terça-feira, 28 de setembro de 2010

Storify

Storify, vem, a meu ver, alterar a forma como criamos ligações entre a informação que encontramos online.  Hoje em dia, qualquer um de nós pode publicar conteúdo, nas suas variadas forma (texto, imagem, vídeo, áudio). Tanto que o problema que a maioria de nós tem é conseguir filtrar a informação. Storify ajuda-nos a criar um espaço onde podemos filtrar e reunir o que nos interessa. 
O processo é relativamente simples. Após registo temos acesso a várias fontes de informação (YouTube, Google, Twitter, etc) directamente do Storify, inserimos os termos da nossa pesquisa, seleccionamos a informação que queremos, através de um simples "drag & drop" e vamos construindo a nossa "história", que podemos depois partilhar com os outros através das redes sociais. Uma das vantagens do Storify é que todos elementos que seleccionados têm um link de volta para o local de onde foi retirado.
Infelizmente, por enquanto o Storify ainda está em Beta e só podemos aceder ao serviço através de um convite, mas o potencial desta nova ferramenta vale bem a pena já guardá-la nos nossos favoritos e esperar que esteja disponível para os restantes utilizadores.

Como usar Storify nas aulas?
Já alguma vez encontraram uma ferramenta que vos pareceu perfeita para os vossos alunos? :) Esta parece-me ser um candidato forte. Dá-lhes a possibilidade de poderem pesquisar, recolher informação, criando ligações, criando novos significados através da selecção da informação que, para eles é a mais relevante. É a ferramenta perfeita para a nossa sociedade, que vive e respira remixes. 
Poderemos pedir a diferentes grupos de alunos que recolham e apresentem informação sobre os mais variados tópicos. Cada grupo apresentaria a versão e poderíamos abordar com eles as diferentes formas que temos de criar ligações sobre um mesmo tópico. Poderíamos analisar o que condicionou as escolhas feitas. Poderíamos abordar os remixes, as histórias que eles criaram a partir do que outros colocaram online, alertando-os para assuntos como copyright e plagiarismo.  Poderíamos nós também criar as nossas próprias histórias para apresentar tópicos que iríamos abordar em aula, organizando a informação de forma a potenciar o debate.
Abaixo coloquei um pequeno tutorial disponibilizado pelo site do Storify. Vejam e tirem as vossas conclusões.
Storify demo from Burt Herman on Vimeo.
Share/Save/Bookmark

1 comentário:

Mrs. Tenkely disse...

I love your ideas for using storify in class, students could essentially create and record their own learning journey.