quarta-feira, 28 de outubro de 2009

TubeRadio.fm / Ibizaah - Playlist Creators

TubeRadio.fm and Ibizaah permitem-nos criar "playlists" de vídeos de música do Youtube. Ibizaah é muito mais simples e tem um fim mais lúdico: nos deixar experimentar como será estar na pele de um DJ. Podemos efectuar pesquisas e seleccionar vários vídeos que depois visualizamos e ouvimos dois a dois. É-nos dado a possibilidade de passar de um para outro conforme quisermos e podemos inclusive adicionar o som de uma sirene. Por enquanto ainda não é possível salvar as nossas playlists, mas, em princípio, em breve será algo que os utilizadores de Ibizaah poderão fazer.
TubeRadio.fm por seu lado, é um "internet music video player" que nos permite encontrar e, rapidamente, organizar online os vídeos do YouTube, dando-nos também acesso, dentro do próprio TubeRadio.fm, à letra da música, à biografia do artista e uma lista de artistas, dentro do mesmo género musical, daquele que estamos a consultar. Podemos utilizar o TubeRadio.fm e aceder às playlists públicas sem ser necessário registarmo-nos, mas para guardar e partilhar as nossas playlists temos de efectuar registo. Todo o processo é extremamente simples e intuitivo.

Como usar TubeRadio.fm e Ibizaah nas aulas?
Podemos facilmente pedir aos nossos alunos para usarem Ibizaah e criarem uma espécie de "music face off", onde confrontariam géneros musicais, estilos de performance, etc. Ou então podemos simplesmente permitir que se divirtam e criem uma selecção de duas ou quatro músicas, onde possam dar mostras das suas qualidades de DJ. Uma vez que o Ibizaah ainda não permite guardar o nosso trabalho eles podiam usar uma ferramenta de captura de ecrã como, por exemplo, o screentoaster e gravar o seu trabalho.
Hoje em dia, a maior parte dos manuais escolares utiliza músicas que vão ao encontro dos temas abordados. Porque não usar o TubeRadio.fm e criar listas por géneros musicais ou por artista que seriam utilizadas nas aulas, dando oportunidade aos alunos não só de ouvir a música mas também ver o vídeo? Podemos utilizar alguns desses vídeos e criar questionários, utilizando o ESLvídeo. Podemos criar um concurso em que os alunos teriam de identificar o tema, o nome da música e quem a canta. Podemos aproveitar que alguns dos vídeos têm legendas e permitir que os alunos cantem as músicas também. Podemos encarregar os alunos de criarem listas pessoais com as músicas preferidas deles e depois criar uma lista final com as preferências da turma.

Abaixo coloquei dois tutoriais disponibilizados pelos próprios TubeRadio.fm e Ibizaah.


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terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ahead

Ahead é uma nova ferramenta gratuita para apresentações multimédia que vi hoje referida no blog  I Want To. Ainda está em fase Beta, por isso é normal que sofra alterações nos meses que se seguem. Ahead disponibiliza 3GB de armazenamento e permite-nos o upload de ficheiros de diversos formatos que depois podemos usar na nossa apresentação. Um pouco à semelhança do Prezi o Ahead é completamente online e permite-nos utilizar zoom. Através do Ahead vamos construindo a nossa apresentação, criando cenas. Cada cena tem uma URL única, o que nos dá a oportunidade de podermos partilhar apenas uma cena em especifico da nossa apresentação. O Ahead requer um pouco de treino até que nos habituemos a utilizá-lo. Para já está apenas disponível um tutorial em PDF, mas os seus criadores prometem disponibilizar tutoriais em vídeo para breve. Depois de pronta temos a possibilidade de partilhar a apresentação através das redes sociais ou então colocá-a directamente no nosso site/blog.

Como usar Ahead nas aulas?
Como ferramenta de apresentação multimédia o Ahead é uma alternativa aos PPTs que os nossos alunos, regra geral, usam. É sempre salutar dar-lhes a conhecer outras ferramentas para que eles as experimentem e possam tirar partido delas. Ahead pode ser usado para apresentar um determinado projecto escolar, pode até funcionar como e-portfolio, um local onde o aluno colocaria os seus melhores trabalhos.

Abaixo coloquei um screenshot da página inicial do Ahead e um exemplo de uma apresentação disponibilizada pelo próprio site.



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segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Machinima - Digital Storytelling Tool?

Machinima é uma palavra que resultou da mistura de "machine" com "cinema", é a arte de fazer filmes utilizando ambientes virtuais em 3D. Basicamente o que se faz é gravar cenas de jogos de computador, utilizando programas como Hypercam ou GameCam e criar novas histórias com elas, editando-as através de, por exemplo, o Movie Maker. Aqueles que aderiram a esta nova arte são chamados machinimadores. A produção de uma história usando a Machinima pode envolver gravação de vozes e efeitos sonoros ou então o machinimador pode optar por contar a sua história sem usar qualquer diálogo, utilizando apenas os sons do próprio jogo e música. Machinima.com é um site onde os machinimadores trocam ideias e publicam as suas criações. Existe inclusive um canal do Youtube só para este tipo de animações. 

Como usar Machinima nas aulas?
Muitos dos nossos alunos já gravam vídeos com partes de jogos e publicam-nos no YouTube, então porque não desafiá-los a levar esse processo um pouco mais longe e  pedir-lhes para criarem uma nova história. Seria interessante ver os resultados. Podemos talvez pedir que em grupo criem um guião e que depois gravem cenas que contem a  história, adicionando diálogo e efeitos sonoros através da utilização do audacity e editando o filme através do Movie Maker.

Abaixo, a título de exemplo de uma história criada através do Machinima, coloquei um dos vídeos disponíveis no Youtube.



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sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Museum Box

Museum Box permite-nos organizar argumentos ou descrições de um acontecimento, de uma pessoa ou de um período histórico, colocando-os dentro de uma caixa virtual que os outros podem aceder e comentar. Podemos colocar textos, imagens, som ou vídeos, criando prateleiras individuais dentro da nossa caixa. Será necessário efectuar registo, mas todo o processo é rápido. Museum Box disponibiliza ainda aos educadores a possibilidade de registarem a sua escola, podendo, dessa forma, verificar as caixas criadas pelos alunos antes da sua publicação online. Depois de terminadas e publicadas as caixas podem ser acedidas pelos outros, sendo possível partilhá-las no nosso blog/site através da colocação da URL única de cada caixa.

Como usar Museum Box nas aulas?
Podemos usar o Museum Box para pedir aos alunos uma série de tarefas: criar uma caixa que retrate a vida deles ou de uma personagem de um período histórico qualquer; criar uma caixa onde organizem argumentos a favor ou contra um determinado tópico, criar uma caixa que descreva uma aspecto da vida deles; criar uma caixa sobre vocabulário relativo um tópico específico; criar uma caixa que mostre os seus melhores trabalhos ao longo do ano, funcionando como uma espécie de e-portfolio.

Abaixo coloquei dois screenshots. Um da página inicial do Museum Box, ao clicarem em cima, serão direccionados para um tutorial disponibilizado pelo próprio site. O outro é de uma caixa criada por um dos dos utilizadores do Museum Box sobre o tópico: "Abandoning animals: good or bad?".  Poderão consultar a galeria de caixas disponíveis AQUI.





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quinta-feira, 22 de outubro de 2009

MashON

MashOn é uma plataforma web que nos permite criar produtos digitais através da combinação das nossas fotografias, vídeos e texto com as criações de marcas e personagens populares. Para podermos criar, comentar e partilhar algo é necessário primeiro efectuarmos um registo. Através do MashON podemos facilmente criar banda desenhada com uma qualidade espectacular. Temos acesso a várias possibilidades: MashON Comics, MashON Spore e MashOn Kids o processo de criação é semelhante nos três, mas o material disponível para utilização é diferente. Vejam abaixo um screenshot do que o MashOn nos apresenta quando clicamos em "Create" para iniciarmos as nossas histórias.

Depois de terminada, basta clicar em "Share" para facilmente partilhamos a banda desenhada criada, através das redes sociais ou a colocarmos no nosso site/blog.

Como usar MashON nas aulas?
MashON é uma excelente opção para criação de histórias digitais. As diferentes secções disponíveis permitem-nos adaptar o material a usar à idade dos alunos que temos. A possibilidade de podermos usar os nossos próprios vídeos e fotografias permitem aos nossos alunos uma maior personalização das histórias que irão criar. Podemos facilmente pedir aos miúdos que criem histórias em banda desenhada sobre os mais variados tópicos. Podemos criar histórias colectivas, em que cada aluno adiciona uma página à história a ser desenvolvida. Podemos nós também criar histórias para introduzir temas ou aspectos gramaticais ou então rever vocabulário.

Abaixo coloquei três screenshots das diferentes secções de criação de banda desenhada do MashON. Experimentem cada uma delas e tirem as vossas conclusões.

 
 


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quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Internet Search Challenges

Internet Search Challenges faz parte do site 21st Century Information Fluency, que é, certamente, uma mais valia para qualquer professor, pois disponibiliza, gratuitamente, uma série de recursos, desafios e tutoriais que poderão ser usados nas nossas aulas. O Internet Search Challenges é apenas uma das actividades oferecidas. Basicamente são desafios que ajudarão a desenvolver as capacidades de pesquisa dos nossos alunos. Cada desafio tem um tempo a ser batido que é contabilizado ao concluirmos o desafio, submetermos o  nosso resultado para ficarmos a saber se cumprimos o que nos era pedido ou não. Tendo depois a possibilidade de voltar a repetir o desafio ou aceder à resposta.

Como usar o Internet Search Challenges nas aulas?
Estas actividades são passíveis de ser utilizadas em qualquer disciplina. Se a língua for uma barreira o professor poderá seleccionar o desafio que quer e poderá simplesmente dar aos alunos as indicações em Português sem sequer lhes pedir que acedam ao site. Para as aulas de Inglês, seria interessante seleccionar desafios que fossem ao encontro dos temas abordados em aulas e organizar pequenos concursos, onde os alunos vencedores teriam de, no final, dar conta do seu processo de pesquisa.

Abaixo coloquei o screenshot da página dos desafios. Acedam e experimentem.



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terça-feira, 20 de outubro de 2009

Architect Studio 3D

Architect Studio 3D dá-nos a oportunidade de construirmos um casa de raiz e experimentarmos o que é sermos arquitectos. Existem 4 secções diferentes: Design Studio; Design Gallery; About Architecture e About Frank Loyd Wright. Para iniciarmos a nossa construção, basta aceder ao Design Studio, seleccionar o nosso cliente, determinar o local da construção, criar o exterior e interior da casa e depois guardar o nosso desenho na galeria para que possa ser apreciada pelos outros.

Como usar Architect Studio 3D nas aulas?
Podemos usá-lo para consciencializar os alunos de que o processo de construção de um espaço tem de ter em conta os seus utilizadores finais. Assim, podemos atribuir o mesmo cliente a alunos diferentes e depois debater as escolhas feitas por cada um deles, pedindo-lhes que apresentem o seu projecto perante a turma. Podemos apenas visitar a Galeria e pedir-lhes que escolham uma casa e escrevam um texto sobre o tipo de pessoa que moraria nessa casa em específico, indicando o seu emprego, os seus gostos pessoais, a sua idade, etc. Num nível mais básico poderíamos aproveitar para apresentar/rever vocabulário relativo à casa.



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segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Aardvark / AskForAnswers

Tanto o Aardvark como o AskForAnswers proporcionam-nos a oportunidade de fazer perguntas sobre os mais variados tópicos e obter respostas dos restantes utilizadores ou das pessoas que pertencem à nossa rede no Facebook, permitindo-nos, dessa forma, tirar partido do conhecimento e experiência dos outros. Em qualquer uma delas é necessário efectuar registo para que se possa colocar questões.
Aardvark oferece um serviço mais refinado, mas o serviço prestado pelo AskForAnswers também merece destaque já que tem a particularidade de ter sido criado por 3 adolescentes de 14-15 anos que, para além deste projecto, mantêm um blog chamado TechXav onde, com a colaboração de outros adolescentes, partilham dicas, dão conselhos e expressam opiniões sobre vários tópicos,entre eles, as ferramentas da web2.0.

Como usar Aardvark e AskForAnswers nas aulas?
Será sempre benéfico para qualquer um de nós ter acesso ao conhecimento e à experiência dos outros. Os nossos alunos teriam tudo a ganhar em se consciencializar disso. Contudo será necessário realçar que deverão ter em mente a fiabilidade da informação recolhida. Podemos, por exemplo, dividir a turma em grupos e atribuir várias tarefas a cada um dos grupos. Parte da turma responderia aos desafios, usando o processo simples de pesquisa online e outra parte utilizaria o Aardvark e o AskForAnswers. Seria interessante ver os resultados, no que diz respeito à rapidez com que resolveriam a tarefa e à qualidade da informação recolhida.

Abaixo coloquei screenshots do Aardvark e do AskForAnswers. Acedam e experimentem.





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sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Wiggio

Wiggio facilita os trabalhos em grupo.  Para começar a utilizar o Wiggio basta um elemento do grupo efectuar registo e depois adicionar o e-mail dos restantes. Através do Wiggio temos acesso a uma série de ferramentas: um calendário, partilhado pelo grupo que envia lembretes aos membros do grupos sobre reuniões ou datas a cumprir no decorrer de projectos; uma secção para inquéritos ao grupo; uma secção de upload e download de documentos, eliminando-se assim a necessidade de enviar e-mails com várias versões do mesmo documento; um sistema de mensagens interno que os membros podem usar para enviar mensagens de texto e áudio e, dessa forma, descongestionar as suas caixas de correio; uma secção de conferências onde os membros do grupo se podem reunir online e, por último, uma secção de favoritos onde podem guardar e aceder aos "links" usados pelo grupo. Em cada secção do wiggio está disponível um tutorial que facilita ainda mais a sua utilização.

Como usar Wiggio nas aulas?
Quando pretendemos desenvolver trabalhos de grupo Wiggio é, certamente,um site a ponderar, pois disponibiliza no mesmo lugar ferramentas indispensáveis ao bom desenvolvimento de qualquer projecto. Em Área Projecto será uma mais valia, mas poderá ser utilizado em qualquer disciplina.

Abaixo coloquei um vídeo sobre o Wiggio.


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quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Culture Crossing

Culture Crossing dá-nos acesso a informação sobre mais de 200 países do mundo. É uma base de dados, que conta com a contribuição dos seus utilizadores para diminuir as barreiras culturais que nos separam. Oferece-nos informação sucinta  sobre vários aspectos culturais de uma determinada nação, não só para nos alertar para culturas diferentes e minimizar potenciais confusões quando interagimos com pessoas de outras culturas, mas também para nos consciencializar da forma como a nossa própria cultura influencia a forma como agimos e reagimos. Culture Crossing também nos dá acesso a links para outros recursos online e, semanalmente, apresenta um questionário para testarmos o nosso nível de conhecimentos em relação a outras culturas e uma entrevista com um nativo de diferentes países, que nos dá conta da suas próprias experiências. Podemos aceder e consultar os dados livremente, mas para contribuir com mais informação, para interagir com os outros utilizadores é necessário efectuarmos registo.

Como usar Culture Crossing nas aulas?
Tanto as línguas como a geografia e a história beneficiariam da utilização do Culture Crossing. Por exemplo, para celebrar o Dia da Europa podíamos criar uma actividade em que pediríamos aos nossos alunos que, por um dia, fossem de outra nacionalidade. Agindo de acordo com essa nacionalidade. Seria interessante ver os resultados.
Podemos simplesmente explorar o Culture Crossing com eles, questionar a informação apresentada e testar o nosso conhecimento sobre outras culturas. Podemos nos registar e, em conjunto com eles, decidir que mais informação poderíamos adicionar sobre a nossa cultura.

Abaixo coloquei um screenshot do Culture Crossing. Ao clicarem sobre a imagem serão direccionados para um teste. Verifiquem em que pé está o vosso conhecimento das outras culturas. :)


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