aMap é a abreviatura de "mapa de argumentação". Esta ferramenta pretende promover a capacidade de argumentar através da listagem de argumentos num formato visual simples, recorrendo à criação de um "mapa". Para participar num aMap ou criar o nosso é necessário, primeiro registar-se no site. O aMaps segue a lógica que nós utilizamos para tomar posições no nosso dia a dia: começamos por estabelecer a nossa posição, avançamos argumentos para essa tomada de posição, avançamos com outros fundamentos que vão ao encontro dos argumentos expostos e por fim demonstramos, através de vários exemplos práticos, a nossa posição. Todo o processo é simples e rapidamente se cria um aMap que depois pode ser partilhado através das redes sociais ou colocado no nosso site/blog.
Como usar o aMap nas aulas?
O aMap pretende, acima de tudo, ajudar-nos a lidar com assuntos complexos e levar-nos a pensar sobre eles. Pode ser usado para desenvolver a capacidade de raciocinio dos alunos e melhorar o seu pensamento critico na escrita e na oralidade. Podemos então criar um aMap e pedir-lhes que defendam a sua posição. Qualquer tópico poderia ser coberto, por exemplo: Inglês ou Esperanto? Democracia ou ditadura? Estudar ou trabalhar?
Abaixo têm um exemplo de um aMap. Experimentem.
Abaixo têm um exemplo de um aMap. Experimentem.
Sem comentários:
Enviar um comentário