sexta-feira, 16 de julho de 2010

Simple Guide Tool

Fiquei a conhecer o Simple Guide Tool através de Larry Ferlazzo. Esta aplicação utiliza outras já disponíveis  online - GoogleMaps, GoogleStreetView, TinyChat, FlockDraw e TypeWithMe-  e  conjuga-as todas oferecendo-nos um serviço único. 
O Simple Guide Tool permite-nos partilhar o nosso mapa com mais duas pessoas ao mesmo tempo,  sempre que deslocamos o nosso "marker" no  "GoogleMap" a imagem apresentada no "GoogleStreetView" é actualizada. Assim temos a possibilidade de  guiar os outros para os locais que queremos. Para além disso termos  também a oportunidade de não só conversar (áudio ou vídeo) enquanto acedemos ao mapa, mas também de colaborar em "real time" num "whiteboard" ou num documento.  Não é necessário qualquer registo, basta aceder, criar a nossa sala e partilhar a URL da mesma com os outros. Os participantes podem optar por se deixar guiar ou explorar o mapa sozinhos, bastando para isso clicar em "manual refresh" , para voltarem a nos acompanhar têm de clicar em "refresh from list". 

Como usar Simple Guide Tool nas aulas?
Uma vez que podemos aceder a várias ferramentas na mesma aplicação poderemos:
- organizar vistas de estudo virtuais com outras escolas, utilizando o vídeo para os alunos comunicarem entre si;
- pedir aos alunos de cada escola para mostrar partes do local que iremos "visitar" no GoogleStreetView e pedir aos outros  para trocarem ideias usando o chat, sobre a localização e identificação do mesmo;
- aproveitar para, após a visita guiada, pedir aos alunos para criarem, em conjunto, um texto sobre o que viram.

Abaixo coloquei um screenshot do Simple Guide Tool. Acedam, experimentem e decidam da sua utilidade para as vossas aulas.

Share/Save/Bookmark

1 comentário:

Mrs. Tenkely disse...

What a neat mashup of tools! I like your idea of using it to collaborate on a project with other schools. Very neat!