quinta-feira, 22 de julho de 2010

The Tate Movie Project

The Tate Movie Project pretende ajudar a desenvolver competências relativas à criação de histórias digitais e de animações, encorajando alunos entre os 5 e os 13 anos a contribuir para um filme animado através do criação de desenhos, ideias, efeitos sonoros e personagens. O filme será produzido pela Aardman Animations e será transmitido pela BBC TV em 2011. Este projecto destina-se a alunos do Reino Unido, mas não encontrei qualquer problema em efectuar registo e criar animações. O processo de criação de animações, personagens e de efeitos sonoros é fácil e divertido. 
The Tate Movie Project também disponibiliza uma secção para docentes, sendo possível requerer acesso a uma série de planos de aula que nos ajudarão a abordar tópicos como: criação de personagens e fundos, criação de ideias para histórias digitais e como animar.

Como usar The Tate Movie Project nas aulas?
Mesmo sendo um projecto destinado a alunos do Reino Unido, podemos perfeitamente aceder e utilizar os recursos disponíveis, assim poderemos:
- abordar o processo de storyboarding e depois criar narrativas digitais;
- apresentar temas, rever conteúdos abordados na aula e motivar;
- criar uma história em conjunto e dividir as várias cenas da mesma por diferentes alunos e depois, utilizando uma ferramenta de captura de ecrã, fazer o download de todas e uni-las numa única animação utilizando, por exemplo o Movie Maker ou o JayCut.   

Abaixo coloquei um breve exemplo do que é possível fazer. Acedam e experimentem também.


Share/Save/Bookmark

Sem comentários: