sábado, 19 de junho de 2010

Mindmaps - Think & Bubbl.us

Think e Bubbl.us são duas ferramentas que nos permitem criar mapas mentais. Seleccionei estas duas não por serem as mais completas, mas sim por serem as mais simples que já experimentei. Ambas requerem registo, embora seja de realçar que Bubbl.us permite-nos elaborar o mapa sem registo, mas para o podermos embeber será necessário ter conta. Apenas podemos inserir texto no mapa e efectuar edições no que diz respeito à cor dos nódulos e do fundo. Qualquer uma delas permite-nos exportar o mapa criado como imagem.

Como usar Think e Bubb.us nas aulas?
Como já o referi estas duas ferramentas são muito simples, para a criação de mapas mentais mais complexos, com a possibilidade de inserção de hiperligações, imagens, vídeos e documentos a nossa melhor aposta será o Mindomo. Contudo, por vezes, o simples é a único elemento que precisamos. É nessa altura que ferramentas como Think e Bubbl.us são uma mais valia para qualquer docente. Com elas podemos:
- apresentar qualquer tipo de estrutura hirárquica;
- rever ou apresentar vocabulário;
- pedir aos alunos para criarem exercícios de expansão de frases;
- explorar relações - causa/efeito, consequências e sequência temporal;
- é também uma óptima maneira para os alunos organizarem dados sobre tópicos abordados em aula.

Abaixo coloquei dois exemplos muito simples. Acedam, experimentem e decidam da sua utilidade para as vossas aulas.

Share/Save/Bookmark

1 comentário:

Mrs. Tenkely disse...

I agree with you, these are two of the easiest mind mapping tools to jump in and use. My students generally gravitate toward bubb.us