sexta-feira, 24 de julho de 2009

ProProfs

Na semana passada abordei várias ferramentas que nos permitem elaborar testes online. Ontem encontrei mais uma que me parece ser uma óptima aposta para qualquer professor. A ProProfs disponibiliza aos seus utilizadores várias opções que são muito úteis, e que recomendo que explorem, mas gostaria de chamar a vossa atenção para três em particular: o Quiz School, Polls e Flashcards. A primeira permite-nos criar testes, a segunda pesquisa/questão sobre um determinado tópico e com a terceira podemos criar flashcards com vocabulário que queremos praticar. Se soubermos tirar partido destas três opções não será necessário acedermos a outro site, porque teremos tudo o que precisamos no ProProfs.
Para podermos criar é necessário registarmo-nos no site. Mas dessa forma podemos rentabilizar a utilização do que o ProProfs tem para oferecer. Os tipos de questões disponíveis são: verdadeiro/falso, escolha múltipla, espaços em branco, resposta livre, resposta curta. Podemos inserir imagens e vídeo e temos acesso a uma série de opções de segurança para os testes que criámos: podemos atribuir ao teste uma password, podemos limitar o número de tentativas que cada utilizador pode ter e impor um tempo limite para a conclusão do teste, podemos restringir o acesso ao nosso teste a apenas pessoas que determinámos poderem fazer o teste e podemos optar por mostrar as respostas correctas ou não. Depois de concluído e colocado online, atribuimos-lhe uma categoria - educação, inglês, etc. Após ter sido respondido pelos outros, temos acesso aos resultados do teste que nos permitem visualizar não só a pontuação dos utilizadores, mas também o tempo que levaram a realizar o teste. Podemos emitir certificados e atribuir pontos de bónus. Enfim, ProProfs dá-nos muito espaço de manobra para editarmos o nosso teste como nos convém e permite que o coloquemos directamente no nosso blog/site.

Como usar ProProfs nas aulas?
Acho que este é mais uma daquelas ferramentas em que a pergunta deveria ser como não usar. :) Podemos criar testes para alunos/turmas em específico, podemos potenciar a aprendizagem de vocabulário pedindo aos próprios alunos que criem os seus flashcards, podemos rapidamente fazer um levantamento do estado de um dado projecto criando um poll. Enfim, Temos à nossa disposição ferramentas que abrem as portas da sala de aula e permitem que os alunos acedam aos conteúdos da aula onde e quando quiserem. Só temos a ganhar em utilizá-las.

Abaixo coloquei um dos testes criados no ProProfs. Experimentem.


Share/Save/Bookmark

Sem comentários: