sexta-feira, 31 de julho de 2009

BusSongs.com

Manuela Silva, uma das minhas colegas, enviou-me um e-mail com o link para o BusSongs.com, um site que disponibiliza uma extensa colecção de músicas infantis que farão as delícias de qualquer professor de Inglês. As músicas estão organizadas por temas por isso facilmente se encontra o que nos interessa. Para além de ser possível fazer o download da letra das músicas, também temos acesso ao vídeo e ao ficheiro audio das mesmas. Contudo convém realçar que, de momento, o vídeo e o audio não estão disponíveis para todas as músicas.

Como usar BusSongs nas aulas?
A maioria das músicas infantis reflectem um aspecto cultural ou histórico então porque não explorá-lo, pedindo aos alunos para desvendarem a história por trás da criação da música? Para um nível escolar mais baixo, para além de que, de uma maneira geral, todos os alunos adoram conhecer, cantar e fazer actividades de TPR com estas músicas, a sua simples utilização potencia a capacidade de aprendizagem e leitura deles. Podemos também gravar os nossos alunos a cantarem as suas músicas favoritas e criarmos a nossa própria biblioteca de aúdio que depois podemos partilhar online através de sites como o DivShare .

Abaixo coloquei um screenshot do BusSong. Acedam e experimentem.

Share/Save/Bookmark

quinta-feira, 30 de julho de 2009

MixedInk

MixedInk parece-me ser uma boa aposta para a elaboração colaborativa de textos. O processo é simples: após registo no site propomos um tópico e convidamos outras pessoas a contribuírem com ideias e opiniões. Qualquer um pode editar o texto, usando o que os outros já escreveram e os restantes utilizadores votam no texto que acham ser o melhor e que querem que seja escolhido como versão final, sendo depois dado a conhecer todos os seus co-autores. Os tópicos criados estão abertos a todos a não ser que quem os cria especifique que apenas podem aceder determinados utilizadores.

Como usar MixedInk nas aulas?
Porque esta é uma ferramenta criada especificamente para escrita colaborativa é óptima para por exemplo pedirmos aos nossos alunos para, em grupos, apresentarem artigos sobre um tópico abordado em aula, para criarem em conjunto questões tendo em vista a preparação de uma entrevista, para criarem uma história que terá a colaboração de toda a turma.

Abaixo coloquei um vídeo disponibilizado pelo MixedInk. Vejam e tirem as vossas conclusões.

Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Translated.by

O Translated.by é recente e ainda está em formato Beta, assim que será de esperar que surjam alterações no site. Mas para já o Tranlate.by permite-nos fazer traduções colaborativamente, fazendo uso do que se chama crowdsourcing, ou seja os utilizadores ajudam-se mutuamente, traduzindo os textos para a sua língua mãe. O processo é simples: após registo no site, fazemos o upload do documento, especificamos a língua de origem e qual a língua para que queremos que seja traduzido. Depois é só esperar que os outros utilizadores nos ajudem na tradução. Podemos optar por tornar os nossas traduções públicas ou privadas. Se escolhermos a última só poderão aceder ao texto as pessoas que determinarmos fazer parte da nossa equipa de tradução.

Como usar o Translated.by nas aulas?
Este site parece-me ser um óptimo local para praticar Técnicas de Tradução. :) Para os alunos num nível universitário o Translate.by poderá ser uma mais valia para a tradução de textos que tenham de estudar e estão numa língua estrangeira. Para os alunos do 3º ciclo e do secundário podemos colocar online textos sobre tópicos abordados na aula, torná-los privados de forma a que só os nossos alunos possam acedê-los e pedir-lhes que os traduzam para praticarem não só o vocabulário, mas também a compreensão dos mesmos.

Abaixo coloquei um screenshot do Translated.by. Experimentem.
Share/Save/Bookmark

terça-feira, 28 de julho de 2009

Free OCR

Free Optical Character Recognition é uma ferramenta que converte imagens (de textos) em texto editável. Assim, se por exemplo fizermos um "scan" de um texto de um livro ou um "screenshot" de uma página web, submetemos a imagem criada ao Free OCR e facilmente podemos editar esse mesmo texto. As vantagens de utilizar o Free OCR são que para além de não ser necessário fazer o download de qualquer software, o serviço é grátis e não é preciso efectuar registo, basta aceder. Contudo as imagens submetidas não podem ter mais do que 2MB e apenas podemos submeter 10 imagens no espaço de uma hora. Os formatos suportados pelo Free OCR são: PDF, JPG, GIF, TIFF e BMP.

Como usar o Free OCR nas aulas?
Esta ferramenta poupa-nos imenso tempo quando queremos utilizar um texto que temos num livro ou numa página web. Em vez de acedermos a um editor de texto e digitarmos todo o texto basta-nos editá-lo através do OCR. Certamente que os nossos alunos também beneficiarão da utilização desta ferramenta nos seus trabalhos.

Abaixo coloquei um screenshot do Free OCR. Acedam e experimentem.

Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Portal Educacional das Webquests

O Portal Educacional das Webquests em Língua Portuguesa é, sem dúvida, um óptimo lugar para quem quer aprender mais sobre como utilizar webquests nas aulas. O site está muito bem estruturado, providenciando explicações claras e concisas sobre a definição, utilização e criação de webquests. Existem outros sites em Inglês que também merecem a nossa consideração e aconselho vivamente que os consultem: webquest.org , Webquest101 , EducationWorld. Mas para os colegas que não dominam o inglês o PortalWebquest é uma mais valia.

Como usar o PortalWebquest nas aulas?
O Portal esclarece dúvidas e ajuda-nos a perceber a dinâmica e o valor educativo das webquests. Porque não criar webquests para consolidar matéria ou mesmo cobrir tópicos que não vamos explorar em aula? Porque não dotar os nossos alunos das ferramentas necessárias e pedir-lhes que criem eles uma webquest que depois poderá ser partilhada não só com a turma, mas com a comunidades educativa em geral?

Abaixo coloquei um screenshot do PortalWebquest. Acedam, explorem, utilizem.

Share/Save/Bookmark

sexta-feira, 24 de julho de 2009

ProProfs

Na semana passada abordei várias ferramentas que nos permitem elaborar testes online. Ontem encontrei mais uma que me parece ser uma óptima aposta para qualquer professor. A ProProfs disponibiliza aos seus utilizadores várias opções que são muito úteis, e que recomendo que explorem, mas gostaria de chamar a vossa atenção para três em particular: o Quiz School, Polls e Flashcards. A primeira permite-nos criar testes, a segunda pesquisa/questão sobre um determinado tópico e com a terceira podemos criar flashcards com vocabulário que queremos praticar. Se soubermos tirar partido destas três opções não será necessário acedermos a outro site, porque teremos tudo o que precisamos no ProProfs.
Para podermos criar é necessário registarmo-nos no site. Mas dessa forma podemos rentabilizar a utilização do que o ProProfs tem para oferecer. Os tipos de questões disponíveis são: verdadeiro/falso, escolha múltipla, espaços em branco, resposta livre, resposta curta. Podemos inserir imagens e vídeo e temos acesso a uma série de opções de segurança para os testes que criámos: podemos atribuir ao teste uma password, podemos limitar o número de tentativas que cada utilizador pode ter e impor um tempo limite para a conclusão do teste, podemos restringir o acesso ao nosso teste a apenas pessoas que determinámos poderem fazer o teste e podemos optar por mostrar as respostas correctas ou não. Depois de concluído e colocado online, atribuimos-lhe uma categoria - educação, inglês, etc. Após ter sido respondido pelos outros, temos acesso aos resultados do teste que nos permitem visualizar não só a pontuação dos utilizadores, mas também o tempo que levaram a realizar o teste. Podemos emitir certificados e atribuir pontos de bónus. Enfim, ProProfs dá-nos muito espaço de manobra para editarmos o nosso teste como nos convém e permite que o coloquemos directamente no nosso blog/site.

Como usar ProProfs nas aulas?
Acho que este é mais uma daquelas ferramentas em que a pergunta deveria ser como não usar. :) Podemos criar testes para alunos/turmas em específico, podemos potenciar a aprendizagem de vocabulário pedindo aos próprios alunos que criem os seus flashcards, podemos rapidamente fazer um levantamento do estado de um dado projecto criando um poll. Enfim, Temos à nossa disposição ferramentas que abrem as portas da sala de aula e permitem que os alunos acedam aos conteúdos da aula onde e quando quiserem. Só temos a ganhar em utilizá-las.

Abaixo coloquei um dos testes criados no ProProfs. Experimentem.


Share/Save/Bookmark

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Chirbit

Chirbit permite-nos gravar clips audio directamente online. Após registo podemos começar as nossas gravações. Chirbit disponibiliza 3 formas de gravarmos nossos ficheiros audio: fazendo o upload de ficheiros previamente gravados em formato mp3 ou Wav; inserindo texto que depois é transformado em audio ou gravando directamente no Chirbit, utilizando um microfone. Depois de terminadas as gravações podem ser partilhadas através das redes sociais ou podemos fazer o download das mesmas.

Como usar Chirbit nas aulas?
Esta ferramenta é óptima para os nossos alunos praticarem a oralidade. O próprio Chirbit sugere algumas actividades: micropodcasts, piadas, efeitos sonoros, citações, música e aquela que mais me agrada, Branching Fiction, que nos permite gravar uma história em colaboração com outros. O processo é simples, a primeira pessoa acede e grava uma frase, as seguintes dão continuação à história adicionando cada uma mais uma frase à história.

Abaixo coloquei um screenshot do Chirbit. Acedam e experimentem.


Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 22 de julho de 2009

VocabSushi

VocabSushi permite-nos praticar e adquirir novo vocabulário, dando-nos acesso à prática de testes online. As palavras presentes nos testes são retiradas do vocabulário que, regra geral, surge nos testes padrão - ISEE, ACT, etc. VocabSushi requer que nos registemos, mas desta forma é possível consultar o registo do nosso progresso. O sistema do VocabSushi detecta as nossas falhas e proporciona exercícios adequados à nossa aprendizagem, sugerindo palavras cada vez mais dificeis, conforme vamos evoluindo. Para aceder aos exercícios não é necessário estarmos online, já que podemos fazer o download dos mesmos em PDF e podemos inclusive fazer o download dos podcasts e ficheiros Mp3 que acompanham todas as palavras.

Como usar VocabSushi nas aulas?
VocabSushi é uma forma óptima para os nossos alunos praticarem e adquirirem mais vocabulário. Contudo convém realçar que, porque utiliza vocabulário que deveria ser dominado por falantes nativos, VocabSushi pode ser um pouco dificil para os nossos alunos, mas certamente um desafio que vale a pena tentar superar.

Abaixo coloquei um vídeo que, muito sucintamente aborda as características do VocabSushi.



Share/Save/Bookmark

terça-feira, 21 de julho de 2009

HD-Trailers.net

HD-Trailers.net é onde podemos encontrar e fazer o download de trailers de filmes. Não é necessário qualquer registo e facilmente assistimos aos trailers online ou fazemos o download dos mesmos em formato .mov, .wmv ou .mp4. Não havendo qualquer limite para o número de downloads que se pode efectuar.

Como usar HD-trailers.net nas aulas?
Quando abordo determinados temas nas aulas, por vezes, gosto de utilizar trailers de filmes que sei vão ao encontro do tema que estou a trabalhar com os alunos, disponibilizando assim mais material que enriquece as aulas em termos de vocabulário e ideias/conhecimentos. Também utilizo trailers como meio para inspirar a escrita dos alunos, pedindo-lhes para criarem um texto expressando a sua opinião sobre o que viram. É óbvio que este "texto escrito" não tem necessáriamente de ter a forma de uma composição, regra geral peço-lhes para criarem os trabalhos utilizando outras ferramentas: GoAnimate, Toondoo, Bookr, etc.

Abaixo coloquei um screenshot do HD-trailers.net. Acedam e experimentem.


Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 20 de julho de 2009

IzaRia

iZaRia tem um extenso catálogo de músicas que, sem ser necessário qualquer registo, podemos ouvir online, fazer o download ou organizar em "playlists" e partilhá-las com os outros enviando-lhes o link ou então colocando as "playlists" no nosso blog/site. Quando elaboramos a nossa "playlist" recebemos sugestões de músicas dentro do género que estamos a aceder.
O serviço oferecido pela iZaRia é grátis e os seus utilizadores podem fazer o download legal de quantas músicas quiserem, sem se preocuparem com quaisquer restrições.

Como usar iZaRia nas aulas?
Adoro dar liberdade aos meus alunos para se exprimirem, então porque não lhes pedir que organizem e partilhem a sua "playlist", dando-lhes a oportunidade de, por escrito ou oralmente, falarem sobre as suas preferências. Podemos inclusive pedir-lhes para as incluirem num determinado género de música e apresentarem as caracteristicas desse género.

Abaixo coloquei um exemplo de uma "playlist" criada no iZaRia. Experimentem vocês também.


Share/Save/Bookmark