sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Energy Quest Room

Energy Quest Room disponibiliza uma série de recursos sobre educação ambiental. Transmitindo a informação de forma apelativa e mantendo um excelente nível de qualidade, no que diz respeito à informação apresentada, aos links seleccionados e aos recursos disponibilizados. O site é muito "user friendly", sendo por isso facilmente navegável. Para utilizar os recursos basta aceder. Existe inclusive um secção dedicada a professores com sugestões e planos de aula.

Como usar Energy Quest Room nas aulas?
Este site poderá ser um excelente recurso se pretendermos organizar uma webquest sobre energia e sustentabilidade. Quando abordamos o tema "environmnent" podemos estipular tarefas tendo por base as informações do site. Podemos também pedir aos nossos alunos que, em grupo, seleccionem um dos tópicos apresentados no site e que criem uma apresentação do que consideram ser  os aspectos mais importantes a transmitir aos colegas. Nesta tarefa poderiam usar ferramentas com GoAnimate ou Prezi.

Abaixo coloquei um screenshot do Energy Quest Room. Explorem.



Share/Save/Bookmark

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Copyrightfriendly

Copyrightfriendly é um wiki que pretende ajudar-nos a encontrar sons e imagens passíveis de serem utilizados nos nossos blogs, wikis, websites e etc, sem que nos tenhamos de preocupar com direitos de autor. Para isso, este wiki agrega uma série de links para locais na web que disponibilizam material que podemos usar sem ser necessário requerer permissão. Contudo, é de realçar que devemos sempre citar as nossas fontes.

Como usar Copyrightfriendly nas aulas?
Se há algo que os meus alunos têm dificuldade em fazer é citar as suas fontes. Em geral, acabam sempre por se esquecer ou então citam-nas de forma errada. Ainda têm dificuldade em perceber que o facto de estar online não é sinónimo de "posso usar". Através do Copyrightfriendly é possível guiá-los nas suas pesquisas de material  para usarem online, procurando limitá-las ao que pertence aos "Creative Commons". Podemos explorar o wiki com eles, deixando-os seleccionar os links que mais lhes agradam, tentando consciêncializá-los da importância de citarmos as nossas fontes. Podemos inclusive aproveitar para mostrar-lhes a seguinte apresentação que explica como funciona os "Creative Commons".

Abaixo coloquei um screenshot do Copyrightfriendly. Explorem.


Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

60 Second Recap / Lit Charts

60 Second Recap e Lit Charts são guias de literatura. Dão-nos a oportunidade de, rapidamente, abordarmos o tema, os símbolos, a trama e as personagens de uma obra literária. Providenciando também uma breve biografia do autor e informações sobre aspectos culturais retratados na obra. Qualquer um deles fará as delícias tanto dos alunos como dos professores.
60 Second Recap apresenta-nos a informação, sobre cada obra, em vários vídeos de 60 segundos, através dos quais, Jenny, a nossa apresentadora energética, nos esclarece e aponta os aspectos mais importantes da obra. Podemos aceder livremente, sendo-nos permitido, após registo,  partilhar os nossos próprios "60 second recaps" sobre qualquer uma das obras. Uma vez que o site ainda é novo a sua colecção não é extensa, mas todas as semanas é adicionada uma nova obra e podemos, inclusive, enviar pedidos para abordarem uma obra em específico.
Lit Charts, por seu lado disponibiliza guias que focam os aspectos mais importantes da obra. Podemos lê-los online ou  fazer o download dos mesmos em formato PDF, sem que seja necessário registarmo-nos. Podemos ainda optar por adquirir uma aplicação, por cerca de 0,75 cêntimos, que nos permite visualizar o ficheiro directamente num iPhone.

Como usar 60 Second Recap e Lit Charts nas aulas?
Estas duas ferramentas, usadas em conjunto, são uma espécie de "dream come true" para qualquer aluno de línguas, pois permitem que facilmente se compreenda uma obra. É óbvio que não substituem a sua leitura, mas facilitam imenso a compreensão da mesma. São sem dúvida também uma forma de nós, professores, vermos a obra que vamos abordar em aula, dividida nos seus aspectos mais importantes, facilitando assim a preparação de actividades sobre a mesma.
Um dos aspectos que me agrada no 60 Second Recap é a possibilidade dos alunos também poderem partilhar os seus próprios resumos e opiniões. Seria óptimo se após a leitura da obra lhes pedíssemos para criarem esse tipo de vídeos. Mesmo que não os coloquemos no 60 Second Recap, podemos partilhá-los com outras turmas e usá-los como base de debate sobre a obra. 

Abaixo, a título de exemplo, coloquei screenshots que vos darão acesso à obra Animal Farm de George Orwell. Acedam e comparem a abordagem feita pelo 60 Second Recap e pelo Lit Charts.

(60 Second Recap, via Instructify)

Share/Save/Bookmark

terça-feira, 10 de novembro de 2009

YouScrobble

YouScrobble é uma ferramenta online que nos permite fazer o download legal de músicas, usando como fonte os sites Last.fm e  YouTube. Dispomos de 5 downloads diários, se não efectuarmos registo e 15 se nos registarmos. Todo o processo é muito simples, basta aceder, seleccionar a música que queremos e depois clicar no botão  "Download". O site tende, por vezes, a ser um pouco lento, mas nada que um pouco de paciência não ultrapasse.

Como usar YouScrobble nas aulas?
Esta é uma forma muito simples de fazer o download de músicas que queremos usar em aula. Podemos criar ficheiros temáticos com diferentes tipos de música ou simplesmente usar o YouScrobble para aumentar de forma legal a nossa própria biblioteca de músicas.

Abaixo coloquei um screenshot do YouScrobble. Tem um aspecto muito semelhante ao próprio Youtube. Cliquem na imagem para aceder.



Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Typo Generator

Typo Generator é fruto de um projecto desenvolvido por Katharina Nussbaumer. O Typo Generator cria uma espécie de póster, onde há uma mistura do texto introduzido, com imagens aleatórias. O propósito não é tanto criar um póster "normal", mas sim uma mescla de texto com imagem que, embora não seja sempre legível, será sempre um pouco como uma obra de arte abstracta, criada a partir do nosso texto.
Para utilizar o Typo Generator basta aceder, introduzir o nosso texto e clicar em "Generate". Se não gostarmos do poster criado podemos alterar a cor, o fundo, o tipo de letra e voltar a clicar em "Generate". É possível repetir este processo as vezes que quisermos até estarmos satisfeitos com o resultado apresentado.

Como usar Typo Generator nas aulas?
Esta é uma ferramenta que poderá ser utilizada para criar pósteres personalizados para um projecto/trabalho escolar. Poderá também ser usada para apresentarmos vocabulário ou mesmo criar uma espécie de "guessing game", onde o aluno teria de, a partir das palavras visualizadas, adivinhar o tópico da aula ou inseri-las num tema já abordado em aula (hobbies, clothes, environment, etc).

Abaixo coloquei, a título de exemplo, algumas imagens criadas no Typo Generator. Introduzi a palavra ZarcoEnglish.
 
 
 


Share/Save/Bookmark

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Blabbelon

Blabbelon é uma nova ferramenta que nos permite falar com várias pessoas ao mesmo tempo, sem que seja necessário fazer download e instalação de qualquer software. É grátis e completamente privado, já que, nós decidimos quem queremos adicionar à conversa.
Antes de podermos usar o Blabbelon há que nos registarmos, depois para iniciarmos uma conversa (uma "Blab") será necessário seleccionar o botão que queremos que nos permita falar e, em seguida, adicionar os contactos das pessoas com quem queremos conversar ou então simplesmente enviar-lhes a URL da nossa "blab". Não há qualquer limite para o número de pessoas que se pode adicionar e para falar,com elas, um pouco à semelhança de um "walkie-Talkie", basta clicar no botão que seleccionamos previamente.
Ao usar o Blabbelon podemos comunicar com os outros enquanto fazemos outras coisas: navegar na net, escrever um e-mail, jogar ou mesmo trabalhar num documento, bastando para isso que nos mantenhamos online.

Como usar Blabbelon nas aulas?
Esta ferramenta é extremamente simples e, como nos permite estar noutras aplicações enquanto conversamos, poderá ser utilizada pelos nossos alunos quando estiverem a desenvolver um trabalho de grupo ou simplesmente para estudarem juntos, podendo rapidamente esclarecer dúvidas. Para nós, professores também será de grande utilidade, pois podemos, por exemplo, estar a trabalhar em coisas diferentes e manter contacto com os nossos colegas que nos podem ajudar, caso precisemos.

Abaixo coloquei um screenshot do Blabbelon. Experimentem.


Share/Save/Bookmark

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Geocube

Geocube é fruto de uma iniciativa Europeia e foi desenvolvido por HERODOT (European Network for Geography in Higher Education). Geocube permite-nos aceder a um cubo que explora 54 tópicos relacionados com a vida no nosso planeta, abordando desde a população ao ambiente. Os tópicos individuais estão agrupados por temas gerais em cada uma das faces do cubo. Não é necessário qualquer registo e o cubo é facilmente manipulado pelo utilizador. Um dos aspectos, que, certamente, será de uma mais valia, é a possibilidade de podermos fazer o download, em formato PDF, do conteúdo de qualquer um dos tópicos abordados.

Como usar Geocube nas aulas?
Embora provavelmente a disciplina de Geografia seja a que mais beneficia do Geocube, este pode ser também utilizado nas aulas de Inglês e de Área Projecto. Quando abordamos, por exemplo, o tema ambiente podemos pedir aos nossos alunos que explorem o cubo e nos apresentem o que encontraram de útil. Ou então podemos simplesmente explorar o vocabulário e as imagens apresentadas e depois pedir-lhes que criem a sua própria apresentação sobre um dos vários tópicos abordados.

Abaixo coloquei um screenshot do Geocube. Experimentem.



Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CompareMy Docs

CompareMyDocs, como o próprio nome indica, permite-nos comparar versões do mesmo documento online. Dos mesmos criadores de TextFlow, o CompareMyDocs, ainda está em versão beta e, por enquanto, funciona melhor com documentos que não contenham tabelas ou imagens, mas julgo que isso será algo que os seus criadores irão melhorar. Não é necessário qualquer registo. Basta aceder e fazer o upload dos documentos (até seis versões) que queremos comparar. O CompareMy Docs rapidamente realça com cores diferentes as partes do texto que diferem de versão para versão. Depois podemos seleccionar as alterações que queremos fazer e exportar o documento final. Note-se que nada fica guardado no servidor do CompareMyDocs, por isso a comparação terá de ser feita numa única sessão ou então será necessário voltar a fazer o upload dos documentos.

Como usar CompareMyDocs nas aulas?
Porque não pedir aos nossos alunos que reescrevam um texto, usando, tanto quanto possível, as suas próprias palavras e depois utilizar o CompareMyDocs para realçar o que foi efectivamente mudado. Podemos inclusive mostrar-lhes todo o processo de comparação através de um quadro interactivo. Será um bom exercício para consciencializá-los do quanto eles parafraseiam um texto. Podemos até aproveitar para rever/introduzir os conceitos de plágio e direitos de autor. Podemos também simplesmente comparar versões dos trabalhos dos nossos alunos que, não raras vezes, nos entregam trabalhos pertencentes a alunos de anos anteriores ou mesmo de colegas de outras turmas. :)

Abaixo coloquei um pequeno screencast sobre o CompareMyDocs.



Share/Save/Bookmark

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Microfiction

Flickr Six Word Story e Five Card Flickr Story tentam fazer jus ao desafio, em tempos, proposto a Hernest Hemingway: criar uma história completa em apenas 6 palavras. Os tempos são outros e, como tudo o resto à nossa volta, as "six word stories" também se adaptaram às novas tecnologias. :) O Flickr Six Word Stories é um projecto desenvolvido por um grupo do Flickr que, mantendo a tradição de contar uma história em 6 palavras, requer que se adicione uma fotografia que a represente. Qualquer um de nós pode aceder e consultar as histórias, mas para contribuir para o grupo será necessário se inscrever no mesmo. O Five Card Flickr Story, por seu lado, vai ao encontro do proposto pelo Tell a Story in Five Frames, mas leva o desafio um pouco mais longe já que as fotografias que usamos na história, são seleccionadas aleatoriamente de entre um grupo de fotografias apresentadas. Depois temos ainda a possibilidade de escrever uma pequena história à volta do que aparece retratado nas fotografias. Depois de terminada podemos partilhar a nossa história online ou imprimi-la.

Como usar Flickr Six Word Story e Five Card Flickr  Story nas aulas?
A grande maioria dos alunos não gosta de escrever, seja lá em que língua for. :) Certamente que as "Six Word Stories" são uma oportunidade óptima para pô-los a pensar, a usar a imaginação e a escrever. Mesmo que não se utilize os próprios Flickr Six Word Story ou o Five Card Flickr Story, podemos utilizar a ideia e pedir-lhes para desempenharem essa tarefa, sem sequer ser necessário qualquer menção aos sites.

Abaixo coloquei screenshots de histórias criadas no Flickr Six Word Story e no Five Card Flickr Story. Cliquem sobre as imagens para aceder. Adicionei também um vídeo que retrata a tal utilização da ideia das "six word stories" sem se recorrer a estas ferramentas.




Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Tomorrow Mural

Tomorrow Mural foi criado pela Intel Corporation, que disponibilizou um local que qualquer um de nós pode aceder, dar azo à imaginação e partilhar as nossas aspirações, os nossos desejos, e as nossas previsões para o futuro. Após registo, podemos optar por apenas inserir texto ou fazer o upload de fotografias. Para simplesmente consultar e votar nos "posts" que gostamos não é necessário qualquer registo. É possível consultar os "posts" do mural por país, por tema, por data ou por popularidade. 

Como usar Tomorrow Mural nas aulas?
Uma vez que o Tomorrow Mural pretende que partilhemos o que sentimos em relação ao futuro, porque não consciencializar os nossos alunos das aspirações, previsões e temores dos outros, para que também eles partilhem o que esperam do futuro. Podemos inclusive, pedir-lhes que, a pares, seleccionem 3 coisas com que concordem e outras 3 de que discordem e que apresentem argumentos para a sua escolha. Seria interessante ver as escolhas de cada par.

Abaixo coloquei um screenshot da minha contribuição para o Tomorrow Mural. Acedam e participem também.

(Via Paul Mountjoy, a fellow Webhead)

Share/Save/Bookmark