terça-feira, 15 de junho de 2010

Search & Download Sound Effects

FreeSound, SoundJay, SoundBibble e FindSounds são todos websites que nos permitem aceder a efeitos sonoros.
FreeSound pretende criar uma base de dados de excertos aúdio, que têm uma Creative Commons Sampling Plus License, podendo-se, após registo, fazer o download e utilizar qualquer um dos excertos. Podemos inclusive contribuir, fazendo o upload dos nossos próprios efeitos sonoros. 
SoundJay e SoundBible são muito semelhantes. Nenhum precisa de registo prévio e podemos facilmente fazer o download dos sons disponíveis em ambos, em formato WAV ou em MP3.
FindSounds, por seu lado, é um motor de pesquisa só para sons. Assim que, se não encontrarmos o que queremos em nenhum dos três primeiros, podemos efectuar uma pesquisa através do FindSounds que rapidamente encontraremos algo que vá ao encontro do que queremos.

Como usar FreeSound, SoundJay, SoundBibble e FindSounds nas aulas?
Qualquer docente que utilize ou pretenda utilizar efeitos sonoros nas suas aulas ou apresentações, podcasts ou narrativas digitais, irá, certamente apreciar o manancial de ficheiros áudio disponibilizados por estes sites. Através deles poderemos:
- adicionar efeitos sonoros aos nossos Podcasts ou "radio shows" que depois podemos colocar online e partilhar com os outros através de sites como o Podomatic;
- criar actividades lúdicas do género "guess the sound" em que os alunos teriam de identificar os excertos áudio - sons citadinos, animais, ruídos da natureza, etc;
- disponibilizar uma série de efeitos sonoros à volta dos quais os alunos teriam de construir uma história;
- pedir aos alunos que adicionem sons às suas narrativas digitais, tornando-as mais vivas;
- explorar a forma como os efeitos sonoros ajudam a criar o ambiente de uma história, pedindo aos alunos para seleccionarem o efeito que acham ser mais adequado e justificarem a sua opção.

Abaixo coloquei screnshots de apenas dois dos sites. Acedam, experimentem e decidam da sua utilidade nas vossas aulas.



Share/Save/Bookmark

Sem comentários: