quarta-feira, 2 de junho de 2010

MoMuPi - Movie Soundtracks

MoMupi funciona como uma espécie de base de dados de faixas de música usadas em filmes. Não é necessário qualquer registo. Basta aceder inserir o nome do filme e rapidamente temos acesso às músicas que podemos ouvir directamente no site. Não é possível guardá-las directamente no nosso computador, mas entre o YouTube e outras ferramentas de pesquisa de mp3s, por exemplo: Beemp3, Fetchmp3, Mp3search, facilmente se tem acesso ao download do mp3.

Como usar MoMuPi nas aulas?
Por vezes, sabemos o nome do filme, mas não conseguimos identificar o nome de uma determinada faixa sonora. MoMuPi ajuda-nos a contornar isso. Se conjugarmos este recurso com Filmsite, Quotes-from-movies e MovieWavs que já abordei no post intitulado Into Movies o material e as actividades que poderemos criar será mais variado. Mas com o MoMuPi podemos, por exemplo:
- usar o VoiceThread e debater com os alunos como a escolha da banda sonora contribui para a criação do ambiente no filme, experimentando ver excertos do filme sem som, dando-lhes depois a escolher entre 3 faixas para eles seleccionarem aquela que acham ser a mais adequada;
- pedir-lhes que, em grupo, criem uma pequena rubrica que terão de ter em mente quando seleccionarem a música para os seus vídeos;
- pedir-lhes para apresentarem, usando o Tokbox, a faixa sonora de um determinado filme que eles achem que foi/não foi a melhor que se podia ter utilizado, justificando a sua opinião.

Abaixo coloquei um screenshot do MoMuPi. Experimentem e partilhem connosco outras ideias que tenham para usá-lo nas aulas.

Share/Save/Bookmark

1 comentário:

Mrs. Tenkely disse...

Another great use Alexandra! Thinking about how music affects the emotions and thoughts we have about a movie or scene is a fantastic exercise.