terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Hot Potatoes

O HotPotatoes é uma ferramenta que nos permite construir testes interactivos e colocá-los online. É necessário fazer o download do programa para o nosso computador, mas a sua facilidade de utilização e versatilidade vale a pena. O HotPotatoes tem seis módulos diferentes: o JQuiz, testes de escolha múltipla e resposta curta; JMix, sopa de palavras; JCross, palavras cruzadas; JMatch, exercícios de correspondência; JCloze, preenchimento de espaços em branco e o The Masher que conjuga os vários tipos de exercícios atrás referidos. Depois de elaborados os testes são postos online e colocados à disposição dos alunos que podem resolvê-los em casa, já que cada exercício criado é acompanhado de instruções e mensagens de feedback, além de que, sendo de correcçao automática permite ao aluno tornar-se mais autónomo nas suas aprendizagens.

Como usar o HotPotatoes nas aulas?
O HotPotatoes pode ser utilizado em qualquer disciplina, permitindo elaborar testes adequados ás dificuldades dos nossos alunos. A título de revisão de conteúdos podemos até pedir aos nossos alunos que criem eles próprios os exercícios para depois os aplicarem aos colegas.
Clique na imagem abaixo para seguir o link para um excelente guião de utilização do HotPotatoes elaborado por João Carlos Antunes do Centro de Competência da Beira Interior.


Share/Save/Bookmark

Sem comentários: