quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Zunal.net / Zunal.com

Zunal.net e Zunal.com oferecem uma série ferramentas grátis que farão as delícias de qualquer docente, já que facilmente nos permitem publicar conteúdo online. Ambas requerem registo, mas é simples e vale bem a pena perder 5 minutos do nosso tempo para o fazer.
Zunal.net possibilita-nos a criação de websites, sem que seja necessário qualquer conhecimento de programação. Sendo todo processo guiado por vários tutoriais, tornando-se assim extremamente fácil adicionar o nosso conteúdo. Não há limite para o número de sites que podemos criar e uma das características que me agrada no Zunal.net é a possibilidade de tornar privado qualquer uma das páginas individuais criadas, limitando-se assim quem as pode aceder.
Zunal.com, por seu lado, abre-nos a porta ao mundo das webquests e dos e-portfolios. À semelhança do Zunal.net temos à nossa disposição uma série de tutoriais, que facilitam imenso o processo de criação e publicação de conteúdo. As webquests e e.portfolios criados são alojados no próprio Zunal.com, sendo possível efectuar pesquisas para encontrarmos webquests sobre tópicos em específico. Está também disponível um forúm onde podemos colocar as nossas dúvidas e trocar impressões com os outros utilizadores do Zunal.com.

Como usar Zunal.net e Zunal.com nas aulas?
Qualquer docente interessado em criar websites, webquests e e-portfolios encontrará nestas duas ferramentas um óptimo local para começar. Para além disso os alunos também podem aceder e criar, eles próprios o conteúdo, por isso porque não incumbi-los de criarem e-portfolios e websites temáticos sobre os temas abordados em aula? Podemos inclusive pedir-lhes que, em grupo, criem as suas próprias webquests.

Abaixo coloquei screenshots. Cliquem para aceder e explorar o que Zunal.net e Zunal.com têm para nos oferecer.

 


Share/Save/Bookmark

Sem comentários: