quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Creativity Tools

Creativity Tools é uma colecção de ferramentas que têm por objectivo inspirar criatividade. Não necessário qualquer registo, basta aceder e seleccionar a ferramenta que queremos usar. Existem 3 tipos de ferramentas: "Brainstorming", que nos guia através do processo de criar exercícios de "brainstorming"; "Generators", que nos dá acesso a vários tipos de geradores - palavras, frases e parágrafos - que podemos utilizar como "writing/speaking prompts"; e "Name Finder" cujo único objectivo é criar nomes para as personagens das nossas histórias.

Como usar Creativity Tools nas aulas?
Qualquer professor irá certamente apreciar o facto de poder aceder num único lugar a vários tipos de ferramenta, que podem ser usadas como "speaking/writing prompts". Podemos:
- usar um projector e a partir da palavra, frase ou parágrafo sugerido, criar uma história colectiva usando uma ferramenta do género do Etherpad;
- dividir os alunos em grupos e criar uma espécie de história em cadeia, em que cada grupo teria de integrar a palavra, frase ou parágrafo  dos outros grupos na sua própria história e depois comparar as histórias criadas pelos diferentes grupos;
- usar o "prompt" sugerido para pedir aos alunos para criar uma narrativa digital, usando uma ferramenta de animação ou de criação de banda desenhada como GoAnimate ou ToonDoo. 

Abaixo coloquei um screenshot da página inicial do Creativity Tools. 


Share/Save/Bookmark

1 comentário:

Mrs. Tenkely disse...

These are really helpful tools. Often students just need a jumping off point for their creativity, this gives them just that!