podemos pedir aos alunos que criem e enviem postais aos colegas e à restante comunidade escolar para celebrar datas especiais. Podemos pedir-lhes que imaginem que estão em férias e que vão escrever um postal a um amigo, dando conta do que têm feito. Podemos criar postais para partilhar ocasiões especiais no desenvolvimento de um qualquer projecto escolar.
Abaixo coloquei o postal que criei, utilizando o Phreetings. Experimentem vocês também.

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Patriot Day - Remembering 9/11

O dia 11 de Setembro de 2001 é uma data que todos nós temos bem presente nas nossas mentes. Depois do choque inicial, a dor e o desalento assombrou toda uma nação. Hoje, passados 8 anos, ainda muitas feridas estão por sarar. Como educadores cabe-nos a nós certificarmo-nos que os nossos alunos compreendem a extensão e repercussões  desse acontecimento. Há, certamente muitos recursos à nossa disposição, mas Patriot Day, um site criado por Jen Farr, é sem dúvida um óptimo lugar para se começar, já que nos oferece links, imagens e vídeos para abordarmos este tópico.

Como usar Patriot Day nas aulas?
Porque não atribuir mais responsabilidade aos nossos alunos e pedir-lhes que, a partir das informações providenciadas pelo site criem uma apresentação multimédia sobre os antecedentes históricos que levaram ao incidente e as suas repercussões a nível mundial. Ou então porque não pedir-lhes para criarem um ficheiro temático no LiveBinders, onde para além de apresentarem links sobre o assunto apresentariam também as suas reflexões e opiniões sobre o tópico.
Abaixo coloquei um screenshot do Patriot Day.

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quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Online Teleprompter

O Online Teleprompter permite-nos criar, rápida e eficazmente, o nosso próprio teleponto - um dispositivo que exibe o texto que temos de dizer para que se possa olhar diretamente para a câmera. Não é necessário efectuar qualquer registo, nem instalar qualquer software. Basta aceder, digitar ou colar o nosso texto (no máximo 2000 caracteres), depois é só seleccionar o tamanho da letra e a velocidade com que o texto aparecerá.


Como usar o Online Teleprompter nas aulas?
Podemos utilizar o Online Teleprompter nos nossos videocasts ou podcasts. Quando queremos criar e filmar role-plays com os nossos alunos podemos permitir que eles usem o Online Teleprompter, ligado a um projector,  até se sentirem seguros. Podemos também deixá-los preparar as suas apresentações orais com a ajuda do Online Teleprompter.

Abaixo coloquei um screenshot da experiência que fiz. Acedam e experimentem também.

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quarta-feira, 9 de setembro de 2009

GIFSoup.com

Há alguns dias atrás escrevi um post sobre a criação de GIFS a partir de fotografias. GIFSoup.com por seu lado, permite-nos criar gifs a partir de vídeos do YouTube. Não é necessário qualquer registo, basta aceder, inserir a URL do vídeo que pretendemos utilizar, depois é só seleccionar a parte do vídeo que nos interessa. De momento GIFSoup.com, dá-nos a possibilidade de criar gifs com a duração máxima de 10 segundos, que depois de terminados temos de fazer o download para o nosso computador.

Como usar GIFSoup.com nas aulas?
Podemos criar GIFS personalizados para as nossas apresentações, podemos, por exemplo, criar um jogo de identificação, em que os alunos observariam vários gifs criados a partir de diferentes filmes e teriam de identificá-los, ou então identificar o tema subjacente ao filme. Podemos também mostrar-lhes vários gifs e pedir-lhes que criem uma história à volta do que viram.
Abaixo coloquei um screenshot do GIFSoup.com. Acedam e experimentem.

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terça-feira, 8 de setembro de 2009

Blixy

Blixy disponibiliza uma série de ferramentas que nos permite criar widgets personalizados. Não é necessário qualquer registo, basta aceder e escolher a ferramenta que queremos utilizar -há oito disponíveis. Depois é seguir os passos indicados na edição do nosso widget. Quando terminamos facilmente o partilhamos nas redes sociais ou  o colocamos nosso blog/site, bastando para isso utilizarmos o código HTML que o Blixy nos fornece.

Como usar Blixy nas aulas?
Podemos usar os widgets que criamos no Blixy para estipular várias tarefas para os alunos: podemos, por exemplo, rever estruturas gramaticais, listar vocabulário a ser utilizado num possível spelling bee, listar verbos no infinitivo para os quais os alunos teriam de nos indicar outro tempo verbal - passado, futuro, etc-  ou simplesmente para realçar datas de entrega de trabalho. Podemos ainda pedir aos nossos alunos que criem eles os widgets e os coloquem nos seus blogs com tarefas a cumprir ou então com tarefas para os colegas fazerem.

Abaixo coloquei um widget que criei no Blixy. Coloquei uma série de frases que os nossos alunos tendem a esquecer e que é sempre necessário rever.



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segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Storybird

Storybird é mais uma ferramenta para elaborar narrativas digitais, permitindo-nos criar pequenas histórias colaborativamente. Após registo, várias pessoas podem trabalhar na mesma história no Storybird, embora não ao mesmo tempo, já que têm de respeitar um sistema rotativo, só podendo aceder uma pessoa de cada vez para fazer alterações. Todo o processo de criação é simples basta clicar em "Create" seleccionar um artista, escolher algumas das imagens criadas por ele e ir adicionando texto (as imagens disponibilizadas pelo Storybird são espectaculares, mas se sentirem limitados sempre podem utilizar outras ferramentas como o Bookr ou o Bubblr).Quando concluimos o nosso livro podemos optar por torná-lo privado ou público.  Uma vez que é atribuída uma URL a cada livro, basta que a partilhemos para que os outros tenham acesso directo à nossa história. O Storybird ainda está na versão beta, por isso esperem alterações nos próximos meses.

Como usar Storybird nas aulas?
Podemos pedir aos nossos para darem largas à imaginação e criarem um livro sozinhos ou em colaboração com outros colegas ou então podemos simplesmente dar-lhes um tópico e pedir que seleccionem uma imagem e escrevam sobre o que esse tópico significa para eles. Podemos explorar vocabulário aprendido nas aula pedindo que o utilizem nas histórias criadas.
Abaixo coloquei um screenshot de uma das histórias. Cliquem para aceder.

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sexta-feira, 4 de setembro de 2009

AudioPal

Ainda não me tinha debruçado sobre o AudioPal, porque me parecia muito semelhante ao Vocaroo e ao Chirbit. Tive inclusive uma breve troca de impressões sobre isso com Ana Maria Menezes. AudioPal foi desenvolvido por Oddcast, uma companhia dedicada a criar avatares inovadores e outros produtos áudio, e  permite-nos expressarmo-nos verbalmente, dando-nos a possibilidade de criar clips áudio que depois podemos partilhar online. Não é necessário qualquer registo, basta aceder e gravar a nossa mensagem. Estando à nossa disposição 4 formas possíveis de o fazer: telefonar o número providenciado e gravar a mensagem, introduzir texto que é depois convertido em áudio, usar o nosso microfone e gravar a nossa mensagem directamente e, por último, fazer o upload de um ficheiro áudio já existente. Não existe limite para o número de gravações que podemos fazer e quando estivermos satisfeitos com a gravação criada, inserimos o nosso e-mail para que nos seja enviado o código da mesma. Depois de termos o código facilmente  o partilhamos através das redes sociais ou o colocamos no nosso site/blog, podendo inclusive programá-lo para reproduzir automaticamente a mensagem cada vez que a página seja acedida.
Como usar AudioPal nas aulas?
Para que os nossos alunos treinem a leitura podemos pedir-lhes que acedam e gravem a si próprios  a ler um texto e que coloquem a gravação online para depois ser avaliada. Podemos pedir-lhes que criem uma história colaborativamente, em que cada um deles terá de contribuir com um parágrafo ou dois que dê continuação ao que o colega anterior gravou. Podemos organizar ditados ou atribuir tarefas verbalmente.
Abaixo coloquei uma gravação que fiz no AudioPal.

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quinta-feira, 3 de setembro de 2009

The Biographicon

The Biographicon permite a qualquer um de nós criar a sua própria biografia online. Basta aceder ao site, inserir a informação relevante e depois publicá-la. O The Biographicon ajuda-nos a preencher a nossa biografia com informação pertinente, bastando para isso que se vá respondendo às várias perguntas que nos são apresentadas. A informação inserida pode ser editada a qualquer momento, mesmo por outros utilizadores. Podemos estabelecer ligações entre vários utilizadores se assim o quisermos, mostrando como essas pessoas estão interligadas. Para se partilhar as biografias criadas temos de partilhar a URL das mesmas.

Como usar The Biographicon nas aulas?
Podemos usar o The Biographicon para conscencializar os nossos alunos dos vários aspectos que poderão ser pertinentes para uma biografia. Quando lhes pedimos para estudarem o contributo de um escritor, um político, um inventor, porque não pedir-lhes para criarem a biografia dos mesmos no Biographicon? Depois poderemos comparar as várias biografias criadas e seleccionar a que é mais correcta. Quando abordamos uma determinada obra podemos também pedir-lhes para criarem biografias fictícias para as personagens, dando-lhes oportunidade de olharem para as personagens mais detalhadamente.
Abaixo coloquei um screenshot do The Biographicon. Experimentem.

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quarta-feira, 2 de setembro de 2009

YouCube / YouFlow

YouCube e YouFlow são outras ferramentas para vídeos do YouTube. Não é necessário qualquer registo, basta aceder e utilizar. O YouFlow funciona como um motor de pesquisa, bastando inserir o termo de pesquisa para rapidamente termos acesso a um slideshow de vídeos correspondentes. Os vídeos podem ser acedidos dentro do próprio YouFlow. O YouCube, por seu lado permite-nos recolher seis vídeos (colamos a URL) e construir um cubo com eles. Os vídeos estão em auto-play e para mudarmos de vídeo basta rodarmos o cubo na direcção que queremos. Para depois partilhá-los, basta que se envie a URL da nossa pesquisa (YouFlow) e do nosso cubo (YouCube).

Como usar YouCube e YouFlow nas aulas?
Para quem utiliza quadros interactivos estas duas ferramentas trarão uma forma mais segura e mais eficaz de interagir com o YouTube, já que podemos previamente seleccionar o que queremos usar e depois acedemos aos vídeos sem ter que lidar com todo amontoado de vídeos, comentários, publicidade, etc inerentes ao YouTube. Podemos criar ou pedir aos nossos alunos que criem uma selecção de vídeos relativos a um determinado tema e depois explorá-los.

Abaixo coloquei screenshots do YouCube e do YouFlow. Ao clicar sobre eles serão direccionados para um cubo e para uma pesquisa que efectuei. O tema que escolhi foi earth day.
 

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terça-feira, 1 de setembro de 2009

Benettonplay

Benettonplay explora o jogo como forma de expressão e comunicação, dando aos seus utilizadores espaço para usarem a sua imaginação. O site possui vários jogos, mas há três que, quanto a mim, se destacam: Flipbook, que nos permite desenhar e criar histórias animadas; Charade, onde, através de mímica, temos de explicar coisas num minuto, sem podermos dizer uma só palavra (é necessário ter webcam) e Whispers, onde cada jogador ouve uma mensagem  que tem de repetir ao jogador seguinte. Podemos aceder a qualquer um dos jogos, mas para criar é necessário registarmo-nos. Quando criamos algo nos vários jogos disponíveis depois podemos partilhá-lo enviando a URL.

Como usar Benettonplay nas aulas?
Os jogos disponibilizados pelo Benettonplay permitem aos seus utilizadores serem criativos, o que é sempre salutar. Porque não pedir aos alunos para criarem uma história no Flipbook? Ou para gravarem pequenos vídeos onde no Charade tentem, através de mímica, representar vocabulário aprendido na aula? Ou então que treinem a oralidade jogando o Whispers?
Abaixo coloquei um screenshot do Benttonplay. E aqui, a título de exemplo, podem aceder a um Flibook. Experimentem.

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