segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Fotografia

Hoje decidi abordar várias ferramentas para fotografia. O Picnik e o FotoFlexer são dois óptimos editores de imagem online, bastando fazer o upload das nossas imagens e modificá-las como quisermos, não sendo sequer necessário efectuar um registo prévio nos sites. Se no entanto, preferirem trabalharem offline e terem um programa no vosso computador, então o Gimp é, provavelmente, um dos melhores programas grátis de edição de fotografia disponíveis. Qualquer um destes sites tem à disposição do utilizador uma boa variedade de ferramentas de edição de fotografias, sendo depois possível guardar as alterações feitas no nosso computador ou directamente nos sites de fotografia online, como Flickr, Photobucket, etc.
Com toda a problemática em torno dos direitos de autor é sempre mais seguro fazer a pesquisa de fotografias que necessitamos em sites que cumprem os requisitos dos Creative Commons. Os sites Compfight e Photl têm à nossa disposição inúmeras fotografias que podem ser utilizadas livremente, de qualquer maneira convem sempre verificar o tipo de licença da fotografia que queremos utilizar.

Como utilizar estas ferramentas nas aulas?
Sempre que os nossos alunos trabalharem com imagens poderão alterá-las da forma como acharem melhor e se efectuarem as pesquisas de imagens nos sites mencionados acima verão que será mais benéfico e mais seguro, do que, pura e simplesmente, fazer uma procura de imagens através do Google, ou de qualquer outro motor de pesquisa.
Além de que, agora que já sabemos onde pesquisar, onde editar e onde colocar fotografias online, podemos aproveitar e pedir aos nossos alunos para participarem num concurso de fotografia. Nem precisam de enviar as fotos basta que adaptemos o concurso e o apliquemos apenas ás nossas turmas e publiquemos o vencedor no nosso website/blog.
Abaixo encontram um exemplo de uma foto retirada do Flickr e alterada através do Picnik.





Share/Save/Bookmark

Sem comentários: