quarta-feira, 11 de novembro de 2009

60 Second Recap / Lit Charts

60 Second Recap e Lit Charts são guias de literatura. Dão-nos a oportunidade de, rapidamente, abordarmos o tema, os símbolos, a trama e as personagens de uma obra literária. Providenciando também uma breve biografia do autor e informações sobre aspectos culturais retratados na obra. Qualquer um deles fará as delícias tanto dos alunos como dos professores.
60 Second Recap apresenta-nos a informação, sobre cada obra, em vários vídeos de 60 segundos, através dos quais, Jenny, a nossa apresentadora energética, nos esclarece e aponta os aspectos mais importantes da obra. Podemos aceder livremente, sendo-nos permitido, após registo,  partilhar os nossos próprios "60 second recaps" sobre qualquer uma das obras. Uma vez que o site ainda é novo a sua colecção não é extensa, mas todas as semanas é adicionada uma nova obra e podemos, inclusive, enviar pedidos para abordarem uma obra em específico.
Lit Charts, por seu lado disponibiliza guias que focam os aspectos mais importantes da obra. Podemos lê-los online ou  fazer o download dos mesmos em formato PDF, sem que seja necessário registarmo-nos. Podemos ainda optar por adquirir uma aplicação, por cerca de 0,75 cêntimos, que nos permite visualizar o ficheiro directamente num iPhone.

Como usar 60 Second Recap e Lit Charts nas aulas?
Estas duas ferramentas, usadas em conjunto, são uma espécie de "dream come true" para qualquer aluno de línguas, pois permitem que facilmente se compreenda uma obra. É óbvio que não substituem a sua leitura, mas facilitam imenso a compreensão da mesma. São sem dúvida também uma forma de nós, professores, vermos a obra que vamos abordar em aula, dividida nos seus aspectos mais importantes, facilitando assim a preparação de actividades sobre a mesma.
Um dos aspectos que me agrada no 60 Second Recap é a possibilidade dos alunos também poderem partilhar os seus próprios resumos e opiniões. Seria óptimo se após a leitura da obra lhes pedíssemos para criarem esse tipo de vídeos. Mesmo que não os coloquemos no 60 Second Recap, podemos partilhá-los com outras turmas e usá-los como base de debate sobre a obra. 

Abaixo, a título de exemplo, coloquei screenshots que vos darão acesso à obra Animal Farm de George Orwell. Acedam e comparem a abordagem feita pelo 60 Second Recap e pelo Lit Charts.

(60 Second Recap, via Instructify)

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

paola_ disse...

I guess reading this blog is not so difficult for me because I'm Italian... Aren't Italian and Portuguese "cousins"? =)
I'm writing just to say that I find it very interesting and useful, just go on this way!
Thank you
Paola

Alex Francisco disse...

Hi there Cousin Paola! ;)
Glad you dropped by.
It makes me very happy that you find it useful. :)
As far as the language goes, you might want to consider using the google translator widget I placed here and read in Italian instead. Although I really wouldn't stand by the translation you sometimes get, but it's good enough to get the gist of the post. :)
Thank you for your kind words.
Alex