quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Delicious.

Hoje vou abordar uma ferramenta que já utilizo há um tempo, mas que muitos dos meus colegas ainda não conhecem: Delicious. O nome pode nos dar a ideia errada, mas a verdade é que este site pode mesmo deliciar-nos. :) Basicamente tem a mesma função que o separador de favoritos no nosso computador, mas tem as vantagens de podermos aceder à lista que criámos a partir de qualquer computador, de podermos rapidamente partilhá-la com outras pessoas e de facilmente adicionarmos notas e tags (etiquetas) que nos dizem o conteúdo da página web que guardámos.
Existem uma série de ferramentas para tirarmos ainda mais partido do que o Delicious tem para oferecer. O site Makeuseof.com disponibilizou um artigo: "How to Organize Your Web With Delicious - The Essential Toolbox" onde aborda essas ferramentas. Se tiverem oportunidade leiam o artigo e experimentem as ferramentas.

Como usar o Delicious nas aulas?
Podemos rentabilizar as pesquisas efectuadas pelos nossos alunos se lhes mostrarmos as vantagens da utilização do Delicious, não só para o seu uso pessoal, mas principalmente quando lhes pedimos para fazerem trabalhos de grupo, já que facilmente podem partilhar os sites pesquisados entre eles, além de que podem aceder aos sites que guardaram em casa nos computadores da escola e rapidamente prosseguir com o seu trabalho.
Abaixo têm uma imagem dos meus bookmarks no Delicious. Cliquem em cima para acederem.

Share/Save/Bookmark

Sem comentários: