terça-feira, 14 de julho de 2009

ClassMarker

ClassMarker permite-nos criar testes online. Bem sei que estão disponíveisna internet vários programas grátis, através dos quais podemos criar não só testes, mas também cursos inteiros. Um bom exemplo disso são o LCDS Author e o eXe. Mas continuo a gostar de utilizar estas ferramentas que em muito me facilitam a vida e me deixam publicar o que quero sem ter que stressar. :)
O ClassMarker disponibiliza uma série de testes: escolha múltipla, verdadeiro/falso, texto livre, resposta curta, espaços em branco e mesmo testes para utilização correcta da pontuação. Há que criar uma conta para podermos guardar os nossos testes, mas mesmo na conta grátis, não existe limite para o número de testes que é possível elaborar. Podemos inclusive criar turmas (até 100 alunos) e atribuir-lhes testes diferentes e quando os alunos completam o teste têm acesso imediato aos resultados. Podemos adicionar imagens aos testes. Podemos estabelecer um tempo limite para os mesmos. Podemos exportar os resultados dos testes para uma folha de Excel.
Enfim, percebem agora porque sou fã deste tipo de ferramentas? ;)

Como usar ClassMarker nas aulas?
Para além de podermos criar testes e atribui-los a alunos em específico, podemos pedir aos alunos que criem testes para serem aplicados aos colegas para testar conteúdos abordados em aula. Esta seria uma maneira óptima de rever a matéria e colmatar dúvidas.

Abaixo coloquei um screenshot que vos dará acesso a um dos testes demo do ClassMarker. Cliquem e acedam.

Share/Save/Bookmark

Sem comentários: