terça-feira, 3 de novembro de 2009

Microfiction

Flickr Six Word Story e Five Card Flickr Story tentam fazer jus ao desafio, em tempos, proposto a Hernest Hemingway: criar uma história completa em apenas 6 palavras. Os tempos são outros e, como tudo o resto à nossa volta, as "six word stories" também se adaptaram às novas tecnologias. :) O Flickr Six Word Stories é um projecto desenvolvido por um grupo do Flickr que, mantendo a tradição de contar uma história em 6 palavras, requer que se adicione uma fotografia que a represente. Qualquer um de nós pode aceder e consultar as histórias, mas para contribuir para o grupo será necessário se inscrever no mesmo. O Five Card Flickr Story, por seu lado, vai ao encontro do proposto pelo Tell a Story in Five Frames, mas leva o desafio um pouco mais longe já que as fotografias que usamos na história, são seleccionadas aleatoriamente de entre um grupo de fotografias apresentadas. Depois temos ainda a possibilidade de escrever uma pequena história à volta do que aparece retratado nas fotografias. Depois de terminada podemos partilhar a nossa história online ou imprimi-la.

Como usar Flickr Six Word Story e Five Card Flickr  Story nas aulas?
A grande maioria dos alunos não gosta de escrever, seja lá em que língua for. :) Certamente que as "Six Word Stories" são uma oportunidade óptima para pô-los a pensar, a usar a imaginação e a escrever. Mesmo que não se utilize os próprios Flickr Six Word Story ou o Five Card Flickr Story, podemos utilizar a ideia e pedir-lhes para desempenharem essa tarefa, sem sequer ser necessário qualquer menção aos sites.

Abaixo coloquei screenshots de histórias criadas no Flickr Six Word Story e no Five Card Flickr Story. Cliquem sobre as imagens para aceder. Adicionei também um vídeo que retrata a tal utilização da ideia das "six word stories" sem se recorrer a estas ferramentas.




Share/Save/Bookmark

Sem comentários: