quarta-feira, 21 de julho de 2010

Troovi / Yogile - Photo Sharing and Storage

Troovi e Yogile permitem-nos guardar e partilhar fotografias. O que os distingue dos outros sites de partilha de fotografias é o facto de permitirem que múltiplos utilizadores façam o upload de fotografias num mesmo "álbum" sem sequer ser necessário se registarem.
Para utilizar o Troovi basta aceder e fazer o upload das fotografias. Para permitir acesso a outras pessoas basta partilhar com elas a URL do nosso álbum. Se o álbum não for acedido durante um período de tempo superior a 30 dias será apagado.
Para utilizar Yogile, basta uma pessoa registar-se  e depois partilhar a URL do álbum. Podemos tornar o conteúdo do álbum privado adicionando uma palavra chave ao mesmo, restringindo o seu acesso. É possível fazer o upload de fotografias através acesso directo ao Yogile ou através do envio de um e-mail ou mesmo de uma mensagem mms a partir de um telemóvel.

Como usar Troovi e Yogile nas aulas?
Qualquer deles facilita o upload de fotografia ao permitir o acesso simultâneo a vários utilizadores. Assim podemos:
- pedir aos alunos para recolherem fotografias sobre vários tópicos e fazerem o upload das mesmas num álbum comum;
- pedir aos alunos para capturarem imagens sobre um tópico em específico e colocá-las  no álbum de forma a que depois se elabore uma narrativa digital a partir das fotos que eles seleccionarem;
- criar bancos de imagens aos quais os alunos poderiam recorrer quando precisassem de imagens para utilizarem em projectos escolares.

Abaixo coloquei screenshots. Experimentem.

Share/Save/Bookmark

Sem comentários: