sexta-feira, 5 de junho de 2009

Google Squared

Google Squared permite-nos pesquisar e recolher informação da web, apresentando-nos não páginas, mas sim uma tabela com os dados extraídos dessas páginas. Assim, se por exemplo, quiséssemos saber quais os países falantes de Inglês o Google Squared rapidamente apresentaria uma tabela com as informações mais relevantes - nome, língua, capital, área dos diferentes países, etc. Uma das vantagens é que podemos, nós próprios, retirar e/ou adicionar colunas com os tópicos que quisermos e automaticamente o Google Squared as preencherá. Quando estivermos satisfeitos podemos partilhar ou imprimir a tabela criada. Uma vez que ainda está na fase Beta o Google Squared faz apenas o levantamento da informação disponível na web e, por vezes, apresenta informações erradas/incompletas. No entanto não deixa de ser um bom ponto de partida e uma ferramenta a ter em consideração para quem quer efectuar pesquisa de informação específica.

Como usar Google Squared nas aulas?
Uma vez que o Google Squared organiza tabelas com informação específica sobre um determinado tópico- escritores de um período/género literário, indicadores de acidez, pintores, etc- sem dúvida que será uma mais valia para as pesquisas efectuadas por nós e pelos nossos alunos. Por isso, porque não estipular vários aspectos de um mesmo tópico geral e pedir aos nossos alunos que nos apresentem os resultados, remetendo-os para outras ferramentas que , em conjunto com o Google Squared, os podem ajudar a complementar as informações recolhidas e, desta forma, estabelecer os parâmetros de uma boa pesquisa.

Abaixo têm um screenshot de uma pesquisa efectuada no Google Squared e uma imagem da caixa de introdução de termos de pesquisa. Cliquem sobre a imagem para aceder a um vídeo, que muito sucintamente explica o Google Squared.


Share/Save/Bookmark

Sem comentários: