terça-feira, 8 de junho de 2010

Test Creators - SquidQuiz and Testmoz


SquidQuiz e Testmoz são mais duas ferramentas que nos permitem criar testes online. São ambas muito fáceis de utilizar. A primeira faz parte do site Squido, é extremamente simples, mas será necessário efectuar registo e apenas nos permite criar questionários com 10 questões de escolha múltipla.  Testmoz, por seu lado, embora igualmente simples, oferece-nos mais opções. Não requer qualquer registo e podemos criar testes com 4 tipos de questões: resposta múltipla, escolha múltipla, verdadeiro ou falso e preenchimento de espaços em branco. De momento não há limite para o número de questões que se pode introduzir e podemos inclusive personalizar o nosso teste adicionando um pequeno texto no início e no fim do mesmo, bem como seleccionando o que será visível a quem realizar o teste e  optando por proteger o acesso ao teste com uma password ou não. Os resultados dos testes podem ser consultados e exportados a qualquer altura. Infelizmente nenhuma destas ferramentas permite que se coloque os testes criados directamente no nosso site/blog, mas facilmente partilhamos a sua URL com os outros.
Como usar SquidQuiz e Testmoz nas aulas?
Estas são duas ferramentas que certamente nos ajudarão a poupar tempo na criação de actividades para as nossas aulas. Através delas poderemos:
- criar testes para alunos em específico;
- a título de revisão de conteúdos, pedir aos nossos alunos que criem eles próprios os exercícios para depois os aplicarem aos colegas;
 - rever a matéria e colmatar dúvidas;
- elaborar testes com uma vertente mais lúdica e organizar um pequeno concurso em aula, ganhando o grupo ou elemento da turma que acertasse em mais perguntas;
-complementar os tópicos abordados em aulas com actividades extra (exercícios de vocabulário, gramática, etc), tendo a possibilidade de, ao restringir o acesso ao teste a apenas os nossos alunos, facilmente controlar os resultados obtidos por eles.

Abaixo coloquei screenshots do SquidQuiz e do Testmoz. Acedam e experimentem. 

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

Mrs. Tenkely disse...

The ability to export test results makes it a winner in my book! A caution for teachers using online test taking in a lab setting, make sure that auto-fill is turned off in your internet browsers, otherwise students who take the test after the first test taker can get the previous answers. I learned that the hard way ;)

Alex Francisco disse...

:) Cheers Kelly. If you hadn't called my attention I wouldn't even remember the auto-fill setting. Thank you! ;)