segunda-feira, 30 de agosto de 2010

NewsCreed

Há uns dias atrás David Deubeldeiss abordou no seu blog "Making an online class newspapers". Uma das ferramentas que ele apontou foi NewsCreed, seguindo a sua recomendação, decidi experimentar e ainda bem que o fiz. :)
NewsCreed permite-nos criar o nosso próprio jornal, em apenas alguns cliques. Na verdade, podemos criar vários jornais se assim o quisermos. Basta aceder, efectuar registo e clicar em "create newspaper", o passo seguinte é dar um nome ao jornal e personalizar o seu aspecto. Podemos adicionar notícias de três formas distintas: através de palavras chave (tags) a partir das quais o NewsCreed, utilizando várias fontes (que podem também ser modificadas) irá recolher os artigos online; através da inserção de "feeds" de RSS, funcionando assim como um agregador de feeds; e, por último, através da criação/escrita dos nossos  próprios artigos de notícias. O NewsCreed coloca todos os tópicos/secções criadas na primeira página do jornal, mas permite-nos a navegação fácil entre os vários tópicos. Após a criação do jornal, facilmente o partilhamos através das redes sociais e os outros podem inclusive subscrever o jornal e recebê-lo diariamente através de e-mail.

Como usar NewsCreed nas aulas?
O NewsCreed proporciona-nos uma forma simples e rápida de organizarmos um jornal que podemos utilizar nas nossas aulas. Poderemos, por exemplo:
- criar um jornal sobre tópicos específicos a serem abordados em aula e apresentá-lo como leitura extra ou explorar as notícias em aula, criando actividades em torno das mesmas;
- pedir aos alunos para criarem o seu próprio jornal sobre tópicos que gostam ou assuntos que queiram aprofundar, aproveitando os editoriais para partilharem as suas opiniões e reflectirem sobre as notícias publicadas;
- criar um jornal só com feeds de RSS dos blogs do alunos que poderia depois ser partilhado com os encarregados de educação;
- criar um jornal sobre tópicos relativos ao ensino/aprendizagem do Inglês e partilhá-lo com os colegas de departamento, utilizando os editoriais para trocar e partilhar pontos de vistas sobre os mesmos.

Abaixo coloquei um screenshot do jornal que criei. Cliquem em ZarcoEnglish para aceder e explorar. Experimentem criar o vosso jornal também.


Share/Save/Bookmark

1 comentário:

Mrs. Tenkely disse...

I really like the idea of making a daily newspaper for students that they can go through in preparation or review of the class each day. What a wonderful use for this cool tool!